2026/09/21

Android 17 esconde modos developer das apps

A mais recente versão do Android 17 esconde os modos de developer das apps, beneficiando sistemas como o GrapheneOS.

O Android deu um passo importante que pode ajudar a acabar com os abusos feitos por algumas apps com a suposta justificação da segurança. Nomeadamente, apps bancárias e outras, que se recusam a funcionar se detectarem que o dispositivo tem os modos de debug ou de developer activados.

Ora, não há qualquer correlação directa entra a verdadeira "segurança" e esses modos, e é precisamente por isso que no Android 17 QPR1 esses modos deixam de estar acessíveis às apps. Ou seja, as apps normais não terão a capacidade de determinar se estão a correr num dispositivo com esses modos activados, limitando-se a ter que funcionar normalmente - e a usar os devidos métodos de protecção e segurança, em vez de restrições artificiais sem sentido.
A mudança acaba por beneficiar directa e indirectamente, sistemas como o GrapheneOS, que muitas vezes são penalizados por certas classes de apps que impedem o seu funcionamento com estes modos activados - num dos mais flagrantes exemplos de falta de senso, recusando-se a funcionar num sistema que dá prioridade à segurança e que está actualizado, mas continuando a funcionar em versões antiquadas do Android cheias de vulnerabilidades conhecidas.

Pois bem, poderá não ser a solução total para este tipo de absurdos, mas pelos menos evitará que estas apps pseudo-seguras recusem funcionar com base em modos que nada afectam a verdadeira segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)