2026/08/29

Windows 11 prepara controlos de privacidade para apps tradicionais

O Windows 11 vai permitir acesso individualizado à câmara, microfone e localização, app a app.

A Microsoft começou a testar novos controlos de privacidade no Windows 11 que permitem aos utilizadores decidir, de forma individual, quais as app desktop que podem aceder à câmara, ao microfone e à localização precisa. Por agora isto fica disponível para participantes do programa Windows Insider através da versão Experimental Preview Build 26340.9233.

Até agora, estas permissões eram geridas através de definições gerais para todo o sistema, abrangendo todas as apps. Com a nova abordagem, os utilizadores podem consultar e alterar o acesso de cada aplicação separadamente nas definições de Privacidade e Segurança, oferecendo maior transparência sobre quais os programas que estão a solicitar acesso a recursos sensíveis.
Esta alteração faz parte das iniciativas “Windows Baseline Security Mode” e “User Transparency and Consent”. A Microsoft já tinha anunciado no início do ano que pretendia introduzir pedidos explícitos de autorização para acesso a funcionalidades sensíveis, como a câmara e o microfone, reforçando o controlo dos utilizadores sobre os seus dados e a segurança do sistema.

Mesmo com o controlo adicional, fica a recomendação de cautela ao conceder permissões, uma vez que algumas aplicações podem surgir com nomes diferentes ou sem identificação do fabricante. Ainda assim, a mudança aproxima o sistema operativo da experiência encontrada nos smartphones, onde este tipo de controlo das permissões hã muito que são geridas app a app.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)