As tecnologias AI de geração de imagem e vídeo são revolucionárias e, neste altura, não há qualquer hipótese de as regular ou abrandar. Dos pequenos vídeos "alucinatórios" passamos a vídeos com qualidade indistinguível da realidade em apenas alguns anos, e estamos agora num ponto em que se torna inevitável que até realizadores consagrados explorem estas capacidades.
O conceituado realizador Jia Zhangke, um dos mais conhecidos na China, fez uma curiosa curta em que aborda esta questão, discutindo com uma versão AI de si mesmo.
the first official AI movie is here and.. its wild
— el.cine (@EHuanglu) February 16, 2026
China’s top director Jia Zhangke was so impressed by Seedance 2.0 that he made a film himself.. in just 3 days
when asked if AI will replace filmmakers, he said cinema has always moved with tech. Digital cameras didn’t kill… pic.twitter.com/SCewQJ332C
Mas, a grande diferença é que com a popularização das tecnologias AI, passa a ser possível que até um pequeno grupo de pessoas consiga fazer filmes que seriam impossíveis de produzir tradicionalmente.
We just made a $200,000,000 AI movie in just one day.
— The Dor Brothers (@thedorbrothers) February 16, 2026
Yes, this is 100% AI. pic.twitter.com/TMotM7rguY
Ou até mesmo um simples curioso que queira materializar algumas das histórias que ficariam escondidas na sua cabeça com poucas probabilidades de serem vistas pelo mundo - como esta ode aos filmes de acção dos anos 80.
I’m a 42 year old former filmmaker. I made this in 3 days with $39 in credits because it was fun to channel the creativity I had in my 20s
— Ryan Lightbourn (@ryanlightbourn) February 17, 2026
It entailed writing, directing, cinematography, art direction, SPFX, editing & sound design
The kids will rock our world with these tools❤️ pic.twitter.com/6mkntjAS0l
Se isto significa que todos os vídeos gerados por AI serão "bons"? Claro que não, da mesma forma que nem todos os filmes tradicionais o são. No entanto, as tecnologias AI vêm eliminar a barreira de apenas um número ultra-limitado de pessoas, que tenha as devidas ligações e financiamento, possam fazer filmes com aspecto que pode rivalizar - ou superar - as produções profissionais.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)