2012/12/15

Nova App do Google Maps é Ilegal na Europa?


Se pensavam que era tempo das empresas já terem aprendido com os erros passados - no que diz respeito a activarem serviços de recolha de dados sem o consentimento expresso dos utilizadores - eis que parece ficar novamente demonstrado que na realidade... não é o caso.

A nova App do Google Maps para iOS tem recebido excelentes críticas, pela sua funcionalidade e design, mas parece que vai estar igualmente na mira das autoridades europeias, com um Centro de Protecção da Privacidade na Alemanha a dizer que o que o Google está a fazer com esta App é ilegal na Europa.

Em causa está a opção de recolha de dados da localização, que vem activada de origem sem que o utilizador tenha dado o seu consentimento explícito (independentemente de poder estar para lá escondido nas inúmeras páginas dos "termos de serviço" que ninguém lê). Estes dados são usados pelo Google para os seus diversos serviços, como ir melhorando a qualidade dos mapas, determinar o estado do trânsito, etc. Mesmo se neste caso estes dados são recolhidos de forma anónima (não sendo directamente associados a cada utilizador, como acontece no caso do Google Latitude, por exemplo) - seria mais correcto perguntarem explicitamente aquando da primeira execução do programa, qual seria a preferência do utilizador.

É que ainda por cima, quando vemos o local onde o Google "escondeu" a opção, parece que foi mesmo feito propositadamente para que um utilizador não dê com ela por acidente, ora veja-se:


Sim... a opção para activar ou desactivar a partilha dos dados da localização com o Google está mesmo no canto mais recôndito possível da App, sendo necessário aceder aos nossos dados, ir a "settings", entrar em "about, terms & privacy", seguido novamente de "terms & privacy", e finamente temos acesso ao indicador que nos mostra se a partilha está activada ou não! Ufa!

Se no meu caso não me incomoda nada partilhar a localização com o Google (sou utilizador do Google Latitude desde que me lembro!)... é certo que me parece desnecessário o Google continuar a meter-se recorrentemente nestas embrulhadas.

4 comentários:

  1. Carlos, lembro-me perfeitamente que aquando da primeira utilização da app no meu iPhone aparecia lá uma cruzinha muito pequenina, seleccionada por defeito, mas que eu tive o cuidado de tirar antes de prosseguir para a app propriamente dita. Fui agora mesmo verificar a este menu manhoso se ela se tinha auto-activado, mas não! Continua desactivada... A malta é que tem a mania de fazer sempre SEGUINTE, SEGUINTE, SEGUINTE ao estilo dos instaladores de aplicações Windows onde se não tens cuidado instalas 1001 coisas para teres um programa que saque os vídeos do YouTube, não? eheh :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem tiver prática de Termos de Utilização e Política de Privacidade de facto não há nada a "reprochar".

      Antes da instalação há um claro Aceitar e Continuar: "Ajude-nos a melhorar incluindo o tráfego e outros serviços. Serão recolhido dados de localizações anónimos e enviados para o Google, e estes poderão ser ser armazenados no seu dispositivo".

      No link "saiba mais" tem mais explicações e como se activa desactiva a recolha desses dados. Entrando nos Termos de Privacidade é fácil ver se está activada ou desactivada.

      Acho que não há espiga quanto a isto. Agora, saber ao certo o que a Google faz com os dados não se sabe.

      Eliminar
  2. No meu também me perguntou antes de utilizar a app...

    ResponderEliminar
  3. Será essa a razão de o meu trafego de dados ter aumentado de forma descomunal depois de ter instalado o Google maps?
    Já desactivei essa opção e vou ver de deixou de papar dados.

    ResponderEliminar