2012/06/12

Mapas do iOS6 são da TomTom


Uma das novidades do novo iOS6 da Apple é a utilização de uma solução própria para os mapas (e finalmente, navegação turn-by-turn). Uma opção que será arriscada, ao abandonar os mapas do Google, e que certamente estará a deixar muitos utilizadores com legítimas preocupações.

Preocupações que no entanto poderão ser minimizadas ao se saber que a Apple recebeu uma "ajudinha" da TomTom, empresa com longa tradição na área (e que pelo menos para mim, sempre foi a minha preferida a nível de sistemas de navegação GPS.)

No entanto... vai obrigar a ligeiras readaptações, para quem estiver habituado aos mapas do Google Maps, ora veja-se os novos mapas TomTom do iOS6 lado a lado com os mapas do Google do iOS5.


 [iOS6 à esquerda, iOS5 à direita]

 [iOS6 à esquerda, iOS5 à direita]


Quanto ao modo 3D... como seria de esperar, por cá é coisa que não irá fazer grande sentido... e muito menos o "show-off" do modo Flyby.


Para a maioria dos utilizadores as diferenças cosméticas não serão factor impeditivo, ainda para mais considerando o que se ganha: a navegação turn-by-turn. Algo que há muito se esperava.


No entanto, e como já tinha referido, há uma lacuna que certamente irá ser sentida por muitos utilizadores: o streetview. Uma funcionalidade que - pelo menos para mim - já se revelou extremamente útil para descobrir onde ficavam exactamente certos locais.

Restará agora saber de que forma o Google irá "retaliar"... se passará para a ofensiva, deixando os utilizadores iOS sem acesso ao Google Maps; ou se continuará a arranjar formas alternativas de levar os seus produtos até todos, lançando uma App do Google Maps para iOS. (Esperemos bem que opte pela criação de uma App, e eventualmente, que até disponibilize a navegação tal como tem no Android, e com a possibilidade de mapas offline... que seria uma boa resposta "de luva branca" à Apple. ;)

14 comentários:

  1. Update: Apple will actually “integrate” transit apps from third-party developers. It doesn’t look like the app itself will feature transit directions.

    ResponderEliminar
  2. Alguns apontamentos:
    1) Essa adopção dos mapas Tom Tom é boa para Apple, pois deixar de pagar "royalties" à Google, embora pague alguma coisa à Tom Tom, nunca será tanto quanto o que pagava à empresa de Moutain View.
    2) Para a Tom Tom esse oxigénio financeiro pode significar a diferença entre ir ou não à falência, pois a venda de dispositivos GPS encontra-se em franca queda desde à abertura do Nokia Maps gratuito e vem acentuando-se com o aumento exponencial de smartphones com aplicações como o Sygic, N-Drive ou iGo, todas mais baratas que a app da Tom Tom.
    3) Para o usuário é vantajosa, pois ganha navegação gratuita, baseada em mapas de boa qualidade, que de resto já é utilizada no Sygic (para mim a app de GPS com melhor relação custo7benefício), com provas dadas.
    4) Se a Google vislumbrar algum ganho em termos de publicidade, não há nenhuma razão para não disponibilizar uma app para iOS do Google Maps. Claro está que será sempre uma geração atrasada em relação à do Android, como é normal. São muitos milhões em jogo para ser "picuinhas". :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Carlos..

    Por acaso consegues-me confirmar se o turn-by-turn vai estar disponivel no iPhone 4?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que vai ser funcionalidade limitada ao 4S, mas estou à espera que me confirmem se sim ou não.

      Eliminar
    2. A Apple diz que é só para o 4S: http://www.apple.com/ios/ios6/maps/

      Eliminar
    3. "Flyover and turn-by-turn navigation will be available only on iPhone 4S and iPad". ...

      Eliminar
  4. Dos_Passos12/6/12 19:55

    Há qualquer coisa que não está a bater certo.

    Ou bem que os mapas são da Apple ou bem que são do TomTom.

    Não é mapas da Apple e tecnologia turn-by-turn (navegação em movimento por GPS) "by" TomTom ?

    Ou é mapas da Apple no resto e mapas da TomTom para a navegação ?

    E é à borla ? Só vem para o país ? (Isto caso alguém saiba já a resposta).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A TomTom já disse publicamente que fez um acordo de licenciamento com a Apple, que certamente utilizará os seus mapas (e provavelmente outras tecnologias, como a navegação e trânsito... ou pelo menos, cooperar nessas áreas.)
      Mas, ainda assim, é bem provável que usem outros serviços e fornecedores de mapas, dependendo das regiões.

      Eliminar
    2. Dos_Paços12/6/12 22:51

      Pois ... mas já agora.

      Um TomTom Iberia para iPhone custa €50. Se para o novo navegador turn-by-turn da Apple a TomTom der os mapas e a tecnologia de navegação quer um valor próximo dos €50. O que me leva a dizer que o turn-by-turn da Apple vai ser pago.

      Mas de onde eu deduzo que não vão ser (só) mapas da TomTom é a história dos mapas 3D - que a Apple vai ter e a TomTom só tem "uma espécie".

      Uma coisa que o turn-by-turn da Apple vai ter, de certeza, é a integração com o SIRI (que só há no iPhone 4S e vai haver para os iPads, por isso não vai haver navegador nos modelos anteriores). Por acaso acaso acho isso de valor. Já me estou a ver a dizer ao SIRI: "Ó meu cabrão, leva-me à farmácia de serviço mais próxima que tenho que comprar antibiótico para os putos"; "Leva-me à bomba de gasolina mais barata, considerando a distância para lá chegar e que só tenho dinheiro para 10 litros" :)

      Eliminar
    3. A navegação no iOS é gratuita, mas só vai funcionar no 4S, os iPhones anteriores ficam sem isso (e sem o modo 3D fly-by)

      Eliminar
  5. Os mapas do iOS6 serão "off-line" ?

    ResponderEliminar
  6. Algumas curiosidades:
    » http://maps.apple.com - São bastante semelhantes ao Google Maps, não são? LOL

    » Tele Atlas (http://en.wikipedia.org/wiki/Tele_Atlas) = Empresa pertencente à Tom Tom, principal fornecedora de GIS e dados do mapa de base da Google (vide o caso de Portugal por exemplo) e agora também da Apple (via a Tom Tom).
    Logo, será que poderemos especular que o "mapa de Portugal" é o mesmo, só o grafismo, APIs e UI é que é diferente entre a Apple, Google e TomTom?

    Isto enquanto o Google Map Maker não começar a funcionar em Portugal...

    Cumps,
    JPF

    (Disclaimer: Sou um dos Google Map Maker Advocates e RER)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais curioso talvez... a Apple também dá uso ao Waze... não deixa de ser interessante.

      E quanto ao Map Maker, há previsões para isso chegar a Portugal? :)

      Eliminar
    2. @Carlos Martins:
      - Sobre o Google Map Maker(GMM) em Portugal: infelizmente não há nada que possa partilhar publicamente, a não ser que quem quiser pode ser informado via esta página » http://goo.gl/J9aVG ; Que em breve teremos mais 8 países na Europa e que o objectivo é expandir ainda mais. Quem sabe se em breve não haverá novidades ;)

      - Off-Topic: Sobre as imagens 45º do Google: Acreditem que, a médio/longo prazo, vai ter importância ;) Não só porque vai ajudar a automatizar muitas das edições de Shape features no GMM; relevante para vários dos produtos Google GEO: Earth, G+ Local(Places), Indoor Maps, Realidade Aumentada e quem sabe Project Glass ;) e Google driverless car. Para além de ajudar a questões mais técnicas sobre a forma como os marcadores e nomes são apresentados no mapa, camadas(layers) e velocidade de navegação.

      Cumps.

      Eliminar