2010/09/17

IBC 2010


Graças à Motorola e à Zoom it tive a oportunidade de visitar a IBC 2010 em Amesterdão e ver muito do equipamento que habitualmente se encontra escondido por "trás" daquilo que vemos na TV.


Do equipamento de produção aos sistemas de gestão e distribuição de conteúdos, passando por monitores, set-top boxes, câmaras, 3D, e tudo o mais que puderem imaginar... estava lá!



TV Anywhere e 3D

Duas coisas estavam em grande força na IBC deste ano, a TV Anywhere e o 3D.

O 3D já todos sabemos que está na moda... e considerando que para os operadores é um processo relativamente simples (utiliza a infra-estrutura já instalada e que serve para distribuir canais digitais em HD) percebe-se por que o façam.



Quanto à TV Anywhere, vai de encontro à mudança de hábitos dos espectadores. Se dantes se sentavam em frente a uma TV, agora o mercado dita que seja possível ver os mesmos conteúdos em inúmeros dispositivos: num browser de um computador ou netbook, num smartphone, etc.



Demonstração da Motorola com conteúdos enviados simultaneamente para uma TV, smartphone, portátil e netbook.


A Internet chega à TV

Outras das novidades apresentadas eram as novas funcionalidades que começam a chegar às nossas TVs e que atenuam a fronteira que existe entre a TV e a Internet

Para além de poderem mostrar conteúdos "actualizados" da Internet, a TV passa a ser um gateway bidireccional, através do qual podem partilhar coisas com os vossos amigos, verem o que eles estão a ver, e até falar através de chat com eles, utilizando o telecomando (ver o novo telecomando com teclado qwerty mais abaixo) ou o vosso smartphone como teclado.






Eis o novo teclado da Motorola: "normal" de um lado, teclado qwerty do do outro.



A Motorola tinha igualmente expostos um telecomandos bastante interessantes:


À primeira vista são telecomandos normais... só que... não utilizam pilhas! Graças a um super-condensador, estes comandos podem ser recarregados em poucos segundos, e podem ser utilizados durante várias semanas. (Depois de anos a ouvir falar das vantagens e potencialidades dos super-condensadores, é bom ver uma empresa como a Motorola a utilizá-los para algo tão "indispensável" no dia a dia como é o caso dos tele-comandos  - só me pergunto porque os fabricantes de ratos e teclados sem fios ainda não fizeram o mesmo?)




Estas pequenas caixinhas são "extensores" de rede - para que possam levar as funcionalidades das novas set-top boxes para as restantes TVs da casa. Com modelos que o fazem via PowerLine, cabo coaxial, etc - e utilizando também tecnologia Wireless - sendo que continuamente analisam e utilizam o meio de transmissão mais adequado.


Tecnologia Avançada


Outra área onde a Motorola demonstrava algumas funcionalidades interessantes: desde um sistema que permite mudar de canais digitais sem qualquer "lag". Existiam duas "boxes" lado a lado, uma com e outra sem este sistema, onde se via quanto sofrem os utilizadores das boxes actuais que demoram 1s (ou mais!) segundos de cada vez que querem mudar de ecrã.
(E eu a lembrar-me que em casa tenho uma mastodôntica box da Zon, que faz uma barulheira mesmo quando está desligada, é lenta que doi, e... inaceitável nos dias de hoje - e ainda tenho que pagar para a ter!?!)

E o outro era o que eu entitulei de MP3 para vídeo (não sei como eles não se lembraram deste "título"! :) que é um sistema de compressão avançado, capaz de reduzir o bitrate (leia-se: encaixar mais canais!) mas sem perda aparente da qualidade. O sistema é capaz de detectar as partes da imagem em movimento, ou onde se centra a atenção do espectador, e aplica a compressão de forma adequada nas zonas "que não se está a olhar".

Fiquei impressionado, já que sou altamente susceptível a este tipo de coisas (recuso-me determinantemente a ver aqueles canais de TV que nos oferecem uma "chuva de quadrados pixelizados" sempre que há uma transição ou cena de maior acção!) e tendo um stream original e codificado, lado a lado, as diferenças eram nulas.


Mesa redonda com os "maiorais" da Motorola, que gentilmente se colocaram à disposição para explicar tudo o que fosse necessário.
(Ainda tentei fazer algumas perguntas sobre DRMs e Copyrights, mas como empresa, percebe-se que a Motorola tem que ter as ferramentas para "tudo", sendo depois da responsabilidade dos operadores e donos dos conteúdos decidirem o que fazem com elas: se dão liberdade aos seus clientes/espectadores; ou se as restringem, tratando-nos como "piratas"!)


O Resto da IBC

Claro que havia muito mais, e o que vos trago aqui é apenas um resumo do que encontrei por lá.




Samsung, Barco, Matrox, Autodesk...




ATI, Nvidia, AVID, Akamai...



Camâras? Com muuuita fartura, incluindo alguma RED que não me importava nada de trazer para casa. :)



Estúdios virtuais, capazes de transformar um pano azul ou verde num qualquer cenário, com câmaras móveis ou fixas:





Sim, é a mesma NewTek do Lightwave e dos tempos do Amiga. :)


A Adobe também lá estava... a promover o seu Flash e utilizando o Google Streetview como exemplo....


Petabytes de storage para todos os gostos e medidas? Era por todo o lado: (Era da maneira que nunca mais me chatearia a procurar um NAS! ;)




Sistemas de edição de vídeo de fazer crescer água na boca...



Nos quais se incluiam alguns especializados, como as ferramentas para desportos (aquelas que mostram distâncias e linhas de jogo no futebol televisivo)...


... e cuja demonstração nos relembra que não devemos acreditar em tudo o que vemos. Em poucos segundos os jogadores eram mudados de lugar, alterando completamente a jogada... e de forma imperceptível para a maioria das pessoas! (Com sistemas destes, as polémicas no futebol estão destinadas a aumentar e não a reduzir-se :)


E muito muito mais coisas pelas quais passava, mas não havia tempo para ver detalhadamente (e eram pavilhões inteiros dedicados a outras áreas, como o áudio, distribuição, componentes, etc....





E nem sequer faltou um cocktail patrocinado pela Motorola, para espairecer um pouco de tanto aparato tecnológico. :)






Mas como sempre, deixei o melhor para o fim...


Super Hi-Vision

O que mais me impressionou na IBC foi mesmo o futuro da alta-definição: o Super Hi-Vision, ao vivo e a cores em todo o seu esplendor!

Mas isto hoje é só para vos abrir o apetite, pois o Super Hi-Vision merece um post dedicado só para ele! :)

(update: artigo do Super Hi-Vision publicado.)

1 comentário:

  1. Excelente post amigo Carlos :o))
    A tecnologia usada nos comandos pela Motorola parece EXCELENTE e a cena de eliminar o lag nas boxes tambem sao muito boas noticias! ;o))

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar