2012/06/05

Pirataria Facilitada no iPhone com o Installous 5


A uma linha ténue que separa aquilo que se pode considerar a liberdade para se fazer o que se quer com responsabilidade e justa justificação... dos abusos e "roubos" a que normalmente se associam as piratarias digitais.

Veja-se o jailbreak, que tantas vezes é conotado com pirataria, mas que não passa de dar a simples liberdade a um utilizador para instalar o que bem entender no seu iPhone ou iPad, e que poderá muito bem ser as próprias Apps que pretende desenvolver.

O terreno começa a ficar mais complicado quando se fala de outra App: o Installous; que permite aceder gratuitamente a programas pagos, e que também é bastante popular (e - não vale a pena negá-lo - será um dos motivos pelos quais muita gente fará o jailbreak.)

Mesmo assim, poderia argumentar-se que será possível usar o Installous de forma "justa", como mera forma de experimentar Apps que não disponibilizam versões de demonstração gratuitas; ou que as tornam tão limitadas que não se poderá avaliar correctamente o seu comportamento. Mas isso já será algo que apenas cada um saberá responder por si... Pessoalmente nunca senti necessidade de fazer jailbreak; nem tão pouco me senti tentado a piratar qualquer App... Se acho que a App vale o preço que apresenta, compro... caso contário, espero por alguma promoção ou simplesmente passo à frente...


Mas hoje estamos aqui para falar do Installous 5, que sofreu grandes actualizações e que agora permite o acesso a Apps de forma mais fácil que nunca.


É que com esta nova versão, o Installous passa a suportar o download directo de Apps via bit torrent com magnet links - ou seja, de forma descentralizada e sem os habituais "trackers" em servidores específicos - e conta até com avisos via "push notifications" caso haja actualizações para as Apps crackadas.

Desta forma, tornar-se-á muito mais complicado para as autoridades e demais entidades anti-pirataria, que assim deixam de ter "alvos" - como aconteceria caso estes ficheiros estivessem alojados em serviços tipo MegaUpload.

Uma solução engenhosa que demonstra o nível "de qualidade" a que se pode chegar, mesmo se para fins que se poderão considerar, no mínimo, duvidosos.

5 comentários:

  1. De facto, toda a retórica favorável ao jailbreak anda em redor da possibilidade de customização da UI, abertura do sistema de ficheiro, "liberdade" em geral, mas em boa verdade a grande razão pela qual as pessoas fazem jailbreak é para poderem roubar software. Tout court.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/6/12 18:33

    O meu iPad 3 está com jailbreak por 3 factores: customização (SBSettings) do UI para fácil acesso + Installous para testar apps (sim testar, os jogos/Apps que gosto compro porque são de qualidade e não me chateio com updates) + Installous para ter acesso a uma meia-dúzia (ou menos) de apps que não posso comprar na zona onde estou (restrição). A verdade é que o Jailbreak per-se é totalmente inócuo, e o Installous dá para 2 vertentes: inócua se para testes; não-inócua se não testes. A verdade é que já testei mais de 20 apps/jogos que 1)são mesmo péssimos 2)não funcionam bem ou são totalmente desinteressantes ao contrário de alguns reviews/fotos da App Store. Um exemplo é o GTA 3 que no meu iPad 1 crashava sempre (mesmo com o update 1.0.1. No meu iPad 3 não testei); outro exemplo eram uns tradutores/dicionários que continham traduções que nem um disléxico as usariam!; outro exemplo são alguns programas de Office que não cumprem (abrem os ficheiros mas desconfiguram totalmente a formatação). Por isso há males que vem por bem :)

    ResponderEliminar
  3. Dos_Passos5/6/12 21:13

    Penso que o jailbreak já foi mais indispensável que agora.

    O SBSettings continua a ser muito útil e o MyWi continua ser indispensável quando se quer que o iPad aceda à internet através do 3G do iPhone. O biteSMS, o Intelliscreen, o Zephyr,etc. são interessantes, mas não são indispensáveis.

    Como o Abshinte e o redsn0w querem restauros limpos (a seguir é que se faz o jailbreak) o que obriga a reinstalar as app e organizá-las em "pastas" e não tenho tido pachorra, estou a viver sem jailbreak há um certo tempo. Para meu grande espanto sobrevive-se sem grande dificuldade.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo5/6/12 22:58

    Eu tenho um iphone 4 e no dia em que não poder fazer um JB então vou para outra plataforma, também passo bem sem o Installous ;)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/6/12 23:19

    Sem jailbreak vendia o iPhone. Eu não gosto de estar limitado e só o jailbreak me permite colocar o aparelho como gosto. Programas como o ifile, Pwntunes, springtomize são indispensáveis para mim. o iPhone é uma excelente máquina mas não faz sentido não poder realizar determinadas tarefas que um vulgar android de €100 faz.

    ResponderEliminar