2012/12/19

Gráficos 3D em Javascript com three.js


Se espreitarem exemplos de demonstrações WebGL em 3D a correr no vosso browser, frequentemente encontrarão a referência a um tal de three.js. O que se passa é que fazer a gestão de conteúdos 3D em javascript a partir do "nada" é - como em qualquer outra linguagem de programação - bastante trabalhoso. Assim este three.js é um "3D engine" que simplifica a criação de objectos e cenas em 3D, e que pode utilizar WebGL, SVG, ou o elemento Canvas como ecrã de saida.

Fazer um tutorial sobre criação de objectos e cenas em 3D é algo que fica um pouco para além do âmbito aqui do Aberto até de Madrugada. Mas... para os interessados, não será difícil encontrar inúmeros tutoriais a um googlanço de distância, ou começar por estes aqui.

E o mais interessante é que podem chegar a um exemplo como este:
E simplesmente fazerem o "view source" no vosso browser, para poderem analisar em detalhe como é que tudo foi feito. Mas... claro que não precisam limitar-se a exemplos tão básicos... e não faltam exemplos que melhor demonstram as potencialidades do WebGL e do three.js.

Criar cenários interactivos em 3D, mesmo sem recorrer a linguagens como o Processing, é mais fácil que nunca graças a projectos como este.

2 comentários:

  1. Awesome article. Google Translate helped me along. I've been meaning to do stuff with three.js!!

    Thanks!

    P.s. I hope things are really well with you and your family!
    P.p.s. I couldn't find a post-codebits post, did you write one?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Erik, glad to hear from you. :)

      Yep, there's a Codebits 2012 post here:
      http://abertoatedemadrugada.com/2012/11/codebits-2012.html

      But I still have one in the making specifically about Ultimaker. ;)

      Eliminar