2010/04/01

ZON Acaba com Traffic Shaping!

A grande notícia de hoje não é o iPad, mas sim o reconhecimento de respeito pelos seus clientes que a ZON finalmente revelou ter.

Depois de inúmeras e árduas batalhas que temos tido, a ZON acedeu finalmente a clarificar todas as situações e a acabar - de forma imediata - com todos os sistemas de traffic shaping que utilizava de forma encoberta sem o conhecimento dos seus clientes.

Em resultado desta medida, a ZON Netcabo irá divulgar brevemente uma lista discriminada das recomendações de utilização das ligações à internet, onde recomendará - por exemplo - que os downloads mais intensivos sejam realizados durante as horas da madrugada, e que durante o dia aconselha a que não se sature a sua ligação por mais de 1h continuamente. Informações que certamente serão do agrado de todos os clientes, que passam assim a saber com o que podem contar.

A questão do tráfego ilimitado passa também a estar muito mais definida, passando agora a ser de 500GB por mês - mas possibilitando o uso das velhas "happy hours" com o tráfego não contabilizado durante a madrugada.

Por fim, as velocidades: as ligações de 50, 100 e 200Mbits passam a estar garantidas por um teste que poderá ser realizado e verificado pelos clientes de forma regular - e em caso de incumprimento, o valor da factura será proporcionalmente ajustado em função da velocidade real obtida pelo cliente.

Um grande dia para a ZON e os seus clientes!

... Pena que seja só no dia de hoje...

19 comentários:

  1. E um bom 1º de Abril para si também! ;) :)

    ResponderEliminar
  2. Acreditei até a parte em que ajustavam a factura conforme a velocidade! lol

    ResponderEliminar
  3. É "feio" brincar com os "desgraçados" assim.

    ;)

    ResponderEliminar
  4. Um "gajo" neste dia não pode vir visitar os teus blogs a procura de novidades HI-Tech.... e já vão duas Petas!! Só neste blog...!!!!

    ResponderEliminar
  5. Se não se brinca com as coisas sérias, que nos resta? :)

    ResponderEliminar
  6. O que é que vais inventar em termos de Cinema ?

    ResponderEliminar
  7. Por momentos fiquei preocupado... vivo bem com o TS deles embora seja incomodativo, como não compro via P2P n m faz grande diferença, agora trocar ilimitado por 500GB, ja tava aqui a fazer as minhas contas... e a ficar preocupado :P

    Nice prank ;)

    ResponderEliminar
  8. Dos_Passos1/4/10 12:29

    Quando li o post fui logo a uma loja da Zon.

    Ainda me disseram "... e para aproveitar os downloads ilimitados e sem trafic shaping, vamos-lhe instalar a ligação de 1GB por fibra, sem aumentar a sua mensalidade".

    Garanto que a minha mensalidade é actualmente de €34,90.

    ResponderEliminar
  9. Pessoal... isto não é mentira! É verdade!

    Confessa lá Carlos que isto estava agendado para entrar desde ontem, logo não é mentira de 1º de Abril, é de 31 de Março :D

    ResponderEliminar
  10. Eia g'andas mentirosos! :)

    Muito bom pessoal! ;)

    ResponderEliminar
  11. Já recebi um SMS da ZON onde informam sobre estas novidades... e é como o Carlos diz.
    Intrigado com tanta benece (um pobre desconfia sempre) até liguei para a ZON e também confirmaram a informação que deram ao Dos_Passos, se nos dirigirmos apenas hoje a um dos balcões/lojas ZON. Nem sabia que a minha zona já tinha a Fibra!

    O Meo está desgraçado apartir de agora... tem de fazer melhor que isto!

    :-)
    :-)

    ResponderEliminar


  12. Zon... novidades Netcabo, TVCabo e Zon Box
    , fui investigar o comunicado e afinal não é só o Traffic Shapping que tem novidades...

    ResponderEliminar
  13. @Jack
    Eu sei, ouço essa lenga-lenga deles todos os dias... Mas isso não faz com que seja verdade, por muito que o repitam.
    A verdade é que "milagrosamente" as coisas funcionam a partir das 2-3h, e depois deixam de funcionar às 8-9h, dia após dia... devem ser anomalias com horários a cumprir. (Isto na minha zona.)

    ResponderEliminar
  14. Anónimo1/4/10 20:07

    hoje a zon admitiu comigo ao telefone que existia esse estrangulamento na linnha mas que nao é traffic shapping LOL..e esta situaçao deve-se porque andam a mudar a cabelagem toda...que mudam a cabelagem é verdade por onde moro isto andou tudo em obras para a MEO e a ZON

    ResponderEliminar
  15. @ anonimo:
    mudar cablagem o CAROÇO! não tem nada que ver com isso. não falaram em estrangulamento, falaram em gestão da rede. mas nunca em ts. apesar de por definição essa gestão e na pratica se tratar de TS.

    @ carlos
    a coisa verifica-se. zona de loures ta um treta.
    os porcos dão prioridade aos protocolos FTP, http e stream. dizem eles. não me conseguem é explicar a questão horaria.

    ResponderEliminar
  16. Dos_Passos1/4/10 22:22

    Já ouviram falar em Aromatografia, da Kodak ?

    http://tcrn.ch/cALYLU

    ResponderEliminar