2012/10/24

O novo Fusion Drive da Apple


Na apresentação do iPad Mini ficamos a conhecer os novos iMacs, e com ele um novo drive: o Fusion Drive.

Ao que parece, não se trata de um simples drive híbrido que usa um bloco de memória flash para acelerar o acesso aos ficheiros mais utilizados, mas sim um novo tipo de "disco" que combina dois discos (um SSD e um disco tradicional) em apenas um.

Em vez de uma pequena área de memória Flash, o Fusion Drive usa um SSD de 128GB (com o mesmo conector que é usado nos MacBook Air). O espaço total disponibilizado é acumulado: ou seja 1TB + 128GB ou 3TB + 128GB conforme a opção escolhida.

O OS X ficará instalado "estaticamente" no SSD, e 4GB de espaço serão usados como cache de escrita. O restante espaço será gerido pelo próprio OSX que movimentará os ficheiros mais utilizados para o SSD conforme o tipo de utilização que for feito.

Embora para o utilizador comum o Fusion Drive apareça com um único drive (sem qualquer tipo de "afinação" possível), para o sistema o Fusion Drive aparece na realidade como sendo dois discos independentes: um SSD e um disco normal; que são geridos como apenas um.


Só fico um pouco triste de ver este tipo de coisa, que eu próprio venho a defender há "décadas" - e de que já em 2009 se falava - ser falado, falado, falado... sem nunca se concretizar... e depois vem a Apple, e apresenta uma coisa pronta a usar. Novamente, não está a inventar nada de novo... mas está a colocá-la ao alcance de qualquer pessoa que o queira utilizar.

2 comentários:

  1. O fusion drive é um pouco diferente do sistema Braidwood, já que funciona como uma cache, isto é: os ficheiros mais importantes e mais utilizados são duplicados para o SSD e são depois são acedidos no SSD, até deixarem de ser utilizados. No Fusion drive os ficheiros são MOVIDOS para o SSD e permanecem aí, o que torna o desempenho da máquina muito mais eficiente.

    ResponderEliminar
  2. E o mais interessante é que, segundo o meu parco inglês permitiu entender, o próprio OSX gere a alocação do ficheiro ou aplicação de um disco para outro. Segundo o gráfico apresentado a perda de velocidade em relação a um disco SSD é mínima. Podem chamar-me louco, mas foi a parte que mais me interessou em toda a apresentação!

    ResponderEliminar