2011/01/06

Notícias do Dia [CES Edition]


As notícias continuam a ser dominadass pelas apresentações feitas na CES 2011 em Las Vegas, palco internacional para a electrónica de consumo e todos os gadgets que tanto nos atraem.

As novidades da Microsoft, com ratos multitouch, novos Windows para ARM, nova versão do Surface; portáteis e Tablets e smartphones; a nova Mac App Store; as Smart TVs; OLEDs; runores da chegada iminente do iPad 2; e muito mais.

Podem ficar a saber tudo isto, já a seguir:




Microsoft na CES


Algumas novidades, mas nada verdadeiramente "extraordinário". O update do Windows Phone 7, que trará algumas correcções e o "copy-paste" está agendado para os próximos meses. Na Xbox 360, graças ao Kinect, os vossos avatars poderão imitar os vossos movimentos e expressões faciais, e até falar. Kinnect que já vendeu 8 milhões de unidades nos primeiros 60 dias.

Windows nos ARM

A MS está empenhada em levar o Windows a todos os dispositivos, incluindo os ARM que tanta popularidade têm tido com os smartphones. A MS está empenhada em reescrever o Windows para que este funcione de forma optimizada nos ARM, e com um novo interface no Windows 8 que será - finalmente - orientado para uma experiência "touch-friendly".

E com a intenção da Nvidia e do seu projecto Denver, que aposta na arquitectura ARM para coisas bem mais complexas e que eventualmente poderão subsituir os processadores em desktops, servidores e até supercomputadores... Este poderá ser mesmo o caminho a seguir por "todos".


Touch Mouse da Microsoft

Foi também apresentado o Touch Mouse da Microsoft, um dispositivo multi-toque criado para o Windows 7 e que permite aos utilizadores executarem todas as acções que estão habituados a realizar com um rato, como apontar e clicar, mas que também permite gestos que são efectuados com um, dois ou três dedos para maximizar o uso do sistema operativo Windows 7 criando atalhos simples para as tarefas mais utilizadas


Microsoft Surface V2


A Microsoft não deixou escapar a oportunidade para demonstrar o seu novo Surface. Ao contrário do anterior "caixote", que usava projectores e câmaras IR, o novo Surface assemelha-se a um vulgar ecrã LCD - e sendo feito de um monumental bloco de gorilla glass, capaz de resistir a quedas de garrafas de cerveja de meio metro de altura!

Mais intrigante é o facto deste painel ser capaz de detectar e ler o que lá se pousar. A Microsoft diz que cada pixel é capaz de funcionar como câmara.


Toshiba na CES

Tal como a Samsung, também a Toshiba aproveitou a CES para apresentar alguns novos produtos. Os portáteis multimédia Satellite A660/A665 e Qosmio X500 com os mais recente Intel Quad Core i7, porta Bluetooth 3.0 e tecnologia de conversão 2D para 3D; netbook NB150D multimédia; Tv 3D sem óculos em ecrãs superiores a 40"; Toshiba Music Place – plataforma para download de música; Toshiba Places - plataforma de serviços online da Toshiba agora acessível nos televisores Toshiba.

Estão a ver a tendência, não estão? Cada fabricante a criar a sua própria plataforma de serviços... assassinando por completo tudo aquilo que a internet conseguiu fazer nas últimas décadas: a uniformização.

Por um lado até compreendo que as marcas queiram "agarrar" os seus clientes: quem tiver serviços pagos numa destas plataformas, terá um forte incentivo para se manter lá quando trocar de televisor, etc.
Mas... por outro lado, o efeito poderá ser o oposto: o de ninguém verdadeiramente "investir" nestas coisas, porque sabe que daqui por um ano poderá estar a comprar um sistema de outra marca e irá perder o acesso a essas coisas.

Daí que me pareça muito mais interessante uma qualquer plataforma transversal às próprias marcas, como o Google TV, Apple TV, Netflix ou Hulu (que estão a caminho da Xbox), ou outros...

E sim, a LG também tem a sua plataforma para Smart TVs, como não podia deixar de ser.


LG G-Slate com Honeycomb

Afinal o vídeo que vos mostrei ontem onde se podia ver o interface do Android Honeycomb era apenas um segmento do vídeo de apresentação de um Tablet da LG: o G-Slate.




OLEDs Flexíveis e Transparentes da Samsung






Apple Mac App Store já Disponível

Com a sua "precisão milimétrica", a Apple lança a nova Mac App Store no dia certo para "abafar" um pouco as novidades apresentadas na CES. Com cerca de 1000 Apps já disponíveis, a Apple espera que este "loja de programas" tenha o mesmo sucesso que tem tido na sua congénere para os iPhones, iPads e iPods.

E há que ter cuidado, pois milhares de contas do iTunes roubadas estão a ser vendidas na China (embora ainda não seja certo se são contas roubadas a utilizadores reais, ou contas falsas criadas com informações de cartões e crédito roubados.)


Motorola Atrix Dock
Embora o Motorola Atrix seja um Android que não tem problemas em enfrentar as tarefas mais pesadas com o seu CPU dual core a 1Ghz, a Motorola foi mais além e criou uma "dock" para o Atrix que - no fundo - é um portátil sem "cpu", que recorre ao processador do smartphone para funcionar. (Com a vantagem de ter uma bateria bastante maior.)
Para quem quiser um Tablet verdadeiro, pode espreitar o Motorola Xoom.


Apple proibe Férias de fim de Janeiro até meio de Fevereiro

É sinal evidente que algum grande lançamento estará para chegar: uns falam do iPhone para a rede da Verizon, outros dizem que serão os novos MacBooks.... enquanto outros arriscam a chegada adiantada do iPad 2.
Saberemos dentro de algumas semanas.


Curtas do Dia

2 comentários:

  1. João Sousa6/1/11 18:22

    Touch Mouse: aquilo está-me a lembrar algo… não me recordo agora o quê… uma coisa assim prateada… MagicQualquerCoisa...

    Apple e LiquidMetal: brinquem, brinquem. O Google cada vez mais parece o Skynet e agora arriscamo-nos a ver T-1000s saírem de telemóveis e portáteis. Estamos condenados, preparemos os bunkers enquanto temos tempo.

    ResponderEliminar
  2. O Atrix e qualquer coisa de fabuloso... Para mim e o produto mais revolucionario que ja vi. Basicamente o telemovel funciona como computador quando na dock. E com dual core e 1 GB de RAM esta ao nivel dos netbooks em specs.

    Alem de que ha videos a correr Windows virtual e a trabalhar no Office com ele!!!

    ResponderEliminar