2026/01/27

YouTube pode limitar ajuste de velocidade ao plano premium

O YouTube está a considerar restringir o acesso ao ajuste de velocidade aos clientes pagos do YouTube Premium.

O YouTube esta a fazer testes que podem resultar na transferência de uma das suas funcionalidades mais populares para algo só possível para quem pagar subscrição. Segundo relatos de utilizadores, a plataforma está a experimentar tornar o controlo da velocidade de reprodução exclusivo do YouTube Premium.

A velocidade de reprodução é uma funcionalidade muito utilizada, permitindo acelerar ou abrandar vídeos, sendo algo que - até à data - estava acessível de forma gratuita. Neste teste A/B, os utilizadores são divididos em dois grupos: um mantém acesso total à funcionalidade, enquanto no outro a opção fica bloqueada a não ser que tenham a subscrição Premium.
A experiência foi detectada por um utilizador ao notar comportamentos diferentes em duas contas, o que indica um teste A/B discreto por parte do YouTube. Embora não exista confirmação oficial, a estratégia encaixa na tentativa da empresa de tornar o Premium mais apelativo. Infelizmente, em vez de o fazer por via de funcionalidades acrescidas para quem pagar, agora parece estar a recorrer à táctica mais fácil de pior o serviço para quem não paga.

Inevitavelmente, se isto pode fazer com que algumas pessoas realmente se "fartem" e cedam a pagar a subscrição Premium do YouTube, também é garantido que irá fazer com que parte significativa decida espreitar players alternativos do YouTube, que potencialmente poderão manter esta funcionalidade, a par de outras que não serão nada vantajosas para o YouTube, como suprimir a publicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)