O NexPhone é um smartphone que pode correr Android, Linux, ou até mesmo Windows.
A Nex Computer apresentou o NexPhone, um smartphone que aposta num conceito idêntico ao que se tem nos PC, em que os utilizadores ficam livres de poder escolher e instalar o sistema que desejarem. O dispositivo corre Android 16, mas também consegue arrancar Linux (Debian) e Windows 11, permitindo usar o telemóvel como único dispositivo de computação, seja em mobilidade ou substituindo um desktop quando ligado a um ecrã externo, rato e teclado.
O truque está no NexOS, um sistema personalizado que integra o Linux como uma app dentro do Android, acessível a qualquer momento. Além disso, é possível arrancar directamente o Windows 11 em versão Arm. A empresa criou até interface especial para o Windows, com mosaicos ao estilo do Windows Phone. E o telemóvel pode ser ligado a um monitor via USB-C para uma experiência de desktop completa.
Em termos de hardware, o NexPhone posiciona-se como um equipamento de gama média. Usa um processador Qualcomm QCM6490, o mesmo do Fairphone 5, acompanhado por 12 GB de RAM, e 256 GB de armazenamento com possibilidade de expansão via microSD. O ecrã é um IPS LCD de 6.58" com resolução FHD+ e taxa de actualização de 120 Hz, protegido por Gorilla Glass 3. O telefone é certificado IP69, inclui uma bateria de 5.000 mAh com carregamento de 18W e suporte para carregamento sem fios. O preço será de 549 dólares, com reservas a partir de um depósito de 199 dólares, e as primeiras entregas estão previstas para o terceiro trimestre de 2026.
Resta saber se o conceito de ter um smartphone com vários sistemas à disposição conseguirá atrair clientes suficientes para garantir a sua viabilidade, ou se se manterá uma curiosidade limitada a um número reduzido de interessados.
2026/01/22
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)