2026/02/09

Próxima Xbox será mais PC que nunca

Para a próxima geração da Xbox, a Microsoft prepara grandes alterações que a aproximarão de um PC genérico.

A Microsoft prepara-se para dar um passo diferente com a próxima geração da Xbox, ao transformá-la num sistema híbrido que mistura o conceito de consola com um PC. Em vez de um sistema operativo exclusivo de consola, o equipamento deverá correr uma versão especial do Windows 11, arrancando directamente para um interface Xbox em ecrã inteiro, optimizado para o acesso a jogos e utilização em televisores através de gamepads.

Esse interface será o modo padrão, mas os utilizadores poderão sair e aceder ao Windows completo. Na prática, a nova Xbox funcionará como um PC de gaming, com suporte para lojas alternativas, como o Steam, Epic Games Store, e GOG, além de apps Windows. A ideia é juntar flexibilidade com bom desempenho. Esta abordagem representa uma ruptura clara com o modelo fechado que tem definido as consolas durante décadas. O mesmo dispositivo poderá servir tanto para jogar como para uso generalista, incluindo apps do Microsoft 365 como o Word e Excel. Um dos pontos de destaque é que a MS garante que se manterá totalmente compatível com todos os jogos Xbox das gerações anteriores. As equipas do Windows e da Xbox estarão a trabalhar em conjunto, enquanto parceiros de hardware como a ASUS poderão lançar vários modelos a diferentes preços, em vez de uma única consola padrão. Isto coincide com as campanhas da MS a promover que "tudo é uma Xbox".

Do lado do hardware, a AMD já confirmou que a consola usará um novo SoC "Magnus". Os rumores apontam para um APU de grandes dimensões, com núcleos Zen 6 e Zen 6c, um GPU RDNA 5 mais poderoso, até 48 GB de memória GDDR7, um NPU dedicado para tarefas AI. A confirmar-se, será uma das consolas mais ambiciosas alguma vez criadas. Mas, com a actual crise das memórias RAM (a alastrar-se para outros componentes como os SSDs), é provável que esta nova Xbox veja o seu lançamento adiado para uma altura mais favorável.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)