2012/12/19

Corrigir Problema do WiFi no iOS 6

Desde a actualização para o iOS 6 que os meus iPhones se recusavam a ligar ao meu router principal, coisa que era estranha - uma vez que nunca antes tinha tido problemas desse tipo - e que apontava para o próprio iOS6 como causa (já que tentando com iPhones com iOS 5, continuava a funcionar sem incidentes.)

No entanto, como tenho dois hotspots alternativos cá por casa, um que funciona como repetidor, e outro que funciona "em paralelo" com ambos, nunca me chateei muito com isso, já que... qualquer um dos outros resolvia o assunto.

Mas eis que ontem, depois de revisitar o assunto devido ao update para o iOS 6.0.2 que prometia corrigir bugs de WiFi (mas que nada fez neste meu caso) e depois de alguns comentários para trás e para a frente, o meu caro colega Dos Passos referiu uma coisa que parecia completamente absurda: alguém se tinha queixado de problema idêntico, de conseguir ligar-se a um repetidor WiFi mas não ao router principal; e que tinha resolvido o problema introduzindo o nome da rede WiFi manualmente!

Não... não podia ser tão simples, ou podia?

Nunca tinha tentado tal coisa, pois nas definições do iPhone todas as minhas redes apareciam com o nome e sinal excelente - só que ao tentar ligar à tal rede principal, obtinha sempre um erro de "unable to join".

Custar não custa, e como tal, mesmo tendo a rede automaticamente a aparecer, fiz o indicado, introduzindo o nome da rede manualmente... e... não é que funcionou mesmo!?!

Fica o registo para a posteridade... (e obrigado ao Dos Passos por ter resolvido este problema - o "mistério" permanece, de porque motivo isto acontece só nestes casos raros, e no meu caso só com o iOS6 - mas, agora já não me chateia a cabeça. ;)

14 comentários:

  1. Como? o_o Que bug mais estúpido. Nem faço a mínima como é que isto pode acontecer.

    ResponderEliminar
  2. De nada. \O/

    Não sei se reparaste foi na hipótese que o solucionador do mistério colocava. Como também não tinha percebido, punha a hipótese de o iPhone só se ligar ao repetidor porque o número de equipamentos que era possível ligar ao router estava completo. Quando conseguiu ligar-se ao router com o iPhone houve outro equipamento que "foi-se". Esta parte, embora lógica, ainda é mais mirabolante ... mas como em informática tudo é possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu vi isso, mas não é aqui o caso. Tenho o DHCP a dar um máximo de 70 endereços, e só estou a usar uma dúzia deles.

      Eliminar
    2. Então, mais um contributo de 5 cts. Como o "material" tem sempre razão ...

      1 - As versões iniciais do iPhone OS/iOS tinham definições bastante simples (porque tinha menos funcionalidades) e era disso que o pessoal gostava
      2 - Em novas versões as definições "complexizaram-se" e o pessoal começou a resmungar
      3 - Para evitar mais definições manuais, foram aumentando os algoritmos de optimização automática (que, quando dá para o torto, é o mesmo que "burrice teimosa", uma das formas de bug).
      4 - Não há nenhuma dúvida que o iOS tem algoritmos de optimização e escolha das ligações Wi-Fi quando há várias disponíveis.
      5 - Por alguma razão o algoritmo escolheu como a melhor ligação a do repetidor e continuou lá a "marrar".
      6 - Quando manualmente se introduz o nome da rede, interrompe-se a definição automática que está a dar "burrice" :)

      Eliminar
    3. Não, também não será o caso. Isto acontecia mesmo sem qualquer outro hotspot ligado; depois de ter feito reset all network settings; e 1001 outras tentativas.

      Como disse, com iOS5, a coisa funcionou sempre (e continua a funcionar) sem incidentes... já com o iOS6 é que se verifica este fenómeno. E agora, depois de ter metido uma vez manualmente, já religa automaticamente sem chatices.

      Eliminar
  3. E podem explicar a um leigo como se introduz o nome manualmente?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por baixo das redes que são detectadas automaticamente tens a opção "other" que te pergunta o nome da rede, definições de segurança, etc. manualmente.

      Eliminar
  4. Obrigado Carlos Martins! Infelizmente, no meu caso, esta hipótese não resolveu o meu problema.

    ResponderEliminar
  5. Olá Carlos, também não consegui resolver esse problema. E é irônico que só ocorre na wi-fi aqui da minha residência, no trabalho e em outros lugares funcionam.

    ResponderEliminar
  6. Desculpem maçar, mas comecei a fazer a actualização e fiquei com o ecrã preto e passados 5 minutos, ainda nada. Alguém me pode ajudar?

    Obrigado
    Pedro

    ResponderEliminar
  7. Desculpem maçar, mas comecei a fazer a actualização e fiquei com o ecrã preto e passados 5 minutos, ainda nada. Alguém me pode ajudar?

    Obrigado
    Pedro

    ResponderEliminar
  8. Nooooooooossa muito Obrigado pela dica de entrar na rede manualmente!!!! Comprei um Iphone 5 e desde então era só dor de cabeça com os rotadores Dlink (casa e trabalho). Entrei manualmente agora nesse instante no trabalho e funcionou!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo, como configurou manualmente? Estou com o mesmo problema! Obrigado.

      Eliminar