2012/11/27

Análise Câmara Contour +2


Depois de por cá já ter passado a action-camera que muitos mencionam como "referência" para a captura de imagens radicais, foi com bastante curiosidade que recebi esta Contour+2 (que me foi enviada pela Q&F).

Embora desta vez não tenha podido fazer filmagens tão radicais quanto gostaria, deu para ficar a conhecer um pouco melhor esta câmara - sendo que a grande questão é: será melhor que a "outra câmara" que tanta gente usa?

A Contour+2

A Contour+2 já traz de origem uma caixa estanque (até 60m) e uma série de encaixes e adesivos para a aplicarem em "qualquer lugar" - mas, como é comum neste tipo de equipamentos, existem muitos e variados adaptadores e acessórios para todo o tipo de utilização (incluindo uma banda elástica para a poderem prender à vossa cabeça).



A nível de capacidades, não parece haver nada que se possa dizer que falta nesta câmara: Full HD a 30fps, HD720 até 60fps, e podendo chegar aos 120fps em 854x480 (tudo isto gravado em MP4 H.264/AAC). Temos também a possibilidade de a usar para fazer capturas em timelapse, a intervalos de tempo programados.

Mas como a gravação não é tudo... a Contour+2 conta também com GPS integrado - que depois usando o software disponibilizado permite criar overlays nas gravações com o percurso feito, juntamente com informação da velocidade, elevação, etc.


E não se preocupem pela falta de ecrã na câmara... pois podem usar o vosso smartphone para servir como monitor e controlar toda a câmara remotamente (via Bluetooth).

Aliás... há que dar crédito à Contour por ter simplificado ao máximo a utilização desta câmara. Aqui não há nada que enganar, nem dúvidas sobre se o clique que deram num botão pôs a câmara a gravar ou a fazer parar de gravar. A Contour+2 conta apenas com um único botão deslizante que tem um único propósito: para um lado fica a câmara desligada; para o outro lado fica a câmara a gravar!


Ok, há outro botão atrás que também permite activar uma funcionalidade bem high-tech... "disparando" um laser que permite visualizar instantaneamente a orientação da câmara.


É que a Contour+2 utiliza também um sistema bastante engenhoso para permitir a gravação de imagens sempre "direitas" independentemente da posição em que for fixada: a câmara pode rodar até 270º - fazendo com que não haja qualquer problema caso a fixem ao alto, ou deitada, de um lado, ou de outro.

Sabendo-se que um dos problemas recorrentes neste tipo de câmaras é a captura de som, é também agradável verificar que existe um jack áudio para ligação de um microfone externo.


A nível de controlo... tudo está acessível a partir da App Connect (disponível para Android e iOS):


Não só podemos ver o vídeo em tempo real (com qualidade variável, mas suficiente para se ver o que se está a passar), como temos acesso a uma longa lista de parâmetros e afinações possíveis de fazer: desde o balanço de brancos, contraste, exposição, etc. etc.




Abrindo a tampa que dá acesso a parte traseira da câmara - e onde temos a bateria, slot para micro SD, ficha HDMI e USB - vemos também outro dos pontos bastante práticos da Contour: o botão de selecção entre duas configurações pré-programadas.

Quer isto dizer que podem definir que o modo 1 deverá fazer gravações em FullHD, e o modo 2 deverá fazer gravações a 120fps, e rapidamente alternar entre ambos enquanto estão no exterior - sem necessidade de usarem um smartphone para modificar parâmetros. Na maior parte dos casos, depois de configurados estes 2 modos... nunca mais necessitaremos voltar a mexer neles.


Em Funcionamento


Penso que não terá havido outro equipamento tão fácil e rápido de testar "em funcionamento" - com o seu botão "anti-burrice" que dá início à gravação, não há enganos possíveis.

Mesmo no caso de situações onde se tenham que usar luvas grossas, o mecanismo é suficientemente sólido para nos dar a perfeita noção se a câmara está a gravar ou não (mesmo quando se usa a caixa estanque). Se alguma vez perderem uma filmagem por pensarem que tinham pressionado o botão certo para dar início à gravação, quando na realidade a pararam... vão apreciar este "pequeno" detalhe.

Para além do mais, podem até usar o botão de lock, que garante que o botão não será deslizado por acidente.

O facto de a alternativa a estar a gravar é estar desligada é também bem-vinda por outro motivo. A autonomia é de apenas 2h-2.5h, suficiente para captar muitos minutos de cenas excelentes... mas que não permite fazer muitas experiências no terreno sem receio de ficar sem bateria quando mais se precisar dela.

A nível da qualidade de imagem, por muito que as marcas tentem fazer milagres, esqueçam a gravação de vídeo de qualidade em situações de pouca luminosidade. Por outro lado, para filmagens durante o dia e/ou com luz suficiente (que será o terreno ideal para este tipo de câmaras), a qualidade de imagem da Contour+2 faz-se notar imediatamente, com bastante nitidez e definição.




(Tinha planeado fazer um timelapse... mas... o tempo não deu para tudo!)

Apreciação Final


Fiquei bastante surpreendido com esta Contour+2. Ao contrário da câmara que testei anteriormenete, aqui estamos perante um modelo que se poderá dizer que é "full extras"! GPS, Bluetooth, controlo remoto ou local facilitado, e até um laser... não falta mesmo nada.

Até a crítica que inicialmente me tinha passado pela cabeça, de o seu formato não a permitir pousar "ao alto", foi rapidamente posta de lado assim que descobri que podia simplesmente rodar a "lente" para que a imagem ficasse direita com ela pousada de lado.

O maior inconveniente desta câmara é que... rapidamente nos apercebemos que tudo isto se vai fazer notar na carteira... e com um preço de cerca de 380-390€... não é a câmara mais barata no mercado (embora a Contour tenha modelos mais económicos, como as Roam, que partilham muitas das boas coisas desta câmara).

Ainda assim, penso que é um preço que se justifica face a tudo o que esta câmara tem para oferecer, sem necessidade de extras adicionais, como kits de ecrã ou de conectividade para se ligar a smartphones/tablets.

Por isso mesmo, a Contour+2 sai daqui com um:


Contour+2

Prós
  • Qualidade de imagem
  • Simplicidade de operação
  • GPS, Bluetooth

Contras
  • Preço
  • Autonomia


Galeria de Fotos





9 comentários:

  1. Olá Carlos!

    Agora mais como um comentário pessoal uma vez que conheces tanto a Contour como a GoPro, qual delas preferes?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas apenas por ser mais portável e de menor tamanho ou mesmo ao nível da qualidade de imagem?

      Cumps

      Eliminar
    2. Por tudo, facilidade de operação, possibilidade de usar um smartphone como "controlo/ecrã remoto", robustez, qualidade de imagem, a rotação das lentes, etc.

      Em breve deverei receber uma Roam (a "low-cost" da Contour) para ver que tal se comporta... :)

      Eliminar
  2. Drift HD Ghost parece-me que está ao nível...

    ResponderEliminar
  3. Ainda outra a adicionar ao leque:
    http://www.iontheaction.com

    ResponderEliminar
  4. Olá, onde posso conseguir os programas para PC e celular, para a Contour+2 ? para PC eu achei o Storyteller e para celular o Conect, mas nenhum deles funciona.

    ResponderEliminar
  5. Com a caixa estanque como fica o microfone?
    se for igual à concorrente da sony, simplesmente ficamos sem audio.

    ResponderEliminar