2012/04/02

Inglaterra dá mais um Passo a Caminho do "Big Brother"


Até poderia parecer mentira de 1 de Abril, mas infelizmente é algo bem mais real e pernicioso - e que com a recorrente desculpa da "segurança nacional" se aproxima a passos largos de uma sociedade já várias vezes retratada por vários escritores... mas que alguns Governos parecem considerar "manuais de instrução" sobre como deverão fazer as coisas.

Em Inglaterra, estão a tentar aprovar uma lei que dará ao serviços de segurança o acesso em tempo real aos telefonemas que fazem, aos emails que enviam, e aos sites que acedem.

... A desculpa de que apenas têm acesso aos dados de contacto, de quando iniciam a comunicação, para onde - ou com quem - e a sua duração, e não propriamente ao que falaram durante uma chamada ou ao que escreveram num email, pouco ou nada atenuará a sensação de que isto é um abuso total e completo das liberdades individuais de cada um, e de um atentado à sua privacidade.

Será que se pode justificar vigiar toda uma nação, para tentar precaver a eventual possibilidade de uns poucos indivíduos - ou uma pessoa isolada - cometer um acto de terrorismo? (Ainda para mais sabendo-se que a real eficácia deste tipo de medidas será altamente duvidosa?)...

Parece-me ser muito maior o risco de potencial abuso de toda esta informação, do que a probabilidade que algo de útil dali possa surgir.

15 comentários:

  1. Anónimo2/4/12 11:37

    Isto é o Futuro... e pelos visto esta mais próximo do que eu imaginava :( é tipo o caso do carro que anda sozinho, quando isso acontecer saber-se-á tudo o que se faz e se pensa e claro por onde se anda...

    ResponderEliminar
  2. Não vejo problema nenhum nesta medida. Com certeza que não vão querer ouvir o Manel e a Maria na berlaitada, nem a avózinha a falar com o neto. São condições e individuos especiais.
    E depois qual é o problema? Não é pior espalhar diáriamente carradas de informação pessoal pela internet, em blogs e ou redes sociais?
    Alguem se importa? Então porquê esta histeria? Até a porra duma camera num parque publico é um atentado à liberdade?
    Claro que não, tudo isto é pura hipocrisia. Liberdade e anarquia são coisas bem diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começa a ser grave quando és tu a tirar fotografias num parque público e tens as autoridades a dizer que não podes e coisa tal.

      Para além do mais, são coisa bem diferentes: o facto de muitas pessoas decidirem partilhar detalhes da sua vida privada publicamente; ou de isso ser algo "obrigatório" e que ninguém sabe bem como irá ser utilizado.
      (E como bem se tem visto, ninguém garante que um qualquer dia esses dados venham a público - tipo as moradas dos árbitros - potenciando ainda mais a sua má utilização por sabe-se lá quem).

      Eliminar
    2. E alguem sabe onde pára a informacao que colocas no facebook, no gmail, ou num qualquer outro local da internet? Quem é fiscaliza as redes sociais ou o google por exemplo? Quantos gajos lá dentro é que tem acesso aos teus dados? Permite-me discordar, a "potencialização" é muito menor. Mal ou bem, cabe à policia ou à justiça verificar esses dados em casos especiais.

      Eliminar
  3. Cuidado que os Xicos espertos andam aí! ;)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/4/12 14:14

    Xike é como o Castelo Branco costuma descrever o teu rabo.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/4/12 14:30

    O Xico tem toda a razão, para mim ate as casas de banho deviam ter camera, devia ser altamente divertido para quem as monitorizava e ainda tinham a possibilidade de fazer um backup para partilhar com os amigos ;)
    As pessoas que não vêem nenhum problema, são aquelas que seguramente não se debruçaram muito sobre este problema e com certeza não vêem nenhum mal em estar uma camera num wc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entrefolhos2/4/12 14:54

      A ignorancia de quem comenta estes assuntos é que dá que pensar. Será que vos passa pela cabeça a quantidade de dados que já hoje sao partilhados? A mim preocupa-me mais que um banco possa dar informações minhas a um stand de automoveis do que propriamente se sou apanhado a mijar num parque publico. Preocupem-se mais em não espalhar informações pessoais por essa internet fora.

      Eliminar
    2. Anónimo2/4/12 15:20

      eu só dei um exemplo, na sequência dos comentários... mas tudo bem eu sou ignorante, para ti eu até posso ser um burro... mas desde já quero que isto fique explicito, tu és o esperto ;)
      Bem aja a todos...

      Eliminar
  6. Anónimo2/4/12 14:45

    Nós é que não damos conta, mas então, não vão ao Hospital e Centro de Saúde? Não registam os vossos dados em sistemas de informação? Quantas pessoas acedem a eles? E o sysadmin? E os DBAs? ui....

    ResponderEliminar
  7. É o papãoo...vem aí o papão!
    Já agora fazem ideia de quantas db's se compram pelo preço? Qualquer sysadmin junior tem acesso aos dados.

    ResponderEliminar
  8. É o papãoo...vem aí o papão!
    Já agora fazem ideia de quantas db's se compram pelo preço certo? Qualquer sysadmin junior tem acesso aos dados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem lógica nenhuma o que dizes, mais valias estar calado. Ás vezes é preciso. Ninguém te leva a sério com essas opiniões contraditórias. Afinal agora já não é em casos especiais? Quem controla estes sistemas certamente não será nenhum sysadmin junior, nem nenhum humano.

      Eliminar
  9. Realmente o Reino Unido "podia" aplicar o processo australiano-canadiano, como cada um não pode espiar os seus cidadãos pede ao outro para o fazer.

    ResponderEliminar