O YouTube parece estar a remover silenciosamente alguns dos maiores canais do chamado "AI slop" da plataforma.
Com a proliferação dos modelos AI de geração de vídeo, vão-se também multiplicando os canais que se dedicam a publicar esses conteúdos por todas as redes. No caso do YouTub, parece estar a sentir-se uma posição mais dura contra conteúdos AI de baixa qualidade - o cahamado AI Slop. Vários canais populares desapareceram recentemente sem explicações.
De acordo com um relatório da Kapwing, um dos maiores exemplos era o canal CuentosFacianantes, dedicado a vídeos AI baseados no Dragon Ball, com quase seis milhões de subscritores e mais de mil milhões de visualizações, e que agora desapareceu sem deixar rasto. Outro canal de grande dimensão, Imperio de Jesus, com números semelhantes, também deixou de estar disponível. A Kapwing identificou ainda pelo menos 16 outros grandes canais do mesmo tipo, com vários milhões de subscritores, que foram apagados ou ficaram sem vídeos.
Estas remoções surgem poucas semanas depois de o CEO do YouTube, Neal Mohan, dizer que a plataforma pretende "reduzir a propagação de conteúdo AI de baixa qualidade". Enquanto se aguarda pela explicação oficial se os canais forem efectivamente removidos pelo YouTube, fica no ar a grande questão sobre: quem decide o que é realmente conteúdo de "baixa qualidade" ou de "qualidade aceitável" para o YouTube - especialmente tendo em conta que o próprio YouTube vai incentivando cada vez mais o uso de AI nos Shorts.
2026/01/29
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Vi desaparecer vários canais AI, muitos de música também, e a ideia que fica? Copyright. Não é nada para aumentar a qualidade da plataforma, é sim para proteger o dinheirinho como é costume.
ResponderEliminar