2012/09/29

Informação Digital para a "Eternidade"


Quantas vezes já se depararam com a necessidade de ir buscar um qualquer conteúdo digital a um CD com uma dezena de anos... apenas para descobrirem que o leitor de CDs já nem o consegue reconhecer?

Nada é eterno, mas que vos parece um sistema de armazenamento capaz de guardar informação digital por centenas de milhões de anos?

Foi isso mesmo que a Hitachi desenvolveu, guardando a informação num cristal de quartzo. O sistema é idêntico ao que é utilizado nos CDs e DVDs, com um laser que grava pequenos pontos digitais que depois podem ser lidos usando um microscópio electrónico. Por isso é que a sua densidade por agora é também idêntica à desses suportes, com uns modestos 50MB por polegada quadrada - longe dos terabits dos mais modernos discos rígidos.

Só que ao contrário destes, que poderão guardar dados apenas por umas décadas, esta informação "cristalizada" poderá ser importante para garantir um registo histórico dos nossos dados por muito mais tempo.

Quanto tempo mais? Para avaliar a sua longevidade, a Hitachi aqueceu o cristal a 1000ºC durante 2h... e toda a informação nele contida permaneceu inalterada, o que faz supôr que esses dados durem até a "eternidade"... Desde que não partam os cristais! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)