2012/06/05

Notícias do Dia

Um "Transformer" da Samsung com sistema de encaixe magnético; um ultrabook da Toshiba que estreia um ecrã de formato 21:9; o novo vidro resistente mas flexível dos criadores do Gorilla Glass; um cliente de torrents que diz garantir a anonimização dos seus utilizadores; e a segurança das passwords... que parece ser algo que depende da idade.

Seguem-se as notícias do dia... e relembro que está em votação a escolha do livro O'Reilly que querem ver oferecido este mês aqui no Aberto até de Madrugada.



Windows 8 com Anti-Virus apenas como "Backup"


Continuo a achar caricato que enquanto numas plataformas poucos "reclamem" do controlo absoluto que proibe que lá se tenham certas Apps - e onde se diga abertamente que não são aceites Apps que concorram directamente ou repliquem funcionalidades do sistema - noutras não se perdoe toda e qualquer funcionalidade que seja integrada no sistema. Depois de no Windows a Microsoft ter sido obrigada a implementar o tal ecrã de "escolha" do browser; eis que sobem as preocupações sobre o sistema anti-virus que vem de origem no Windows 8. (Nem vamos entrar na discussão sobre se uma plataforma dita "segura" necessitaria de um anti-virus - isso é assunto que dá pano para mangas!)

Mas a MS já veio acalmar os ânimos, dizendo que o seu Anti-virus actuará apenas caso não exista outro produto equivalente instalado no sistema (ou caso este tenha expirado).

... Não seria bom se estivessemos prestes a mandar "às urtigas" as empresas de Anti-virus?...


Nova Linha de Produtos Apple na WWDC?


Parece que para além do novo MacBook Pro de 15", a Apple se prepara afinal para apresentar toda uma linha renovada de produtos em toda a sua gama durante a WWDC que se realiza de 11 a 15 de Junho.

Quer sejam os tais rumorizados MacBooks com Retina display, ou simples "emagracimentos" à MacBook Air... uma coisa é certa: se andam para comprar material Apple - esperem mais uma semana!


Tablets Samsung podem Entrar nos EUA

A Apple não teve sucesso na renovação do seu pedido de proibição para a entrada e venda dos tablets da Samsung nos EUA.

Não se pense que com isto o caso se encontra arrumado - longe disso: prometendo arrastar-se nos tribunais por muito mais tempo. Mas, pelo menos assim ficam as portas abertas para que a Samsung possa continuar a vender os seus tablets em solo americano enquanto o caso estiver em julgamento... até que uma nova decisão seja tomada pelos tribunais.


Novidades para o Windows Phone a 20 de Junho


A Microsoft vai realizar um Windows Phone Summit no próximo dia 20, onde certamente irá revelar o que se poderá esperar do Windows Phone 8.


Assim à partida, espera-se o suporte para novas resoluções (a resolução "única" dos 800x480 há muito que tem impedido que os Windows Phone possam competir com os concorrentes - que agora já oferecem resoluções "HD"), assim como a integração do Skype, pagamentos NFC, e possivelmente a apresentação de novos equipamentos dos principais fabricantes que irão chegar para o final do ano.



Amazon lança Actualização para o Kindle mais Barato

Boas notícias para quem tem um Kindle... A Amazon não se esqueceu do leitor de eBooks que tanta fama lhe trouxe, e disponibiliza agora uma actualização que promete fazer com que o Kindle seja ainda mais parecido com "papel".

Na lista de alterações:


  • Tipo de letra melhorado, com maior constraste e nitidez que se parece mais com "papel"
  • Controlos parentais que permitem restringir o acesso ao browser, Kindle Store, e Arquivo
  • Suporte para livros com layouts complexos e Kindle Format 8.
  • Suporte para livros de crianças com Kindle Text Pop-Up e comic books com o Kindle Panel View (que permite ler um livro painel por painel). Livros com estas funcionalidades estarão disponíveis nas próximas semanas.
  • Visualização de tabelas e imagens melhoradas



Windows RT num Snapdragon

Se houvesse dúvidas de que um Windows "8" RT pudesse funcionar de forma decente num tablet ARM, este tablet de desenvolvimento da Qualcomm com um Snapdragon S4 demonstra o contrário.
Sendo um CPU ARM dual-core a 1.5Ghz e acompanhado por 2GB de RAM, o Windows não só se comportou com fluidez ao nível do que melhor temos no mercado, como também demonstrou já estar apto a fazer multitasking, mesmo quando se tratava de jogos 3D como o Vendetta Online.

... Pelo andar da coisa, alguém quer arriscar contra a possibilidade de daqui por 1 ou 2 anos, os tablets Windows serem mais numerosos que os tablets Android e iPads?


Curtas do Dia

2 comentários:

  1. Depois de alguma acalmia, comecam agora as grandes novidades de hardware e software... Looking forward pelas novidades da Apple e de tablets Windows!

    ResponderEliminar
  2. Viva

    Se a Micro$oft souber fazer bem as coisas, (e tem idade para o fazer, embora também seja perita em dar tiros nos pés: Vista, Zune...), penso que, com:

    1- O Android - tal como está: desorientado, fragmentado nas várias marcas que o utilizam e querem costumizá-lo a seu belo prazer, devices que morrem com o SO com que nasceram, sem uma única actualização,

    2- Um iOS fechado sobre si próprio, um tanto ou quanto estagnado..., avesso a ouvir o que os seus utilizadores querem, mas que já copia o que de melhor se faz pelos DEV's da cena Jailbreak,

    Não demorará 2 anos até o W8 estar no 1º lugar do pódio...

    PS: Acho que vou ali fazer o Euromilhões... eheheh

    ResponderEliminar