2011/10/15

Críticas ao iOS 5


Finalmente chegou o iOS5 para o iPhone, iPad e iPod Touch, quem vem resolver alguns dos problemas que atormentavam os utilizadores, e adicionar algumas novas vantagens - algumas interessantes, outras nem por isso.

Comecemos por ver os "destaques" seleccionados pela Apple:




Deixem-me começar por dizer que este iOS5 é, sem sombra de dúvidas, uma excelente evolução face aos iOS anteriores - e peço para que mantenham isto bem presente durante todo o artigo que se segue... Pois embora seja bom, não significa que esteja isento de críticas e ou coisas que continuam a chatear-me ou que penso serem merecedoras de mais melhoramentos.




A instalação do iOS5

Comecemos pelo próprio processo de actualização para o iOS5. Um processo que "atascou" os servidores da Apple (e afectou todo o tráfego internet a nível mundial) e que impossibilitou que milhões de utilizadores pudessem fazer uma actualização sem problemas. (Embora daqui para a frente as actualizações possam ser feitas em blocos mais pequenos, transmitidos "over-the-air" e sem necessidade de downloads via iTunes - uma das muitas, e bem desejadas, vantagens deste iOS5).

Os processos de actualização via iTunes costumam ser do mais simples que há: ligar o iPhone, clicar em actualizar, e pronto...
Isso, é o que será suposto acontecer na maioria das vezes... mas infelizmente também já senti na pele o "desepero" de quando as coisas não correm como é suposto: tal como me aconteceu com o caso das fotografias pretas.

Desta vez estava "avisado", no Twitter milhares de pessoas queixavam-se de erros no processo de instalação, que aconselhavam a que alguém com juízo esperasse pelo dia seguinte para se aventurar a fazer o upgrade, com os servidores da Apple já em funcionamento normal.

Juízo?... Isso é coisa que não me assiste... e lá me meti eu a fazer o upgrade em plena "tempestade" de problemas.

Os quase 800MB do update chegaram em poucos minutos, sem problemas, e lá dei início ao processo de actualização. Para minha surpresa, que ia olhando atentamente a janela do Twitter e a ver relatos de problemas, tudo decorreu sem incidentes!

A maior chatice foi que a actualização não me repôs as Apps na posição correcta - coisa que só aconteceu depois de alguns ciclos de sync e restauro das definições - e mais tarde descobri que afinal também tinha ficado sem a lista de contactos (mas em vez de tentar novo restauro - que demorava cerca de 15 minutos - simplesmente optei por dar uso ao Funambol para os recuperar... o que aconteceu em duplicado!)



Felizmente, com o iCloud - outra das novidades do iOS5 - torna-se muito simples fazer a gestão dos contactos via um interface Web todo estiloso, que permite seleccionar múltiplos contatos e eliminá-los sem grandes chatices. (A outra opção seria mandar tudo para o Google, e usar a ferramenta de "de-duplicação"...)


O iOS5

Mas pronto, finalmente tinha o iOS5 pronto a funcionar! Maravilha!

Imediatamente vi uma nova App que atrapalhava o habitual layout que tenho no primeiro ecrã: a newsstand. Uma App para gestão de revistas e jornais da Apple que, quando tentei mandar para uma das pastas de "tralhas a não utilizar mas que não se podem apagar"... não entrava. Pois, é uma App especial que não se pode colocar dentro de uma pasta.


Foi altura de espreitar algumas das novidades mais esperadas:

Podemos aceder à câmara a partir do ecrã bloqueado - embora para isso seja necessário fazer duplo clique no home button. E até usar os botões de volume para tirar fotografias.





Os fãs do browsing têm um novo modo de leitura "Reader" no Safari que reformata um site para uma apresentação mais legível. E não podemos esquecer o iCloud que passa a guarda um backup dos dados do vosso iPhone automaticamente na cloud (podemos escolher que tipo de informações e quais as Apps que desejamos guardar lá ou não). Quando trocarem de iPhone, podem simplesmente fazer login com a vossa conta, e repôr tudo sem necessidade de o ligarem ao iTunes por uma única vez que seja! (YES!!!)


Notificações

Mas... a alteração mais visível é sem dúvida a remodelação total do arcaico sistema de notificações com popups que interrompia tudo o que se pudesse estar a fazer.


O iOS5 traz aos iPhones um centro de notificações ao estilo Android, em que basta puxarmos a barra superior para baixo (e sim, desta vez também funciona em orientação horizontal, ao contrário da barra de "multitasking"), para termos acesso a alguns widgets (como o estado do tempo do local onde estamos, cotações da bolsa, etc) e às notificações. Notificações essas que também são apresentadas com o iPhone bloqueado e que permitem acesso directo à respectiva App se fizermos um "slide to unlock" sobre elas.

Quando se está a fazer alguma coisa, as notificações surgem por alguns instantes no topo do ecrã, e depois desaparecendo com um efeito de rotação 3D.
Por outro lado, depois disso não há qualquer indicação de que tenhamos notificações - não surge qualquer novo indicador na barra de estados normal do iOS. Se quiseremos ver temos que lá ir espreitar...

Penso que teria sido simpático existir uma qualquer forma que chamasse a atenção de que existiam novas notificações por ler...


No geral, este novo sistema está engraçado e funcional (infinitamente melhor do que o que -não- existia anteriormente), embora surja acompanhado de configurações mais complicadas: nalgumas apps é necessário activar as notificações na própria App, e depois "reconfigurá-las" nos settings do iPhone. Ainda nos settings, é possível dizer se queremos que apareçam no novo centro de notificações, ou à moda antiga, e se devem aparecer ou não no lock screen, e quantas querem que apareçam - mas que funciona só nuns sítios e não nos outros.

 Ou seja... é bom para afinar tudo a nosso gosto... mas poderão ser "opções a mais" para quem apreciava a simplicidade do iOS... ufff...


Settings mais Complicados que Nunca

Aliás, se em tempos se podia dizer que os settings de um iOS eram mais simples que os de um Android... esse tempo agora acabou: já que certas opções encontram-se escondidas sob tantas "camadas" de opções, que é uma complicação dar com elas.

Por exemplo: querem gerir o que têm nos backups do iCloud?
Home Screen -> Settings -> iCloud -> Storage & Backup -> Manage Storage -> iPhone 4G Backup (e aí poderão ter que estar a ajustar as definições para centenas de Apps individualmente!)

Mas, enquanto programador sei bem que não há forma de adicionar novas funcionalidades, e com versatilidade, sem adicionar também complexidade a nível das definições...

Por outro lado, agora passa a ser possível ver quanto ocupa cada App (tamanho da App e também o espaço por ela ocupado, caso use caches ou coisas semalhentes - algo que agora com o iCloud irá dar trabalho aos developers, já que deixa de haver forma de uma App manter ficheiros locais permanentes! Ou são ficheiros que vão ocupar espaço na iCloud, ou então são ficheiros que podem ser apagados em caso de falta de espaço no iPhone).


iMessage

Outra das novas coisas é o iMessage.

O iMessage poderá deixar muitos utilizadores à procura de uma nova App, mas tudo se passa nas mesmas "Messages" de onde se enviavam SMS e MMS. A diferença é que agora o iOS5 é capaz de detectar quando o destinatário tem um equipamento compatível, passando o botão das mensagens de verde a azul e o texto na caixa vazia informando se é um "text message" ou "iMessage":




No caso das iMessages, fica-se também a saber se a mensagem (que pode incluir fotos e vídeo) foi entregue e, opcionalmente, se foi lida.
Mais simples não podia ser, e só "peca" por apenas funcionar entre iPhones - o que faz com que seja obrigatório continuar a usar Apps do tipo What's App, para mandar mensagens para outras plataformas.

De qualquer forma, será bem apreciado por quem tiver um daqueles tarifários "roubalheira" em que têm direito a 100 minutos *ou* SMS... E onde cada SMS enviado vos rouba minutos de conversação. Assim, com as iMessages (ou outra App de mensagens), podem mandar mensagens sem problemas desses... desde que tenham um plano de dados, obviamente.



Lembretes

O iOS5 surge também com uma nova App de "lembretes", que faz mais sentido quando utilizado em conjunção com o Siri, mas que não deixa de ser interessante para todos.

Estes lembretes permitem criar tarefas de que queiram ser lembrados, quer por data, quer por localização. Ou seja, podemos criar um lembrete para fazermos algo quando sairmos de casa, ou quando chegarmos ao shopping, etc.

Infelizmente, sofre também de um grave lacuna!

É que essa mesma localização apenas pode ser escolhida entre as moradas existentes nos contactos, ou o local onde estamos!

Pelo que, será obrigatório criar "contactos" para todo o tipo de locais onde se deseje usar este sistema - o que não é lá muito lógico... Se criar um contacto para um "shopping" ou cinema ainda se poderá considerar, não me estou a imaginar criar contactos para jardins, praias, ou outras coisas do género!

Seria assim tão complicado permitir escolher um ponto no mapa para além das moradas nos contactos (que muitas vezes até podem estar em formatos que não são reconhecidos pelo sistema de geolocalização - como as moradas que têm coisas como "3º Esq Frente Direito Trás".)

Esperemos que seja algo que a Apple resolva rapidamente (iOS 5.0.1?).

(Ausente fica também a possibilidade existente no Siri, de se poder criar "relações" entre os contactos: dizendo quem é o pai/mãe/irmão/etc. para permitir dizer: "lembra-me disto quando chegar a casa do meu irmão", ou "liga para a minha mãe"... Mas realmente isso é algo que apenas faz sentido por "voz".)



Find My Friends


A Apple entra no campo do Google Latitude com o Find My Friends (uma App que têm que instalar "à parte", pois não vem de origem com o iOS5). Para quem já usar o Latitude, não haverá grandes novidades... tudo funciona de forma idêntica, permitindo partilhar a localização com amigos, e ver onde eles andam.

Uma das coisas que este Find My Friends tem e que poderá dar jeito, é a possibilidade de criar eventos temporários, onde fiquem visíveis para toda a gente por algum tempo... mas voltarem novamente à "privacidade" no final do evento.

De resto, o aspecto visual da App será de gosto bastante discutível... a imitar couro com as costuras visíveis, pois... é caso para perguntar em que andam eles a pensar!?!

Também um pouco estranho é a forma como se podem atribuir "labels" aos locais onde se está... e que funcionam de forma desconexa do que temos nos contactos. Ou seja, aqui podemos dizer que um amigo está em casa, mesmo que ele esteja no trabalho - enquanto no seu contacto temos as moradas correctas...

Para maior segurança, esta App pede sempre a vossa password... mas uma vez que o iOS mostra uma imagem "cache" enquanto a App está a ser carregada, por vezes podem ver a imagem do mapa/contactos durante breves instantes... antes de surgir o pedido da password.

Este sistema de "aceleração aparente" (de que sou fã e proponente) tem sido alvo de críticas, por - em situações como estas - dar a impressão de que o iOS está a trabalhar "no passado", ou com atrasos. Talvez a Apple devesse permitir que em certos casos, algumas Apps pudessem fazer "override" deste sistema, para que tal não fosse tão aparente... (mas estamos a falar de "preciosismos técnicos para quem, como eu, for "fanático" da micro-optimização ;)


iCloud na Web


Com o iOS5 a fazer a sincronização e os backups para a "cloud", o site iCloud na web está bastante bem conseguido - e em muitos casos funcionando de forma idêntica á que se poderia esperar de um iPhone ou iPad (até as caixas de confirmação imitam os popups azuis do iOS.)

No geral está bastante bom, permitindo aceder ao email, contactos, calendário, documentos, e a opção de encontrar o iPhone (para além de enviar mensagens e permitir bloqueá-lo e apagá-lo remotamente.)

Para mim, a única coisa que sinto falta, seria a possibilidade de ver as fotos que supostamente cá estarão guardadas em backup - mas isso será algo que poderá facilmente ser implementado pela Apple a qualquer momento.


Conclusão

Volto a relembrar que o iOS5 está excelente. E posso confirmar que fiquei surpreendido por ver que, mesmo num 3GS, o iOS5 se mexe perfeitamente - não há motivos para ter medo deste update, pelo contrário.

Dito isto, continuam a existir coisas que me parecem necessárias - ou que, pelo menos, fazem com que o iOS continue a estar atrás da concorrência nalguns aspectos. Melhor dizendo, mais que "necessárias", seriam simplesmente coisas que eu muito gostaria de ver no iOS a curto prazo:


  • Dicionário multilingua
    Para quem escreve frequentemente em português e inglês, muitas vezes com palavras misturadas no meio de uma única frase, seria agradável pode manter dois dicionários activados simultaneamente. Tal como está, podemos alternar entre os dicionários com um simples toque, mas dou por mim a esquecer-me de o fazer, e quando dou por mim, estou a escrever em português com o teclado ainda em inglês, ou vice-versa.
  • Icons dinâmicos das Apps 

    Continua a irritar-me profundamente que a App de metereologia continue a mostra continuamente um Sol, mesmo quando está a chover; e que a App do relógio mostre as 10:15. Seria assim tão difícil actualizar o icon do tempo de X em X horas, e a do relógio de 5 em 5 minutos? Assim como dar essa possibilidade às outras Apps (para quem tem os settings da gestão das notificações tão complicado, não me parece que adicionar uma funcionalidade de icon updating que pudesse ser gerida pelo utilizador fosse piorar a situação...)
  • Abrir o FaceTime e o iMessage a todos

    Não me parece admissível que hoje em dia se continuem a implementar protocolos "privados". A Apple disse que o FaceTime iria ser aberto a todos, mas até hoje... continuamos à espera.
    Embora seja compreensível que uma empresa deseje manter os utilizadores "presos", penso que neste tipo de serviços não se deveriam criar barreiras ou fronteiras deste tipo.
  • Google Maps da Idade da Pedra
    Talvez as relações entre Apple e Google não sejam as melhores... Mas é uma tristeza ver que no iOS5 a App dos mapas continue sem tirar partido dos mais recentes avanços do Google Maps, e seja agora uma versão vergonhosamente pobre face à App do Google Maps para Android, com os seus mapas vectoriais, prédios 3D, etc.
    E nem vamos falar na continuada ausência da navegação turn-by-turn com voz...


Bem, por agora acho que são estas as principais ausências... Talvez com o iOS6 a lista destas minhas reclamações seja menor. ;)

4 comentários:

  1. Os lembretes no 3GS não tem a localização, segundo alguns developers a opção foi retirada na versão final.

    ResponderEliminar
  2. ...só é pena com uma cópia tão descarada da barra de notificações dos Android a apple não ser processada em tribunal, só para provar um pouco so seu veneno. Uma vez que é o que a maça gosta sempre de fazer quando alguém faz algo parecido ou que faz lembrar os seus iprodutos...
    (só um desabafo)!

    ResponderEliminar
  3. Pessoal, será que ninguém vai realmente ir a fundo nessa questão? ou o pessoal ta querendo tapar o sol com a peneira? Porra o IOS 5 é uma maravilha mas tem um mega bug com o app nativo MAPA. ao clicar sobre o ponto azul no mapa ele traz a localização completamente errada, isso não ocorria no IOS 4. Alguém sabe de algo que ainda não sei para amenizar isso?

    ResponderEliminar
  4. sem duvidas o IOS 5 é uma interface muito interessante, juntamente com o IPhone 4S, fica quase inpossivel resistir!
    Mas, por mim, eu nao trocaria um iphone 4S ou um IOS 5 por um Galaxy Nexus e um adroid 4.0!
    Se formos comparar, o IPhone é muito mais caro que o Galaxy Nexus!
    Eu certamente escolheria o android!

    ResponderEliminar