2013/01/07

O preço dos Filmes 4K


Eu sempre disse que o formato bluray provavelmente seria o último formato "físico" para filmes - e que muito provavelmente nem chegaria a ter tempo para verdadeiramente se implementar da mesma forma que o anterior DVD o fez. E penso que um dos elementos que virá acelerar essa "morte anunciada" será a chegada ao mercado dos televisores 4K, que chegarão já este ano (a preços proibitivos para a maioria das pessoas, mas... já sabemos como estas coisas são - ainda me lembro do tempo em que passava nas montras das lojas a sonhar com a perspectiva de um dia ter um ecrã de 50" em casa... e hoje em dia tenho dois.)

Mas o que me traz aqui hoje é a questão dos preços. Ao olhar para filmes como este TimeScapes - o primeiro filme a ser vendido também em formato 4K - preocupa-me ver que os produtores estão interessados em nos "impingir" a velha máxima de que não só temos que pagar pelo conteúdo... mas também pela qualidade que ele tem.

Este filme está a ser vendido por cerca de $29 em DVD, $39 em Bluray, $24 em versão digital (480p, 720p, ou 1080p) - o que me parecia um bom preço... mas que é estragado logo de seguida, pelas versões "Retina" (2560x1440 e 2880x1620) que sobem para os $39; e ainda mais pelas versões 4K:  $99 e $299!

Mesmo tendo em consideração que estas versões vêm com suporte físico - uma Pen USB para a versão de 25GB, e um disco na versão Cineform (de 330GB, a mesma que seria projectada num cinema digital) - parece-me que é um mau prenúncio para o que está para vir.

Se por um lado nos tentam convencer que o que temos que pagar não é o "suporte" mas sim os conteúdos (algo que me parece o correcto), neste caso parecem querer convencer-nos que quantos mais pixeis quiseremos ver, mais teremos que pagar. Valha-nos que este documentário foi filmado a 24fps, porque se fosse a 48fps certamente ainda teríamos preços mais inflaccionados!

Mas que raio de diferença faz para um "criador" que a sua obra seja vista em baixa-definição ou em alta-definição; numa pequena TV de cozinha ou num mega-projector num home theater; em som monofónico ou em 7.1; num tablet na retrete ou num smartphone durante uma viagem de autocarro?

Ter preços diferenciados quando se trata de ter custos acrescidos de um suporte físico manifestamente dispendioso (como um livro impresso em papel "de luxo" vs papel "low-cost") ainda se percebe... agora... pagar mais por pixeis e bytes digitais, que já lá estão? Preço único para os formatos digitais se faz favor; e com o direito a que, quem os compre, possa ter acesso a qualquer uma das versões (low-def, high-def, 4K, etc) como e quando quiser.

5 comentários:

  1. De facto, não faz sentido. Mas serão os consumidores a ter a última palavra.

    E neste caso em concreto...considerando que não há ninguém com televisores 4K, esta diferenciação ainda faz menos sentido.

    ResponderEliminar
  2. É preciso não esquecer que na versão com mais pixeis, vêm também no suporte diferente. Quanto custa o disco ?
    Não estou a discordar que mesmo assim é caro, é por isso que nos dias de hoje a pirataria continua a subir, os cinemas estão vazios, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hollywood teve o ano com maiores receitas de sempre em 2012.
      Se tiveste uma quebra nas salas em Portugal no ano passado isso não se deveu á pirataria mas á crise. Ir ao cinema tornou-se um "luxo" caro em Portugal para grande parte da população.

      Isto não passa de ganância pura e simples de quem se apercebe que se está a tornar cada vez mais irrelevante.

      Eliminar
  3. Pelo que percebi aquilo vem com um PEN USB ou num Disco.....

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/1/13 18:46

    É preciso nao esquecer que as resoluções mais altas exigem todo um processo com requerimentos e investimentos MUITO superiores aos com menos pixeis e meios de distribuição em massa baratas como o são o DVD/x264 via on-line. Desde as camaras, computadores mais potentes, efeitos especiais renderizados a resoluções brutais, encoding ultra demorado, etc, obrigam a investimentos brutais, muito para além do simples formato físico. Ao colocarem essa diferença de preço não estão a fazer o cliente de DVD pagar algo para um simples 480/576p, mas para quem advém as verdadeiras vantagens: os de 4K. Assim que dum modo inicial quem vai suportar o investimento sao quem pode também inicialmente comprar os dispositivos (TV 4k e media center). Parece-me justo a diferença de preços, mas NAO essa diferença absurda!

    ResponderEliminar