2013/01/31

Surface Pro de 64GB só terá 23GB Livres


Os tablets Surface Pro da Microsoft poderão por momentos fazer-nos pensar nos eficientes Tablets ARM, mas aliado à potência de um sistema operativo Windows 8 capaz de correr todos os programas dos desktops - mas isso vem acompanhado também de algum peso indesejado, como é o caso do espaço ocupado pelo sistema. Ou seja, se se interrogavam porque motivo não temos um Surface Pro de 32GB, rapidamente perceberão porquê ao olhar para o espaço livre num Surface Pro de 64GB: apenas 23GB!

(Se têm uma sensação de déjà-vu, não estão enganados... já passamos pelo mesmo com o Surface RT, e na altura estávamos só a falar de 12GB ocupados.)

Esqueçam-se lá de todas as desculpas possíveis e imagináveis com que tentem justificar isto, a verdade nua e crua é a de que é inadmissível desperdiçar tantos Gigabytes para um sistema operativo (mesmo considerando que virá com programas como o Office incluidos). Será que esta gente se esqueceu da imensidão que são um 1GB de dados??? Ter-se-ão esquecido dos tempos em que o Windows podia ser instalado em discos com poucas centenas de MB? Será preciso relembrar que temos sistemas operativos gráficos que ocupam pouco mais de 1MB?

A mim, parece-me completamente absurdo e injustificável que o Windows 8 carregue tal peso. No mínimo dos mínimos, deveria ter uma opção que permitisse aos utilizadores limpar todo o espaço de coisas supérfluas e às quais nunca virão a dar uso. Assim a responsabilidade ficaria a cargo do utilizador.

E quanto à partição de recuperação - e ainda para mais considerando que é uma máquina feita pela MS - bastaria ter uma imagem virtual com umas centenas de MB que fosse carregada para a memória e que permitisse fazer a gestão/correcção/instalação do sistema operativo, a partir da web ou de um dispositivo USB. Nem pensar em que se gastassem mais uns gigabytes com isso.

Seria assim tão difícil?

4 comentários:

  1. Talvez seja por isso que a Acer vê mais sucesso nos Chromebooks que com Windows 8.

    http://www.tomshardware.com/news/Chrome-OS-Chromebook-Windows-8-Jim-Wong-Windows-RT,20746.html

    ResponderEliminar
  2. Venho deixar a minha experiência com o w8:
    Este fim de semana comprei um portátil novo com w8 e vinha com 65GB! de espaço ocupado, isto sem incluir os 20GB e tal de espaço reservado para backup. Como recentemente comprei um SSD da Intel, experimentei istalar o w8 oficial que disponibilizam aqui na faculdade. Resultado? Consegui apenas ocupar 26GB. Apesar de ser muito, mesmo assim, não deixa de ser uma diferença muito significativa.
    Offtopic: os SSD são mesmo uma maravilha, passei de ~16MB/s para 170MB/s em escrita hehe

    ResponderEliminar
  3. A Microsoft já não tem pano para vestir o monstro "Windows", por isso remendam-no, vestem-no do avesso, pintam-no de cores diversas. O bicho está enorme, pesado e só sobrevive ligado à máquina (processadores e memórias cada vez mais rápidas).
    A janela continua fechada e não há meio de a abrirem, Está na hora de partirem para algo novo, rápido e modular, de fácil actualização e atractivo para o consumidor e desenvolvedores.

    Depois de terem "saído" pelo Windows XP. deviam ter partido para outra casa - talvez sem janelas e com várias portas - quiçá "Doors V.0" ou outro, sinónimo de coisa nova... Diferente.

    É capaz de ser um pouco tarde, digo eu, mas...

    ResponderEliminar
  4. 41 Gigas de OS! Será programado em quê? Visual Basic?...

    ResponderEliminar