2011/04/15

Análise ao Nexus S


Demorou, mas finalmente recebemos o Android de referência do próprio Google: o Nexus S!

Este modelo poderá ter a vida dificultada, uma vez que se trata de um modelo praticamente equivalente a um Samsung Galaxy S, e que terá que competir com os mais recentes modelos dual-core que começam a chegar ao mercado, como o LG 2X e o Samsung Galaxy S 2.

Mas... vamos lá ver o que este Nexus S tem para oferecer...


Primeiras Impressões


Não há dúvidas que este Nexus S é uma smartphone Android de topo, câmara de 5MP, ecrã de 4" Super AMOLED LCD de 800x480, CPU Cortex A8 a 1Ghz, etc.

As suas novidades relativamente a um Galaxy S, são a inclusão do NFC - uma funcionalidade que poderá vir a ser muito utilizada, mas que de momento... "não serve para nada" - e a parte frontal de formato curvo que lhe dá um aspecto e toque mais orgânico (e também melhor se adapta a quem andar com o smartphone nos bolsos).




O Ecrã


[Secção actualizada]
Embora não seja mencionado na própria página oficial do Google Nexus S os Nexus S europeus não usam um ecrã Super Amoled (sem dúvida devido à produção insuficiente) mas sim um Super LCD. Mesmo assim, e embora tenha uma qualidade aceitável, continua a haver um estranho efeito - talvez do método de anti-aliasing usado - que faz com que a resolução pareça ser inferior ao que é na realidade.

Comparem a imagem abaixo, que mostra bem de perto a diferença entre o ecrã do Nexus S e o do iPhone 4.




Em Funcionamento

Não há muito a dizer nesta área... o Nexus S mexe-se bastante bem, tal como qualquer outro smartphone equivalente que já por cá passou (como o Galaxy S), mas aqui assistido pela mais recente versão do Android (2.3.3), e com a garantia do software não ter sido alterado por nenhum operador ou entidade externa ao Google.

Isso por si só será motivo suficiente para cativar algumas pessoas, e nesse ponto - nenhum outro equipamento pode competir com um smartphone vindo directamente do Google.

Por outro lado, refira-se que mesmo esta versão mais recente do Android não está isenta de falhas. Quando estava a fazer as gravações de vídeo que poderão em baixo, por duas vezes o browser simplesmente deixou de responder aos toques... obrigando-me a repetir a sequência de novo. Era coisa com que já não se deveria ter que lidar num equipamento desta gama.

(Por outro lado, também o NDrive 11 que tinha para testar, recusou pura e simplesmente funcionar no Nexus S - não aguentava mais de 1 minuto sem me atirar de novo para o ecrã principal do Android. Talvez este Nexus S em particular fosse demasiado temperamental.)





Apreciação Final


Considerando as suas características técnicas, que poderiam ter impressionado muita gente em 2010, mas agora perfeitamente banais, o Nexus S não é um telemóvel que me pareça ser indicado para o público em geral.
O seu design é apelativo mas não é suficientemente diferente dos demais; o seu processador é agora "comum"; e o NFC poderá servir para muita coisas, mas por agora não serve para nada.

Ou seja, este é um Android que está perfeitamente vocacionado para quem pretender desenvolver Apps para Android e desejar ter acesso às mais recentes versões do Android lançadas pelo Google - actualizações que nos outros equipamentos podem demorar longos meses até que surjam (se surgirem!)


Google Nexus S


Prós

  • Versão do Android sempre "actualizada"
  • Uso para desenvolvimento (tem tudo o que se possa querer - incluindo o NFC)
  • Design curvilíneo

Contras

  • Características de hardware "medianas"
  • Gravação de video limitada a 720 x 480

4 comentários:

  1. o ecra nao é super amoled...é super lcd

    ResponderEliminar
  2. Fábio Samji Boa analise?? Onde?

    Eu até me troco todo com estas analises...

    Tipo "Em Funcionamento


    Não há muito a dizer nesta área..." Oi não há? Really?

    Um gajo Ve um titulo que começa por analise e leva com um género de uma previewzita superficial.

    Eu acredito que não haja tempo para tudo mas mais vale demorar mais um bocado e sair uma coisa mais detalhada do que uma "analise" ás 3 pancadas e com alguns erros.


    Só os meus 2 cêntimos.

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo
    Eu estava na dúvida sobre se seria um SuperAmoled ou um LCD (que surge mencionado nalguns sites), mas como na página do Google as especificações mencionam apenas Super Amoled, pensei que fosse o caso (a par do tal efeito estranho que parece indicar que não se trata de um padrão de pixeis "normais").

    @Fernando
    Agradeço todo o género de críticas, de preferência que sejam construtivas, para que possa melhorar o que houver a melhorar.
    No entanto, e para todos os efeitos, este Nexus S é - como referi várias vezes - um Galaxy S. Daí que, podes simplesmente dirigir-te à análise que foi feita para ele.

    Se o que procuras é uma descrição de todos os detalhes técnicos, aí o Google é teu amigo, e dar-te-á todos os dados que possas querer. Já disse por várias vezes que prefiro centrar-me no "feeling" que o aparelho transmite, e como se comporta nos tipos de uso que *eu* pessoalmente lhes costumo dar - e que não pretende, nem de longe, ser amostra de *todas* as capacidades que um equipamento tão complexo permite.

    A verdade é que, para muitos efeitos, esta geração "de topo" de smartphones que agora termina acaba por ser "tudo o mesmo", e daí que não haja grandes diferenças entre eles: quer compres um Galaxy S, ou um Nexus S, ou outro com características equivalentes, irás ter uma experiência de utilização muito aproximada em todos eles.

    ... Deixa que cheguem os dual-core, que aí já haverá motivos para procurar diferenças mais detalhadamente (mas depois cair-se-á na mesma coisa: com muitos modelos a terem características praticamente iguais...)

    A análise a este Nexus justificou-se apenas por ter um Android 2.3; mas cujas novidades foram também já abordadas inúmeras vezes aqui no blog... e há muito tempo que já deixaram de ser "novidades"...

    ResponderEliminar
  4. @Carlos, acho que fazes bem em optar por análises "impressionistas" em vez de perder tempo com detalhes técnicos. O modo como tu sentes o aparelho é para mim uma informação mais rica do que uma lista de características técnicas que podem ser apanhadas em qualquer lugar.

    @Fernando, para quem recebe alguma coisa sem pagar nada em troca, és um bocado mal agradecido. A abordagem do Carlos tem sido sempre esta. Se não gostas... não comas. Largar azedume em casa alheia sabe a má-educação. As melhoras.

    ResponderEliminar