A Samsung enviou-nos uma camcorder compacta que promete ser a companheira ideal de todos os que não perdem a oportunidade para se tornarem no Steven Spielberg da família, gravando vídeo Full HD de todos os momentos especiais e demais eventos a que assistem.
Vamos então ver o que esta Samsung Q10 tem para nos oferecer, e se é merecedora de um "escaldão" do Aberto até de Madrugada.
A Samsung Q10
Para quem ainda se lembra das velhas câmaras de vídeo, que para além de custarem uma fortuna obrigavam a uma ida ao ginásio para se ter musculatura capaz de carregar aqueles mastodontes ao ombro, esta Samsung Q10 não poderia estar mais longe desse aspecto imponente de outros tempos.
A Q10 é super compacta, cabendo perfeitamente na palma da mão, e com a vantagem adicional de ser quase totalmente desprovida de botões (novamente, para quem se recordar as muitas dezenas de botões nas velhas câmaras de vídeo... será um alívio!)
Esta câmara apresenta-se com um sensor CMOS anunciado de 5MP - mas que na realidade tem apenas 2.07MP efectivos. Ou seja, tem a resolução necessária para gravar vídeo FullHD, sendo a resolução "dita" superior nas conseguida pela magia da interpolação digital. Não me parece grave, já que quem compra uma camcorder o faz porque quer gravar vídeo; senão optaria por uma câmara fotográfica.
A gravação é efectuada para um cartão SD/SDHC, e feita em formato MPEG H.264 com resoluções de:
- 1920 x 1080 / 50i
- 1280 x 720 / 50p
- 720 x 480 / 50 p
A nível de zoom, podem contar com um zoom óptico de 10x (duplicado por via digital para 20x).
Abrindo-se a tampa lateral temos acesso ao ecrã touch de 2.7" (infelizmente apenas com resolução de apenas 230k pixeis, que deixa um pouco a desejar - seria interessante ter um ecrã que permitisse ter melhor visualização dos conteúdos HD que estavamos a gravar.)
E aqui, deparamo-nos também com uma das particularidades interessantes desta Samsung Q10: o funcionamento ambidexto.
Podemos usar a Q10 com a mão direita ou a mão esquerda, sendo que o interface e a imagem apresentada no ecrã touchscreen se ajustam automaticamente à orientação pretendida.
Podem também "torcer" o ecrã para a frente, e até rebatê-lo contra a câmara, transformando-a num pequeno media player.
É também nesta zona que temos acesso às fichas de conectividade da câmara: USB, HDMI, video composto, e áudio. (O carregamento da câmara é feito via USB - sendo menos uma ficha proprietária com que temos que nos preocupar.)
Na parte inferior temos o encaixe para tripé, e o compartimento de acesso à bateria (autonomia anunciada para 100 minutos) e slot para o cartão SD.
Em funcionamento
A ausência de botões no exterior da máquina é rapidamente explicado assim que abrimos o ecrã e verificamos que tudo é apresentado num interface adequado à utilização por "touch".
As únicas excepções são o botão de abertura/fecho da protecção da lente, e o botão de início/paragem de gravação, e que integra também um controlo semi-rotativo para controlar o zoom.
Como não podia deixar de ser, para além dos habituais menus de configurações (resoluções, etc), podemos encontrar também diversos modos "artísticos" e de "efeitos especiais".
E se alguns serão de utilização bastante duvidosa, outros oferecem funcionalidades como fade-in/out automático, que poderão dar um toque mais profissional às vossas filmagens. Tem também um modo de pausa que permite parar/retomar a gravação e resultando num único clip, facilitando a edição final.
Nota: no vídeo seguinte, alguns dos clips gravados com a Q10 surgem com o "aspect ratio" errado, e o vídeo em "low-light" surge aos saltos - mas isso deveu-se unicamente devido ao programa de edição e encoding. O vídeo capturado foi sempre feito sem problemas (embora com pouco luminosidade tivesse "ruído" quando baste...)
Obviamente, é recomendado que o vejam a 720p... :)
Apreciação Final
Estando habituado ao vídeo gravado por câmaras fotográficas, tenho que dizer que fiquei surpreendido pelos resultados da Q10 logo desde a primeira gravação. Para além da estabilização de imagem dar uma ajuda preciosa, que em muitos casos até nos faz crer ter sido usado um tripé (todos os vídeos mostrados no vídeo da análise foram gravados "à mão").
Para além disso, ao contrário do que acontece em gravações com smartphones, onde o framerate parece variar e o vídeo surge com "saltos", aqui temos um vídeo isento de falhas, e que até me fez pensar se a Samsung não estaria a usar um sensor com global shutter. (Não está... mas comporta-se muito bem)
Para além disso, embora a câmara se tente ajustar automaticamente ao tipo de filmagem que estamos a fazer (na maioria dos casos com inteligência bem conseguida), podemos também controlar manualmente alguns dos parâmetros, como o Equilíbrio de brancos, exposição, Retroiluminação, Focagem manual, etc.
Considerando que esta câmara pode agora ser adquirida por um preço inferior a 200€, penso que se podem desculpar os pequenos detalhes que ficam em falta, e por isso mesmo, a Q10 sai daqui com um:
Samsung Q10
Prós
- Compacta e de utilização ambidextra
- Operação simples
- Qualidade do vídeo
Contras
- Ecrã com resolução reduzida
- Não grava FullHD total (1080p) - apenas 1080i
- Autofocus por vezes é lento a reagir
Carlos, o Chrome parece não gostar do teu blogue...
ResponderEliminarUso o Firefox e o Chrome em diversas máquinas e, invariavelmente, o Chrome é muito lento no AadM, ao contrário do FF. Noutros sites a diferença é mínima...
@António
ResponderEliminarTambém tenho notado lentidão. Mas ainda não tive tempo para fazer um "debug". Suspeito que talvez possam ser os widgets do Facebook, ou do próprio Google+.
Aproveito para chamar a atenção que nas câmaras de video a análise da qualidade de som também é um ponto importante a ser considerado ... porque é aqui que a minha frustração bate fundo. Mesmo em câmaras com full HD, por vezes o som, ai mãezinha, é pior que o da minha Hi8. A possibilidade de captura exterior, ou tipo de micro interno são aspectos a referir na análise do produto.
ResponderEliminar@Alexx
ResponderEliminarTens toda a razão, tinha "planeado" um parágrafo sobre o som, mas que depois acabou por ficar esquecido.
A questão é que, como bem disseste, considero que o som de toda e qualquer camcorder com microfones integrados seja implicitamente "mau".
Ou seja, o maximo que se pode esperar é que seja suficiente, e é também o caso desta Q10.
Vale pelo facto de não ter peças móveis (excepto o zoom), e mesmo esse ser bastante silencioso. Mas... não há milagres. Dá para as filmagens caseiras... mas não será para fazer "filmes" sem depois se perder tempo na pós-produção.
Olá amigo tudo bem?
ResponderEliminarAproveitando que você possui essa Filmadora em mãos
gostaria de fazer algumas perguntas.
Estarei postando um link com um vídeo meu tocando guitarra, gravado com uma câmera digital Samsung Es65, e um refletor de 250w a 2m de distância.
O problema é o seguinte:
1° Meu quarto só tem a iluminação de uma lâmpada Fluorecente, não possui janelas, dai sem o refletor fica com bastante ruido a filmagem, pelo fato da pouca iluminação.
2° Comprei esse Refletor de 250w, porem em algumas partes do vídeo notasse que a luz estoura, chega até a doer as vistas.
O que eu de fato quero saber é se eu comprar essa Filmadora irá melhorar consideravelmente a qualidade dos meu vídeos?
A lampada Fluorecente que tem aqui no quarto clareia bastante, mas mesmo assim fica com ruídos e por isso comprei o refletor, segue ai o vídeo, dai se você acha que da pra melhorar eu compro essa Filmadora, pois vi que na sua filmagem a noite ficou nítida e sem ruido.
Aguardo resposta, forte abraço fica na paz.
http://www.youtube.com/watch?v=W1K3_OAFJtI
Olá amigo tudo bem?
ResponderEliminarAproveitando que você possui essa Filmadora em mãos
gostaria de fazer algumas perguntas.
Estarei postando um link com um vídeo meu tocando guitarra, gravado com uma câmera digital Samsung Es65, e um refletor de 250w a 2m de distância.
O problema é o seguinte:
1° Meu quarto só tem a iluminação de uma lâmpada Fluorecente, não possui janelas, dai sem o refletor fica com bastante ruido a filmagem, pelo fato da pouca iluminação.
2° Comprei esse Refletor de 250w, porem em algumas partes do vídeo notasse que a luz estoura, chega até a doer as vistas.
O que eu de fato quero saber é se eu comprar essa Filmadora irá melhorar consideravelmente a qualidade dos meu vídeos?
A lampada Fluorecente que tem aqui no quarto clareia bastante, mas mesmo assim fica com ruídos e por isso comprei o refletor, segue ai o vídeo, dai se você acha que da pra melhorar eu compro essa Filmadora, pois na vi que na sua filmagem a noite ficou nítida e sem ruido.
Aguardo resposta, forte abraço fica na paz.
http://www.youtube.com/watch?v=W1K3_OAFJtI
O blog está jogado ao esquecimento, fiz uma pergunta domingo, hj é terça e nda de resposta.
ResponderEliminarArnaldo, temos um grupo de discussão mais apropriado para o tipo de pergunta que colocaste.
EliminarAs gravações dependem de inúmeros factores, pelo que se torna difícil dizer um "sim" ou "não" que sirva para todos os casos. Poucas são as câmaras actuais que têm bom comportamento em situções de pouca luz; a não ser no caso de câmaras tipo a Canon 5D e afins; pelo que a solução mais eficaz e económica passará pela existência de uma boa iluminação.
E para isso, o melhor é pesquisar no Google sobre técnicas de iluminação apropriadas para o objectivo pretendido - já que isso é algo que sai do âmbito do blog.