2012/12/06

Como Funcionam os Elevadores


Usámo-los todos os dias e a sociedade actual depende inteiramente deles. Eles tornaram possível o sonho do Homem construir o mais alto possível e sem eles dificilmente a ideia teria vingado (imaginam-se a subir as escadas até um 20º andar?). Estou obviamente a falar dos elevadores e hoje vamos espreitar um pouco do que se esconde por trás das suas portas e cabines, para ficarmos a saber como funcionam.


Todos os elevadores permitem a deslocação no sentido vertical, subindo e descendo - no entanto, os métodos que utilizam para o fazer variam consoante as aplicações e as necessidades. A maioria dos elevadores actuais pode ser separada em dois grandes grupos, com métodos de funcionamento distintos: os Elevadores Hidráulicos e Elevadores Eléctricos.

Os elevadores hidráulicos utilizam um cilindro hidráulico que empurra a caixa do elevador para cima. o seu princípio de funcionamento é a de uma bomba que injecta óleo sob pressão num pistão que vai fazer subir o braço hidráulico que levanta o elevador. Estes tipos de elevadores são normalmente usados em residências e apartamentos com poucos andares, pois a determinada altura deixa de ser viável ter braço "gigantesco" para antigir andares elevados. No entanto, este tipo de elevadores não é muito eficiente, pois a cada elevação é necessário que o motor desperdice recorrentemente bastante energia para injectar o fluido no pistão - e que depois não é reaproveitada quando desce (simplesmente voltando a pressionar o fluido para o depósito).



Há variantes que usam sistemas hidráulicos com sistemas de cabos e contra-pesos, para atenuar alguns destes inconvientes - no entanto, este tipo de sistemas são os que encontramos na maioria dos elevadores em que andamos: os elevadores eléctricos.

O mecanismo usado para o funcionamento deste tipo de elevadores também é bastante simples. A caixa do elevador é presa por cabos de aço em cima que a suspendem. Estes cabos estão presos a uma roldana no topo do edifício que, através do accionamento de um motor eléctrico, a faz girar subindo e descendo o elevador. Na outra ponta dos cabos de aço é acrescentado um contra-peso que tem um peso igual ao peso do elevador acrescentado de 40% da sua carga. Isto faz com que o motor eléctrico não tenha de puxar a totalidade do peso do elevador e da sua carga para cima; basta-lhe simplesmente controlar a diferença de potencial que há entre o contra-peso e o elevador e rodar em conformidade. Ou seja, se o elevador vai subir vazio, como o peso desse contra-peso é maior que o do elevador, o motor eléctrico simplesmente "deixar cair esse peso" (a velocidade controlada, obviamente) poupando bastante energia.



No que toca à "inteligência" dos elevadores, os elevadores mais básicos aplicam uma medida simples para reduzir o tempo de espera das pessoas. Se forem para cima, passam por todos os andares em que é necessário ir para cima e só depois pára nos andares em que é para ir para baixo. É fácil detectar este tipo de sistema, pois reparão que têm dois botões de chamada: um para indicar que querem descer, outro para indicar que querem subir. Se são daquelas pessoas que pensa que o elevador chega mais depressa se carregarem nos dois, desenganem-se. Isso vai tornar todo o sistema mais lento e prejudicar o tempo de espera global das pessoas.

Já nos arranha-céus mais recentes outro sistema tem sido implementado onde uma pessoa ao chegar ao lobby dos elevadores, diz para que andar quer ir e um computador central que controla todos os elevadores indica-lhe qual o elevador que terá que apanhar para chegar lá mais depressa. Mas nos próximos dias iremos abordar a questão da inteligência dos elevadores de forma mais minuciosa.

No que toca ao factor energia, os elevadores são produtos que gastam muita energia. Portanto, quando é para subir dois ou três andares ou descer cinco ou seis, experimentem a usar a escadas. Vão ver que em muitos casos, para além de chegarem mais depressa, também fazem exercício físico sem grande esforço - e  ajudam o ambiente ao poupar energia eléctrica.

Amanhã iremos abordar a questão dos sistemas de segurança dos elevadores, e decobrir se um elevador pode "cair".

[por Pedro Cabido]

4 comentários:

  1. Ola viva, faltou referir a parte que tambem muitas duvidas suscita nas pessoas; um elevador pode cair?

    Na realidade nao so nos filmes.

    Os elevadores tem um chamado para-quedas, mas que nada tem a ver com um para-quedas nem airbag nem nada disso, sao bracos metalicos situados nas extermidades do elevador e que sao accionados se o mesmo atingir uma velocidade de descida superior a que estiver programada, nesse caso os bracos soltam-se e encaixam numa estrutura propria para o efeito, mais ou menos com um aviao a aterrar num porta avioes.
    Poderao eventualmente cair 2 andares ate que o para-quedas fique estavel.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso vai ser abordado num post que virá a seguir. :)

      Eliminar
  2. Ele é a empresa que faz a mantenção dos elevadores - e leva um balúrdio.
    Ele é a Câmara que vem certificar os elevadores - e leva um balúrdio.
    Ele é a companhia de electricidade - que leva um balúrdio.
    Ele é os inquilinos do R/C que dizem que não querem pagar o condomínio porque não o usam.
    Ele são as velhotas dos últimos pisos que fazem um drama quando o elevador avaria.

    Porcaria de meio de transporte.

    ResponderEliminar
  3. Ola, queria daber as vantagens e desvantagens de usar o elevador elétrico. Em questão de energia l, preço, etc.

    ResponderEliminar