2012/02/22

Ubuntu Chega ao Android


Smartphones com processadores dual-core e gigas de memória; tablets com GPUs mais potentes que muitos computadores e com resoluções superiores à de muitos portáteis; são estes os equipamentos mobile que estão prestes chegar ao mercado e que nos fazem pensar: afinal, será que preciso ainda de um computador em casa?

O Ubuntu acha que não, e vem dar uma ajudinha com este Ubuntu para Android.

Bem sabemos que o interface dos tablets e smartphones não se adequa a muitas das funções que são necessárias fazer num ambiente com teclado físico e rato... mas com este Ubuntu, podemos ter o melhor dos dois mundos! Continuamos a ter o nosso smartphone Android a funcionar normalmente; mas podemos usá-lo como computador "normal" ligado a um teclado, rato e monitor.

Os requisitos para funcionamento nem são assim tão descabidos: CPU dual-core a 1GHz, aceleração vídeo, saída HDMI, 2GB de espaço Flash para o Ubuntu, 512Mb de Ram.

Restará saber que tal se comportam os programas a correr num CPU ARM (embora, com a chegada de CPUs ARM quad-core, e outros que prometem prestações arrasadoras, isso seja coisa cada vez menos crítica).

Será mais um sinal de que está para breve a unificação total de dispositivos/sistemas operativos; com equipamentos que se transfiguram em função das nossas necessidades? Espero bem que sim... E se os óculos virtuais do Google efectivamente se concretizarem, poderá ser o passo final para nos desprendermos da dependência do tamanho físico dos ecrãs actuais.

Actualização: já temos vídeo do Ubuntu for Android em acção.

3 comentários:

  1. Finalmente um OS a sério num smartphone!
    A Canonical ocupou um espaço em que a Google não foi suficientemente rápida. O Chrome OS é uma experiência falhada.

    Fico á espera de smartphones com Ubuntu incorporado...

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Silva22/2/12 22:56

    será que se ligar a uma Tv ou a um monitor funciona bem como um pc?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelas imagens que vi, sim. E a Canonical também está a desenvolver o Ubuntu Tv, que ficaria activo quando se liga o smartphone a uma televisão. Já quando é a um monitor, entra em cena o Ubuntu SO, com Unity.

      Eliminar