2012/12/07

A Segurança dos Elevadores


No seguimento do post anterior sobre como funcionam os elevadores, hoje vamos ficar a conhecer alguns dos elementos que tentam salvaguardar a segurança dos utilizadores, não só nas situações do dia a dia... como no caso de acidentes imprevistos.



Podemos então começar pelo sistema mais simples, que impede que um elevador feche as portas "entalando" alguém. Na maiorio dos casos estamos perante células fotovoltaicas que detectam se há algum obstáculo entre a porta do elevador. Isto é um simples sistema de reflexão de raios infra-vermelhos emitidos por um emissor e depois de reflectirem do outro lado da porta irão incidir num receptor. Se por acaso o receptor não estiver a receber o feixe, o elevador interpreta isso como estando algo no local da porta e portanto não a deixa fechar. Dependendo dos elevadores, as portas podem ter apenas uma célula (nos mais "baratos") ou várias, a diferentes alturas; sendo que há também outros sistemas anti-entalamento que impedem o fecho das portas quando detectam que está a ser exercida demasiada força pelos motores (no caso de estar algo entalado nas portas fora da zona de actuação das celulas foto-eléctricas).


Mas o problema que certamente mais preocupará todos os utilizadores de um elevador é outro: será que o elevador pode cair?

Como em qualquer sistema, tudo pode acontecer, e de facto um elevador pode cair. Mas a probabilidade disso acontecer é extremamente baixa - ao contrário do que se pode ver em muitos filmes de Hollywood - devido aos diversos sistemas reduntantes de segurança.



Comecemos pelo receio do "cabo" se partir e deixar cair a cabine de uma altura elevada. Se alguma tiverem oportunidade de ver, constatam que não há só um cabo a segurar o elevador mas sim vários cabos de aço. E, para além disso, cada cabo de aço é composto por vários cabos mais finos enrolados numa trança para fortalecer o cabo e evitar que este se parta por completo. É portanto bastante improvável que um cabo de elevador sofra uma falha "catastrófica" em que se parta completamente.

Mas, se tal acontecer... há mais sistemas prontos a actuar.


Primeiramente o elevador tem de detectar se poderá estar a cair, e para isso usa um simples controlador de velocidade. Se a velocidade do elevador for superior ao limite programado, ele activa os sistemas de segurança. Normalmente - digo normalmente pois estou a falar em elevadores relativamente modernos - ele começará por aplicar uns travões semelhantes aos travões de discos utilizados nos carros. Esses travões actuam sobre barras verticais aplicadas no poço do elevador e são a primeira linha de defesa em caso de alguma avaria.

Para salvaguardar contra outro possível caso, por exemplo do contrapeso se soltar e deixar a cabine com demasiado peso para ser sustentada pelo motor, existe também um sistema que se encontra na roldana e que, quando accionado, faz prender umas peças de metal nuns dentes da roldana bloqueando-a e parando o elevador.

E por último, há ainda um amortecedor pneumático no fundo do poço do elevador, que servira como "almofada" para amortecer a queda, em caso de falha total dos múltiplos sistemas de segurança - que, esperemos, nunca tenha que vir a ser utilizado.


Portanto, como podem ver, o elevador poderá ser considerado dos meios de transporte mais seguros que existem.

De qualquer forma, fica o aviso de que nunca tentarão entrar ou sair do elevador caso ele tenha ficado preso entre dois andares. Muitos dos acidentes são causados quando as pessoas tentam sair nessas situações... pelo que, por muito incómodo que seja ficar lá até que a situação seja resolvida... é mesmo o melhor a fazer.


Já agora deixo-vos mais uma curiosidade interessante. Se por acaso ficarem presos num elevador e o problema não for falha de energia, experimentem mandar o elevador ou para o primeiro andar (normalmente uma cave, garagem, rés-do-chão) ou para o último andar (normalmente coincide com o último do prédio).
Em que é que isto resolve o problema? Em certas situações o computador que gere o elevador pode deixar de saber em que andar este se encontra. Nesse caso, o computador não o pode mandar nem para cima nem para baixo pois ele não sabe onde ele está. Para isso, e posso dizer que também é mais um sistema de segurança, os elevadores nas extremidades do percurso têm um sensor especial chamado sensor de fim-de-curso que, assim que accionado quando o elevador lá toca, informa ao computador da sua posição. A partir daí o elevador irá retomar o seu funcionamento normal pois o computador já sabe onde ele está. Este sistema funciona como uma espécie de reset do sistema.


Portanto e relembrando, se ficarem retidos num elevador, a primeira coisa que têm a fazer é carregar no botão referente ao primeiro ou último piso. Este é um erro bastante frequente nos elevadores que faz com que eles parem e por isso agora já sabem como o resolver. (E se querem ficar a saber mais sobre o sistema de controlo dos elevadores, já temos novo post sobre isso.)


Desde já quero agradecer também as respostas e comentários que vão colocando nos posts das Curiosidades e incentivo a qualquer um que tenha alguma dúvida em particular ou queira que seja explicado como algo funciona, a deixar a sua questão para que possa ser abordada num post futuro!

[por Pedro Cabido]

4 comentários:

  1. engraçado que ainda hoje de manhã estiveram a dar um programa sobre a historia dos elevadores e do Otis, inventor do primeiro. os vários sistemas de segurança e até um acidente que aconteceu num edifício onde colidiu um avião e o elevador caiu 75 andares com uma senhora la dentro e sobreviveu graças ao pneumático no fundo do poço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado, (não tem graça nenhuma) que na Costa da Caparica caiu um elevador do 3º andar até ao r/c, bateu no amortecedor e 2 técnicos que estavam no elevador ficaram feridos com gravidade. Acreditar em quem?

      Eliminar
  2. também vi esse documentário, muito interessante. bom artigo :)

    ResponderEliminar