A um dia do final do mês, a Tesla lançou o Update 2026.20.5.1, que vem com o muito aguardado FSD v14 Lite para HW3. De notar que, por agora, é um lançamento bastante limitado, para poucos veículos, com a promessa de que será expandido a mais carros ao longo das próximas semanas.
O FSD v14 Lite para HW3 tem por base o modelo AI que corre no HW4, mas em versão "destilada" que permite o seu funcionamento no hardware antigo bastante mais limitado. Desde já a promessa é a de que proporciona uma experiência de condução (supervisionada) bastante mais confortável e segura, incluindo muitas das opções existentes no modelo completo, como a opção de escolher o tipo de estacionamento no destino (rua, parque de estacionamento, etc.) e o perfil de velocidade independentemente do estilo de condução escolhido.
FSD v14 Lite is now rolling out to AI3 early-access customers. Based on the feedback, will rollout to more customers over the next few weeks.
— Ashok Elluswamy (@aelluswamy) June 29, 2026
This build distills the driving behavior from AI4’s v14 series into both the camera and compute config of AI3. It includes destination…
Mesmo não sendo aquilo que foi vendido e prometido - de que os carros teriam capacidade para condução autónoma total sem supervisão - não deixa de ser um bom gesto para com os clientes, podendo ser o suficiente para que se abstenham de entrar nos processos judiciais que se vão aumentando contra a Tesla. Ainda assim, a chegada tardia desta capacidade mais reduzida do que a que era prometida, não irá certamente evitar que muitos processos sigam para os tribunais.Great FSD v14 lite drive.
— Zack (@BLKMDL3) June 29, 2026
Zero interventions from Century City to the Pacific Palisades.
Such smooth driving, it feels like it has the DNA of v14 on AI4. Lane changes are buttery smooth, and acceleration/braking inputs are very refined. pic.twitter.com/l1OFdvNVPN
Além do mais, até que efectivamente este FSD v14 Lite chegue a todos os Tesla com HW3, temos que tratar este lançamento como mais uma manobra de propaganda daquelas que a Tesla tanto gosta de fazer: tal como fez com a entrega autónoma de um carro a sair da fábrica e ir ter com o cliente, há precisamente um ano. Na altura foi usado como exemplo de que a Tesla tinha resolvido o FSD, mas a realidade é que, desde essa manobra, fez exactamente mais ZERO entregas autónomas.



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)