2011/10/01

iPhone 5 Wishlist


A poucos dias da apresentação oficial da Apple, e enquanto alguns de divertem a recriar o suposto aspecto do futuro iPhone 5, eis que me parece ser o momento ideal para partilhar convosco algumas das coisas que eu gostaria de ver no novo iPhone 5, ou 4S (ou lá o que for) que vá aparecer na próxima 3ª feira dia 4 de Outubro, e também saber qual as vossas expectativas.

Actualização: Resultados do inquérito já publicados.


O iPhone 5/4S

Sinceramente, não estou muito preocupado com o possível aspecto físico do futuro iPhone, se este será diferente ou será idêntico ao actual. Se por um lado alguns poderão apreciar o factor "novidade" de um novo design, por outro lado haverá muitos outros que irão suspirar por novamente terem que trocar as suas capas, docks, suportes, e todos os outros acessórios e periféricos que tiverem para o actual iPhone 4.

O hardware vai ser mais rápido, já se sabe - e isso é algo que será bem vindo, já que dou por mim a "desesperar" sempre que tenho que esperar mais que umas fracções de segundo ao fazer qualquer operação. (Esta sensação poderá ter sido agravada depois de ter experimentado o Galaxy S 2.)

Sim, o iPhone 4 continua a ser mais que utilizável e funcional em todas as situações mas... pede-se mais!

O iOS5


Mas, penso que a verdadeira grande novidade que vá dar show no evento de 3ª feira será mesmo o iOS5, e em especial o serviço de "Assistente Virtual".

Não precisam dizer-me que o Google tem Voice Actions, que os Windows Phone também, etc. etc. Ainda bem que têm, e ainda bem que são potentes e versáteis - no entanto, arrisco-me a dizer que esta implementação da Apple vai deixar os outros a "quilómetros de distância", baseado naquilo que a Siri já fazia há quase dois anos, e que terá tido todo este tempo para tornar ainda melhor. (Para além disso, conhecendo-se a tradição da Apple, o serviço deverá funcionar igualmente bem em língua portuguesa - como se pode antever pela recente chegada do Dragon Dictation da Nuance, o motor de reconhecimento de voz que o iOS 5 irá utilizar.)


Os Desejos

Mas, para além das muitas novidades do iOS5 - que trarão igualmente o "desesperadamente" necessário remodelamento completo ao sistema arcaico de notificações; e o abandono do iTunes, passando a poder ser tudo feito via "cloud" (algo que coloco no topo da lista dos meus "desejos") - espero também que tenham sido corrigidos muitos dos bugs que me vão atormentando diariamente.
(E por esta altura certamente alguém dirá: "mas... tu gostas do iPhone, porque vais falar mal dele?")

Sim, gosto do iPhone, tal como gosto do Palm com WebOS, e do meu querido Sapo A5 com Android - mas isso não me impede de apontar os pontos negativos e/ou menos positivos que penso serem alvo de melhoramentos ou correcções.


No iPhone, há coisas básicas que não se admitem que continuem a falhar: como por exemplo o raio das auto-correcções do teclado. Mas que raio de sistema terão eles que para uma palavra correcta sugere coisas completamente absurdas?

Dou também comigo a "perder-me" no meio de tantas Apps instaladas e "escondidas" nas pastas. Posso dar com elas através do "search" do spotlight, mas se as quero desinstalar, tenho que entrar em método "Where is Wally?" e andar a vasculhar por todos os ecrãs e pastas até dar com ela...

Noutras áreas de funcionamento, por vezes estou ligado a uma rede WiFi mas ele não mostra a indicação de estar ligado, surgindo o icon de uma ligação GSM...

E por uma ou outra vez também já tive uma App que fica encravada no processo de instalação, deixando o icon no estado de "instalação" e que depois nem deixa apagar ou retomar o processo... obrigando a um reboot.

São coisas raras, mas que nem deveriam existir.

... Já para não falar nos mecanismos de funcionamento interno... com o espaço a ser ocupado por ficheiros fantasma no iPhone.

Espero que ao contrário do que aconteceu inicialmente com o iOS4, este iOS5 seja - desde o seu início - uma referência a nível de estabilidade e ausência de bugs; algo que, considerando a complexidade acrescida e maior potência do hardware à disposição... não sei se será muito "expectável".
Com um dual core e 1GB de Ram, a maioria dos programadores poderá tornar-se desmazelado... em vez de se esforçar para que aquilo pudesse correr até num 3GS!

Mas, não vale a pena estar a "bater-lhes" antes sequer de aquilo sair para a rua - vamos lá dar-lhes o benefício da dúvida.

E para terminar... deixo um pequeno inquérito para que deixem as vossas "previsões":

-- Inquérito encerrado --

[Resultados já publicados]

6 comentários:

  1. Sinceramente? Não gosto de iPhone, nem da maioria dos produtos da apple. Just to make a point. [sim já testei vários produtos). Apple tem uma relação qualidade preço que no meu entender e ruinosa. Apesar de alguma qualidade, o preço dos produtos em geral e extremamente abusado.

    ResponderEliminar
  2. @Anónimo

    Não consigo entender o teu ponto.

    A qualidade dos produtos Apple é reconhecidamente a melhor do mercado (não fosse o iPhone o telefone mais desejado e que mais vende em todo o mundo).
    Dizer que essa situação cria uma relação qualidade preço ruinosa quando a qualidade não está em causa, só pode então significar que o problema é o preço. Mas dado que a concorrência lança telefones ao mesmo preço que não possuem a mesma qualidade, fico sem saber o que pensar.

    A palavra ruinosa a meu ver está igualmente ali sem que se perceba. Ruinosa para quem? Para a Apple não é certamente uma vez que ganha milhões com as vendas dos telefones.
    Para o cliente também não deve ser, uma vez que 82% dos utilizadores iPhone estão satisfeitos com os produtos e pretendem um novo iPhone sem terem qualquer ideia de mudar para outras marcas. E que eu saiba mais nenhuma marca ou modelo de telefone apresenta igual taxa de satisfação. Basta aliás dizer que não existem vírus ou malware para iPhone, mas por exemplo para Android existem alguns. Segundo a McAfee, algo como 65... milhões.

    E 600 euros para um topo de gama levavam já a Nokia, Samsung e outros nos seus modelos topo de gama de há 3 anos atrás sem que os seus telefones alguma vez tivessem a qualidade dos da Apple.

    Eventualmente estás a falar de ruinosa para a concorrência, pois marcas como a Nokia apresentam prejuízos ano após ano. Mas quando falamos em concorrência não podemos falar de toda, pois por exemplo a Samsung ganha mais dinheiro a vender peças à Apple do que a vender os seus próprios telefones.

    Dado que o que refiro é factual, eventualmente poderás especificar fornecendo aqui a indicação de um telefone melhor que um iPhone e mais barato, apoiando a tua afirmação com preços, números de vendas, e taxas de satisfação de clientes.

    Mas claro... pode ser só a tua opinião. Tens direito a ela, mas como sabemos... vale o que vale

    ResponderEliminar
  3. "a Samsung ganha mais dinheiro a vender peças à Apple do que a vender os seus próprios telefones"

    Fonte, por favor.

    Já agora, podem haver formas diferentes de justificar a nossa preferência... Ninguém tira mérito à Apple pelos excelentes produtos que inventou, reformulou, publicitou, vendeu.

    Não fosse a posição de auto-glorificação de Apple, creio que não haveria mesmo Mac-haters nenhuns.

    Agora, que com um Sapo A5 *eu* faço mais do que com um iPhone 4, à custa de alguns fps a menos? Não tenhas dúvidas. E pago a minha preferência sem buyer's remorse nenhum, também :D

    ResponderEliminar
  4. a apple já não vende só produtos, a apple vende um estilo de vida, vende uma forma de estar... e é nisso que a apple tem sido boa ao longo dos tempos.
    é verdade que os produtos deles são de qualidade, e têm inovado ano apos ano, com a entrada de novos equipamentos, revolucionarios mesmo para industrias "saturadas".
    Mas contudo, para as massas, o maior rival do iphone 5, n será o SGSII mas sim o Iphone 4, daí que preferem manter os preços altos, e evitar escoar stock, para quase que "obrigadarem" a quem quiser um Iphone, não espere pela queda de preço do anterior para adquirir o novo.
    E este ponto, é algo recurssivo em varios sgmentos (para não dizer em todos) onde a apple está.

    Em suma, a apple rivaliza-se com ela propria, mas a tendencia natural, é a perda de quota de mercado.
    a Apple é boa, mas não é insubstituivel. e o valor premium que se paga por uma maça ao minimo deslize, deixa de valer alguma coisa. Portanto basta a apple mandar um "flop" cá para fora, que a cota de mercado da mesma desce a pique, assim como o seu valor acrescentado.

    =)
    Gosto da apple, mas prefiro android.
    (pessoalmente)

    ResponderEliminar
  5. @ Luis Marques

    Caro Luis, Não te tiro a razão sobre o que dizes do A5.
    No entanto, tenho de referir que concordo com tudo o que o anónimo diz (o segundo post). É verdade é que há excelentes telefones no mercado que são mais baratos e se adequam às necessidades/possibilidades de cada um, mas isso não invalida que o iPhone é superior. A questão é que para ir para o trabalho nem todos necessitarão de um Ferrari, se é que percebes a analogia.

    Mas realmente, vir referir que a relação qualidade/preço da Apple é ruinosa... Por amor de Deus.
    E mesmo a questão do preço ser abusado é realmente questionável. Pode ser para a carteira de muitos, para outros será menos, e para outros ainda não o será de todo, mas seja como for, os telefones na relação qualidade/preço estão com o preço bem posicionado.
    Para além do mais, tal como muitas marcas de diversos produtos fazem, não se pretende que qualquer um tenha um iPhone, pois como o MVM diz, a Apple não vende só o telefone, vende um estilo de vida, vende uma forma de estar.

    Já agora, posso confirmar o que o anónimo diz, pois publiquei essa situação na PCManias. A Samsung ganha menos a vender os seus próprios telefones, do que ganha em fabricar componentes para os iPhones da Apple. http://www.pcmanias.com/corte-de-relacoes-da-apple-com-a-samsung-nao-tem-consequencias-imediatas/

    ResponderEliminar
  6. Ok, eu sabia dessa situação anteriormente, não sabia se ainda se mantinha com o sucesso dos Galaxys.

    E eu compreendo em parte a palavra "ruinosa", embora um pouco drástica. A maior parte dos meus amigos e das pessoas que conheço (bem, todos) com iPhone usa-o para chamadas e mensagens. O tempo que dedicam à app ocasional é talvez menos de 5% do uso total do aparelho, e nunca vi nenhum usar como mp3 ou leitor de vídeo. Assim sendo: para um utilizador como eu, que gosta de justificar o investimento, a relação qualidade/preço de um iPhone é boa (a de um Android é muito melhor!). Para um utilizador comum, que na prática deu €500 por uma máquina de chamadas, sms, e "maneira de estar", sim, compreendo que deixe algumas pessoas perplexas. Mas aqui dou a mão à palmatória, nisto a culpa não é da Apple. É mesmo do consumidor, que perpetua a situação.

    ResponderEliminar