2013/05/19

Análise Contour Roam 2


Não  há duas sem três, e depois de termos espreitado a Ion Air Pro e a Liquid Image Ego, é tempo de espreitarmos o modelo mais económico da Contour: a Roam 2.

Este era um modelo que também me suscitava bastante curiosidade, pois já conhecia bem o que o modelo mais evoluído permitia fazer: a Contour +2; e faltava saber quanto dessas vantagens permaneceriam neste modelo mais barato.


A Contour Roam 2 


A Roam 2 mantém o mesmo design característico que já conhecíamos da +2, com uma construção em metal que dá confiança para o "uso e abuso" nas situações mais complicadas.


Embora seja o modelo mais económico, a Roam 2 tem uma vantagem em relação ao modelo "de topo" da Contour: a câmara é à prova de água sem necessidade de uma caixa estanque adicional. É uma funcionalidade que só por si a poderá tornar mais atractiva para muitas situações (mesmo se apenas seja para utilizar até 1m de profundidade - mais que isso, continua a ser recomendável o uso da caixa estanque).

A Roam 2 tem um sensor de 5MP e pode gravar vídeo FullHD 1080p a 25/30 fps, 960p a 25/30fps, 720p a 25/30/50/60fps, e tirar fotografias temporizadas a cada 1, 3, 5, 10, 30, 60 segundos.

A principal ausência face à +2 é o desaparecimento da conectividade Bluetooth.


A tampa traseira que dá acesso às ficha USB e slot micro SD é de fácil utilização e de construção robusta; e continuamos também a ter o muito versátil sistema de rotação da câmara que nos permite fazer filmagens na orientação correcta mesmo quando se tem que fixar a câmara em ângulos "estranhos". (Só não se esqueçam é de fixar bem a câmara para evitarem situações destas! :)


Para confirmarem qual a orientação da câmara, está igualmente presente o laser de alinhamento.

Em Funcionamento


Se este tipo de câmaras é já habitualmente fácil de utilizar, no caso desta Contour Roam 2 (tal como a +2) a coisa é mesmo à prova de erros. Não existe sequer botão de ligar e desligar, e tudo se faz apenas usando um sólido botão deslizante que não deixa margens para dúvidas: arrastando para a frente está a funcionar e a gravar; arrastando para trás desliga-se e para-se a filmagem.

Existe apenas mais um botão de pressão na parte traseira que permite verificar o estado da bateria e do cartão de memória, assim como ligar o laser durante alguns segundos


Para evitar actuações acidentais, existe também uma pequena patilha no botão deslizante que o bloqueia na posição actual.

Até aqui, tudo muito bem. O problema começa quando queremos alterar os modos de gravação... ao contrário da Contour +2 com Bluetooth em que podíamos facilmente fazê-lo através de uma App, aqui estamos muito mais limitados. Para o fazermos temos que instalar um programa no PC, o que complica a vida caso se queira fazer isso num PC de um amigo ou de alguém "no terreno" que não tenha o programa instalado... para além de que não existe uma versão para Linux.


A situação pode ser "desenrascada" através da edição manual de um ficheiro de configuração que é criado no cartão de memória (e podem até guardar várias cópias com nomes diferentes dependendo da configuração que desejarem, e irem alterando o nome em função do for adequado para o momento), mas não deixa de ser uma solução muito desajeitada.


A Contour bem que poderia ter mantido um botão selector entre dois modos pré-programados como existia na +2; e mesmo sem botão, poderia ter implementado um qualquer outro modo para o fazer -por exemplo, através de um "long-press" no botão de estado traseiro, por mais de 5 segundos, para alternar entre o modo 1 e modo 2 (que podiam ser indicados através de sinal sonoro ou piscando o led da bateria/cartão). Foi sugestão que já mandei para a Contour... mas não sei se eles estarão interessados nisso.


É verdade que para a maioria dos utilizadores, depois de escolhido o modo de funcionamento, "nunca mais" se volta a mexer naquilo, e este aspecto poderá não ser crítico... mas para outros que queiram trocar frequentemente entre modo de vídeo e time-lapse (por exemplo), a obrigatoriedade de recorrer a um PC (com o software deles instalado, ou fazendo as tais batotas com o ficheiro de configuração) pode ser um factor decisivo na sua eliminação da lista de hipóteses.


Tal como referi nos testes às outras câmaras, a análise à qualidade de imagem vai ficar adiado para um comparativo que está em preparação, que coloca os vídeos de todas "lado a lado", mas novamente refiro que o modo mais recomendado para estas câmaras será sem dúvida o 720p a 60fps. O FullHD 1080p continua a ser algo que mais parece estar presente apenas para efeitos de marketing... embora admita que possa dar jeito, para filmagens de cenas... lentas (o que não será propriamente o uso mais adequado para uma "action cam".)


A Roam 2 está de momento em serviço para um captação de um time-lapse de longa duração, pelo que só vos posso apresentar um pequeno sample video para dar uma ideia do que ela faz. (Embora no YouTube se torne complicado mostrar vídeo a 60fps... pois a compressão que aplica "estraga tudo".)




Um último pormenor: devido ao timelapse que vai estar a captar imagens durante semanas, tive que me confrontar com a questão da autonomia. A Roam 2 tem uma autonomia anunciada de 3.5h em gravação - que é um valor bastante bom face às concorrentes - e que em modo timelapse passa quase para 5-6h (pelo menos no modo com intervalos de 1 minuto, que é o que tenho activado). No entanto, isso não é suficiente para fazer as capturas durante todo o dia, como pretendia.

Logicamente, fui buscar um carregador USB para a manter permanentemente ligada à electricidade... apenas para descobrir que: não dá. Quando se liga o cabo USB ao carregador, a câmara entre em modo de "transferência de dados", desactivando o funcionamento normal. Depois de alguns dias a desesperar, lá descobri que a Contour disponibiliza um carregador e um cabo "especial" apenas para recarregamento, que permite que a câmara esteja a ser alimentada continuamente e continue a filmar. Ainda não tive tempo para espreitar o que este cabo tem de especial... (sim, tinha tentado usar um cabo USB genérico só de power sem os pinos de dados, mas não funcionou - suspeito que este cabo da Contour tenha os pinos dos dados em curtocircuito, ou com uma resistência de valor específico para sinalizar a câmara).

Uma vez que só tive oportunidade de fazer este timelapse com a Roam 2 - (as restantes câmaras já tinham sido devolvidas) - não sei como se comportarão as outras câmaras neste caso.


Apreciação Final



Confesso que gosto bastante das Contour (como se pode ver pela Contour +2), e esta Roam 2 - com um preço de 199€ - parecia-me uma excelente proposta para quem procurasse uma câmara robusta e com modo de operação super simples. Estamos a falar de um valor que é cerca de metade do que é pedido pela Contour +2; e que para além de nos oferecer a mesma robustez e aspectos práticos de funcionamento (o botão de deslizar único "anti-preocupações"; a lente rotativa com o indicador laser) vai ainda mais além, com a protecção integral à prova de água de origem sem necessidade de caixa estanque.

No entanto há limitações que fazem com que seja obrigatório colocar-se uma questão: até que ponto estão dispostos a sacrificar a versatilidade de alternar entre diferentes modos de gravação no terreno, em troca de uma construção mais robusta e operação simplificada?

Se não pretenderem "abusar" muito da câmara e derem mais valor à fácil mudança de modos de gravação, há opções mais baratas no mercado que embora não ofereçam tanta confiança a nível da robustez incluem conectividade WiFi - e para estas pessoas, a Roam 2 não passará de um "morno".

Se a utilização que lhe pretendem dar é a de a colocarem num suporte na vossa mota, capacete, carro, etc. onde vá passar o resto da vida a fazer gravações sempre no mesmo formato... então temos uma câmara que se torna "quente-escaldante" face ao que oferece a metade do preço da sua irmã a quem não falta nada.


Portanto, o mais justo será talvez fazer a média destes dois casos, e dar-lhe um:


Contour Roam 2

Pros
  • Qualidade de construção 
  • Facilidade de operação
  • À prova de água
  • Rotação da lente 

Contras
  • Alteração dos modos de gravação apenas possível via programa num PC (ou mexendo no ficheiro)
  • Sem saída HDMI
  • Sem WiFi/Bluetooth


Nota final: caso a Contour venha a implementar uma funcionalidade de alternar entre dois modos via actualização de firmware... resolvia o principal ponto negativo desta câmara, e tornaria-a muito mais atractiva para os potenciais interessados. Isso, ou então repensar o posicionamento das suas câmaras, uma vez que há concorrentes que já oferecem WiFi a preços inferiores.

O distribuidor exclusivo da Contour em Portugal é a Q&F, a quem agradecemos a cedência desta câmara.

10 comentários:

  1. Carlos, sem WiFi ou sem Bluetooth?
    Eu possuo a +2 e, as configurações e o preview são feitas por Bluetooth. Em que, o único revés é o consumo excessivo de bateria na +2, tudo o resto é muito bom. Gostava de ver na APP uma função para ver os vídeos/fotos armazenados na câmara...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é Bluetooth sim. (Depois de ter andado nos testes às camaras com WiFi... fiquei com o WiFi na cabeça! :)

      Mas fosse WiFi ou Bluetooth, o que interessava era ter qualquer forma de ajustar os settings e ver a imagem.

      Eliminar
    2. Sim, claro!
      Só quis chamar atenção, para o caso de quereres corrigir!
      Pois de repente fiquei a "matutar" como tinha-me escapado essa função.

      Outra mais valia da Roam2, é a possibilidade de escolher a cor da máquina por entre 4 cores agradáveis (preto/cinza, vermelha, verde ou azul), gostava que houvesse essa opção na +2 ;)

      Eliminar
  2. Sabem de alguma autorizada dessa camera? Grato.

    ResponderEliminar
  3. Você poderia fazer um comparativo com esta outra câmera. Vou postar o Link
    http://www.walmart.com.br/produto/Cameras-e-Filmadoras/Esportivas/Polaroid/444842-Camera-Esportiva-de-Alta-Definicao-Polaroid-XS100-Branca

    Estou entre essas duas, estou preferindo a Polaroide pq tem amplitude de 170º contra 120° da Contour. Gostaria de saber se tem outros itens a serem levados em consideração para escolha. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde Amigo.

    Gostaria de saber mais um porco sobre isso: A situação pode ser "desenrascada" através da edição manual de um ficheiro de configuração que é criado no cartão de memória (e podem até guardar várias cópias com nomes diferentes dependendo da configuração que desejarem, e irem alterando o nome em função do for adequado para o momento), mas não deixa de ser uma solução muito desajeitada.

    Estou para comprar uma câmera dessa.

    Se eu possuir dois cartões, e deixar cada um configurado (pelo modo que você falou) de um jeito, consigo alterar os modos de gravação conforme a troca dos cartões?

    Pois gostaria de deixar um cartão configurados apenas para fotografar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, se tiveres configurações diferentes em cada cartão, à partida assumirá a configuração de cada um deles. (Assumo que não tenham havido grandes alterações nessa questão desde o firmware usado na altura.)

      Eliminar
  5. Que rápido!! rs

    Entendi.. Vou comprar a camera então.

    Sou do Brasil, e aqui não achei nem a Roam 3 nem a +2.

    Mas acredito que a Roam 2 ainda tneha o melhor CxB.

    Além de ter um acabamento diferenciado.



    Obrigado!

    ResponderEliminar
  6. Olá.

    Poderia me explicar melhor como fazer a questão da configuração do cartão? Pois nãoe stou conseguindo.


    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Como faço pra tirar selfis com ela? Mando gravar e deixo programado pra tirar fotografias em 3 segundos, ela filma e tira a foto juntas? Obg

    ResponderEliminar