2009/09/11

O meu PC 2009 - [Making Of] - Parte 3

Se têm acompanhado a saga da montagem do meu novo computador, eis um momento que não estava planeado.

Eu não sou grande apologista de "mexer no que funciona", preferindo deixar as coisas quietinhas e sossegadas (a não ser que seja inevitável, claro.)

Daí que andava a matutar na tal ideia de eventualmente vir a fazer upgrade para SLI, adicionando outra placa gráfica... caso em que a actual fonte de alimentação se tornaria elemento crítico - já que, mesmo funcionando, estaria certamente perto dos seus limites.

Lembram-se dela? Uma LC Power de 600W, que tem a vantagem de ser inaudível e perfeitamente capaz e recomendada para um sistema "normal":


Mas... quando comparada com uma verdadeira fonte de qualidade... a diferença salta à vista (e ao peso!)
A escolha recaiu sobre a Corsair HX-850W, um fonte substancialmente mais cara mas que oferece o que de melhor se constrói no momento (e por algum motivo vem com uma garantia de 7 anos.)

A fonte terá direito a análise mais aprofundada futuramente, assim como o monitor.
[Update: aqui está o post dedicado à Corsair HX850W]

Assim sendo, já não há qualquer motivo para ter medo de colocar duas Nvidia GTX275 em SLI! ;)


Descobri ainda alguns acessórios que se revelarão úteis na montagem final da máquina:

Sistemas anti-vibração, para aplicar na fonte, ventoinhas, discos, etc, com parafusos de borracha e outros elementos que ajudarão a eliminar/reduzir vibrações e ruído.

Tudo coisas que verão aplicadas e explicadas no próximo post. :)

[O meu PC - Making of]
  • Parte 1 - A montagem inicial
  • Parte 2 - A lista de componentes (e preços) e consumos eléctricos
  • Parte 3 - Alterações não-planeadas
  • Parte 4 - Montagem final
  • Parte 5 - O "Antes e Depois"

23 comentários:

  1. LOLOLOL
    eu bem me keixava q a fonte era baratuxa e tu, pimba, la foste meter uma corsair.
    ao menos ja tens PFC...

    mas OITOCENTOS E CINQUENTA WATTS??
    seu criminoso :D

    ja tens uma UPS de 1KVArs para isso td?

    ResponderEliminar
  2. WOW!!!
    PS: agora já percebi porque andas ás voltas com sistemas de medição e poupança de energia!!
    O que consegues poupar no equipamento da casa, canalizas para esse maquinão, heheheh :P

    Bem... 2x GTX 275! É a loucura total :D
    Não sei porquê, mas SLI/Crossfire nunca me convenceu :/

    Ah, excelente escolha a da fonte!

    ResponderEliminar
  3. @Bint8

    Saber se este PC vai ficar ligado 24/7 ou não, ainda está por definir... vai depender do consumo total quando estiver finalizado.
    Como irá estar associado a um outro PC que fará de NAS, downloader, e mais utilidades... eventualmente não será necessário.
    (Eventualmente, aguentá-lo em "suspend" mode, para poder ser ligado remotamente caso necessário... ou algo do género)

    ResponderEliminar
  4. @Bint8

    (Esqueci-me de responder à questão SLI)
    Eu também não sou grande fã do SLI - prefiro mil vezes ter uma só placa... mas... "não nego à partida uma ciência que desconheço!" ;)

    E assim, vou ver em primeira mão se há realmente vantagens ou não... (os benchmarks na web dizem que sim - em breve confirmarei se sim ou não)
    E seja como for, daqui por 2 anos, qualquer placa "normal" fará mais do que estas 2 juntas hoje! ;)

    ResponderEliminar
  5. suspend?? tens assim tt urgencia em acordar o pc?
    n deve ser mt mais tempo para o tirar de hibernado.

    ResponderEliminar
  6. No meu tempo, a hibernação passava a RAM toda para o disco... com 12GB não estou a ver isso a ser muito rápido! :)

    ResponderEliminar
  7. para q keres os SSD?
    lolol
    pah o meu portatil com 4GB e 5400RMPs demora cerca de 30 seg a hibernar e acordar.

    ResponderEliminar
  8. Em 30 seg tenho o PC a funcionar a partir de um cold boot! :P

    ResponderEliminar
  9. tou a falar do meu portatil com disco de 5400RPMs.
    n faço ideia qt demoras dos teus discos HD/SSD.

    para alem de q de hibernado posso ter TUDO ja aberto.

    n fazes isso de Cold Boot, neh?

    ResponderEliminar
  10. Depois farei as mediçoes, de tempos de arranque, consumos em hibernação/suspensão, etc.

    ResponderEliminar
  11. 30s com SSD para cold boot ? não me parece nada impressionante. Tenta desligar os discos HDD e o dvd para ver se o tempo diminui por curiosidade.

    ResponderEliminar
  12. @Anónimo

    Ainda não estou nessa fase, menos de 30s tinha eu no sistema antigo (com 4 discos em raid 0 :) e usei esse valor como referência. Neste vamos lá ver... (e por enquanto ainda está sem o SSD.)

    ResponderEliminar
  13. Não sei ainda é como vais conseguir tirar partido desse maquinão...

    Acho que não há nenuhum Crysis nem nenhum FarCry a sair para este final de ano.

    ResponderEliminar
  14. @Nasp

    Dar-me-ei por feliz a jogar o CoD: Modern Warfare 2 (mais umas semanas e sai) com tudo no máximo. :)

    ResponderEliminar
  15. Esquecia-me desse.....como pode...

    O Primeiro considero-o o segundo melhor FPS de todos os tempos, vou ter que joga-lo na minha Xbox360.

    ResponderEliminar
  16. A minha única crítica era a de ser demasiado curto (a campanha single-player) - e dizem que este também terá duração semelhante 6-10h - mas depois dará para vingar nas partidas online. :)

    ResponderEliminar
  17. Tu estás a contar que esse PC gaste 500W? Eu não faço ideia de quanto está a gastar ou não. Mas se não passar os 500W não faz sentido teres trocado uma fonte de 600W para uma de 850W pois torna-se bastante ineficiente.

    Devias fazer visitas guiadas ao teu pc!! :D

    ResponderEliminar
  18. Retiro o que disse, estive a ver o gráfico de eficiência da fonte e basicamente a eficiência é quase sempre a mesma. http://www.corsair.com/products/hx850/hx850-efficiency-chart.gif

    ResponderEliminar
  19. Carlos Martins a sua opinião em ordem à Lc Power em comparação com a Corsair é um pouco depreciativa, mas eu tenho uma Arkangel 850W há mais de um ano e é das melhores fontes que tenho tido instaladas nas minhas máquinas, nomeadamente comparadas com Enermax, Chieftec, OCZ e outras, embora estas de muito menor capacidade, e eu era um fã incondicional da Enermax... Não tenho sistemas gráficos SLI porque entendo que desperdiçar dinheiro em plataformas que não utilizo e só por dizer que tenho um sistema de topo, não faz o meu género dado que oriento sempre as minhas configurações de acordo com as minhas necessidades e para o tipo de trabalho que exijo delas, como também não sou jogador, apenas escolho gráficas com qualidade para imagem digital e algum tipo de vídeo já que tudo o resto uma simples gráfica faz, mas em termos de alimentação sou bastante exigente e duas das minhas máquinas têm Lc Power (600 e 850W) e se tiver de comprar outra por avaria de qualquer uma delas, será da mesma marca. Mas isto é a minha simples opinião, contudo, deixo aqui um link de um tester, com a Lc Power Arkangel 850W: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=136689.

    ResponderEliminar
  20. @FG

    Não penso ter falado de forma depreciativa, aliás como disse:
    "...a vantagem de ser inaudível e perfeitamente capaz e recomendada para um sistema "normal".

    Onde "normal" se enquadrará perfeitamente no tipo de pc que dizes utilizar.

    Mas uma coisa é ser uma fonte jeitosa... outra é ser uma topo-de-gama.
    Do género; um Renault Meane é um carro jeitoso e com excelente relação qualidade/preço, mas não pode competir com um Mercedes Classe E. São classes completamente diferentes, e dizer bem de um não implica que o outro seja mau.

    Por algum motivo a minha primeira opção recaiu pela LC Power, e só depois quando considerei o SLI é que optei pela Corsair (que a nível de ripple e eficiência, todos os reviews falavam bem)

    Já fiz umas medições que colocarei num post futuro, sobre as diferenças da eficiência da LC Power / Corsair HX850 - apenas por curiosidade. :)

    ResponderEliminar
  21. @Carlos Martins

    Actualmente tenho 4 máquinas sendo que uma delas é um velhote Pentium 4@2 GHz para testes de hardware, mas nas duas que diariamente utilizo, uma é um P4D@3,2GHz e outra um Pentium Core2Quad 64 bits, sendo que esta última já não se pode considerar uma máquina para um sistema "normal", já que possui dois SO's (Vista 64 bits e W7 Ultimate), com 8GB de memória DC e ambas possuem Lc Power 850W porque não só pela potência e pela margem de manobra que me assegura um upgrade a qualquer momento sem me preocupar com elas, como pela sua extrema fiabilidade já que barulho não me afecta pois trabalhei com sistemas empresariais que faziam barulho q.b. para me habituar ao ruído. Mas estou a pensar fazer um upgrade ao P4D para um i5 ou um i7 e apenas vou ter de me preocupar com a board, mem's e gráfica, pois o resto fica tudo como está a não ser o SO que em vez do Xp passará para um W7. Penso que essa comparação dos automóveis não se aplica muito nas fontes porque desde que uma fonte seja fiável, comporte-se nos parâmetros estabelecidos pela fábrica sem flutuações de voltagens e ligadas a boas UPS's, sejam elas OCZ, Lc Power, Enermax ou Corsair, que diferença fazem? Mas respeito integralmente a sua opinião, claro! Talvez seja o meu "hábito" de dizer que em equipa que ganha não se mexe... ;)

    ResponderEliminar
  22. @FG

    Novamente, não considero ter falado mal de qualquer fonte. Nos meus PCs anteriores sempre usei fontes de marcas desconhecidas (e o meu PC anterior tinha 6 discos rígidos em 2x Raid 0) + uma nVidia 6800T overclocked... e nunca tive problemas com a fonte.

    No entanto, como disse - isso não invalida que hajam fontes de qualidade superior, que são mais caras e têm melhores prestações.

    Agora... se uma qq fonte OEM de 850W serviria? Lógico que sim - quer fosse uma LC Power, ou OEM, ou qualquer outra coisa... (Como eu próprio tenho usado ao longo dos anos.)
    Aliás, até me dou ao "luxo" de usar algumas fontes OEM sem ventoinhas, para que fiquem silenciosas, em PCs em que estão sobredimensionadas (digam o que disserem tenho fontes a trabalhar assim há anos, 24/7! ;)

    Claro que são fontes de 400 ou 500W que estão apenas a debitar menos de 80W (não sou maluco para as puxar sem ventilação)

    Mas tudo isso não invalida os factos; vê a eficiência da tua LC Power 850W e compara com a Corsair.

    Se essas (e outras) características justificam ou não a diferença de preço - isso cada um terá a liberdade de decidir. :)

    (mas com base nas medições que fiz, até irei fazer as contas para ver em quanto tempo se amortiza a diferença de preço face à diferença da eficiência... Sinceramente pensava que fosse haver menos diferença entre elas,,, mas os resultados surpreenderam-me)

    ResponderEliminar

[pub]