2013/02/01
Os Jogadores Mono-Jogos
Ultimamente ando voltado para os jogos, e se ontem vos falei dos blind-dates nos jogos online, hoje trago-vos outro fenómeno que é tão ou mais interessante: os jogadores fieis a um só jogo. Isto é, são pessoas que hora após hora, ano após ano, continuam a jogar o mesmo jogo por centenas e até milhares de horas.
Não me estou a referir a jogar de forma ininterrupta (embora também haja desses casos), mas sim de pessoas que mesmo tendo à disposição jogos novos, continuam a preferir jogar os seus "velhos clássicos" - e por opção própria (não vale contar o minesweeper só porque era dos poucos que estava disponível de origem com o Windows).
Eu não sou definitivamente um jogador mono-jogo, mas compreendo perfeitamente porque motivos alguns se sintam tentados a fazê-lo. Lembro-me perfeitamente das centenas de horas que perdi em jogos como Command and Conquer, Sim City, Sim Tower, e outros... e que continuava a jogar anos depois do seu lançamento pelo simples prazer que me davam. São jogos que "não envelhecem", e que apenas deixamos de jogar por deixarmos de ter tempo disponível - ou - por outro jogo viciante lhes tirar o lugar.
Hoje em dia, com a predominância dos jogos multiplayer online, as coisas mudam um pouco - os jogos que mais tenho jogado são os jogos onde tenho amigos que me acompanham. Mas ainda assim, verifico que no caso dos jogos mobile (neste caso no iPhone), muitos são os jogos que instalo e jogo durante alguns dias... e que depois nunca mais volto a tocar - e alguns se tornam naqueles que mesmo sendo sempre a mesma coisa, são os tais a que volto recorrentemente, meses ou anos depois de os ter instalado pela primeira vez.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
este post fez-me lembrar logo dois títulos:
ResponderEliminarBattlefield 2 (online)
Age Of Empires (offline)
nunca passam de moda...
Eu devo ser um desses, mas apenas no PC, pois na XBOX isso era quase um crime.
ResponderEliminarMas verdade seja dita, já não se fazem jogos como antigamente. Não sou dou todo um agarrado ao passado, mas vejamos que actualmente, tudo o que sai para o mercado pode ser considerado de mais do mesmo. É de facto mais complicado quando praticamente já se reinventou a roda de todas as maneiras e feitios, mas um pouco de bom senso era bem-vindo.
Vivemos num muito muito volátil e descartável, o que faz com isso aconteça. É a EA a lançar um "novo" jogo, são as companhias como a Autodesk e a Adobe a lançar versões novas que facilmente se chamariam de pequenos updates. Tudo isto faz com que o mercado do software (e não apenas dos jogos de computador) leve os velhos ditados populares ao seu extremo máximo, como por exemplo o "Muita parra e pouca uva!". Pior mesmo são as versões "inacabadas" que saem antes do tempo, mas isso são outros quinhentos.
Atualmente a maior parte das coisas são feitas para saltar à vista, para serem bonitas, para darmos aquela chapada, mas na maior parte dos casos, não passa disso mesmo, fogo de vista.
Faltam jogos com história, com bandas sonoras épicas, com algo que nos deixe saudade.
Faltam mais jogos como Metal Gear Solid, Age of Empires II, Red Alert 2, Starcraft, MOHAA, HL, Ultimate Mortal Kombat 3, Mario 64, RTCW, Sonic, Super Street Fighter 2, etc. Sim, muitos ainda existem, e apesar de bons jogos, não são uma obra que me apeteça terminar novamente nem mereça de facto muita atenção muito menos os preços exusbitantes que são considerados (a)normais hoje em dia.
Lembro-me de ter terminado o Teken 2 com todos os personagens apenas apra desbloquear as personagens escondidas e ver os creditos finais de cada uma. Terminei o Metal Gear Solid que tinha dois finais diferentes. Sabia Fatalities, Brutalities, Friedships e Babalities do Mortal Kombat. Falta um jogo longo como um HL que não aborreça. Falta um interminável Age of Empires ou Starcraft.
Basicamente acho que algumas pessoas, e principalmente as "mais velhas", que cresceram com os gráficos do Doom e não do Crysis 3, souberam apreciar o jogo não pelo grafismo, mas pela história, pela jogabilidade e acima de tudo pela "viagem" e fantasia. Isso faz com que não me meta grande confusão ao jogar um Metal Gear, um Sonic ou um Mario 64.
Basicamente faltam jogos que nos façam viver o agora, mas à moda do antigamente. Eles existem, mas são muito poucos.
CIV
ResponderEliminarHeroes of migth and magic 3
Transport Tycoon