2013/03/22

Apple Afasta-se do Skeuomorphismo


A Apple muito tem sido criticada recentmente por ter deixado "envelhecer" o iOS, que outrora era encarado como um sistema moderno e visualmente refrescante... mas que agora começa a parecer antiquado e pouco atractivo. Um dos factores que terá sido responsável por esse envelhecimento pode ser atribuido ao "Skeuomorphismo" - ou seja, a tentativa de replicar digitalmente coisas mais tradicionais, desde o feltro verde no Game Center, à semelhança de uma mesa de jogos num casino, ou uma carteira com couro costurado quando vamos ao Find my Friends, ou ainda um deck com fita a rodar na app dos podcasts.

São opções realmente de gosto bastante duvidoso... que eu próprio tenho vindo a criticar há bastante tempo; e sinceramente, até gostava de poder ter um feedback em primeira mão de um qualquer jovem que olhasse para a app dos podcasts, para saber se aquelas "fitas a rodar" fariam qualquer significado para uma geração que nem sequer conviveu com as cassetes compactas.

Mas... desde a barracada inicial dos mapas da Apple e o afastamento de um dos grandes fãs deste tipo de design, e a passagem do testemunho a Jony Ive, que se antevê que grandes mudanças a nível de design estejam para acontecer. E isso é algo que se poderá antecipar por algo tão simples quanto a recente actualização da App de Podcasts, que se livrou da "fita" e dos botões a imitar teclas físicas, optando por um design mais simples - bem na linha do que Jony Ive parece ter idealizado para os produtos Apple.

Vamos lá ver se esta influência poderá ter frutos já na actualização do iOS que se espera ainda durante este ano (provavelmente a acompanhar o lançamento de um novo iPhone - uma vez que tal como a Samsung já demonstrou, as novidades agora começam a recair sobre o lado do software e não do hardware). Pois senão, continuará a ser bastante caricato que algumas das apps com melhor aspecto no iOS... sejam as do Google.

8 comentários:

  1. Por acaso é um design um pouco hit and miss. Gosto por exemplo na app do calendário ou personal planner ou o que raio aquilo é mas não curto nada na iBooks.

    ResponderEliminar
  2. Eu até ia concordar um pouco com o post (com ressalvas ja que tenho bom gosto), mas o achaque de fanboy desse texto é uma ofensa ao leitor, o pior são os argumentos, vamos abolir Platão e o estudo de medicina ja que a maior parte dos jovens não vão tem contato com isso.

    É cada uma, que até parece duas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, continuemos a usar caixotes quadrados para representar LCDs, floppys de 5.25" para representar armazenamento digital, Platão ia apreciar.

      Eliminar
    2. Quanto ao "achaque" de fanboy fiquei sem perceber a que campo é suposto pertencer... É que tendo um iPhone 5 e um Nexus 4, penso que seja complicado justificarem esse tipo de acusações gratuitas...

      Eliminar
    3. fanboy pode-se intitular os admiradores de android... E se a apple continua neste esquema os seus admiradores vão passar a designar-se FanOldMens. Parece-me muito pertinente referir que para as gerações mais novas muitos dessa simbologia não quer dizer nada... Senão perguntem a um deles o que é uma cassete de cartucho . PS: não fanboy pois ainda tenho um Nokia N8... Aquela maquina fotografica que tb faz chamadas

      Eliminar
  3. Já quase na casa dos 40 e só agora, precisamente hoje, e devido a este Assunto, é que finalmente consegui compreender a verdadeira razão do sucesso da Apple...

    Tudo o que sempre fizeram, foi aliar a tecnologia com as ideias novas a uma imagem apelativa ao pessoal da minha geração! (a sério, leitores de cassetes 'virtuais' só poderiam ser apelativos à minha geração!)

    Não acredito que as gerações mais novas sintam ligações diretas à tecnologia do passado...

    Quem passa os dedos em cima das novas versões do Android, facilmente concluirá que a juventudo mais facilmente desejará os Samsungs e os Sonys do que os Apples - disto não tenho a minima dúvida! (excetuando, como é óbvio, os casos dos pré-evangelizados)

    Nota 1: Embora quase na casa dos 40, e ligado às tecnologias da informação, ainda não tenho nem um aparelho que seja da Apple. (não por antipatia, mas antes por razões de poupança e decisão mais racional na hora de comprar)

    Nota 2: Isto assim quererá dizer que, de agora em diante, o visual Apple começará a andar um pouco mais a par com o que já nos é habitual nas novas versões do Android, por exemplo, certo? Ok, isso são boas notícias para a concorrência e para a motivação a que, de parte a parte, se façam coisas novas! São portanto boas noticias!

    ResponderEliminar
  4. O que eu entendo pela opção de design da Apple é que eles buscam um público justamente ligado à esta estética meio retrô (ou seja, hipsters e "moderninhos", por ironia).

    Até acho que o iOS já anda muito cansado, mas não (só) por causa do skeuomofismo, mas sim porque faltam diversas funcionalidades das quais o Android já dispõe, principalmente no que se refere a widgets (cuja ausência de coisa semelhante, para mim, é a maior falha do iOS). Uma solução que existe para Android, como o Chameleon Launcher, não tem igual. Tenho um iPhone 4 e um Xperia PLAY, e ambos são bons desde a época que eu os comprei (há mais de dois anos), mas até hoje nada que o iOS ou o Android resolveram oferecer depois disso me fez querer trocar de aparelho. Atualizo apenas o sistema operacional, e por enquanto está ótimo.

    Eu até possuo diversos produtos da Apple, não por ser fanboy, mas porque já estou bastante acostumado ao ecossistema da empresa. Entretanto, o que eu não consigo concordar, sendo fanboy ou não, é que os apps do Google estejam entre os mais bonitos do iOS. Para mim, os serviços do Google são os melhores, mas a interface mobile deles é muito incômoda (e meio feia). Lamento até hoje ter feito o upgrade para o iOS 6 justamente por que o serviço de mapas da Apple é uma porcaria, mas a interface desconfortável do app do Google Maps não me permite usá-lo.

    Meu sonho é que a Apple e o Google fizessem as pazes, porque a melhor combinação que eu já vi são os serviços do Google vistos pela janela da Apple. Só precisaria haver mais dinamismo por parte da maçã em acompanhar a evolução das funcionalidades oferecidas pela empresa do robozinho. Claro que isso nunca vai acontecer, porque hoje são concorrentes, mas era apenas um desejo meu.

    ResponderEliminar
  5. Em tempo: o aplicativo de podcasts do iOS é a ovelha negra da família, para mim. Feio, pouco útil, mal organizado e mal diagramado. Até agora continuo ouvindo os podcasts no aplicativo de música padrão, por mais que a Apple insista em me forçar a usar o aplicativo específico.

    ResponderEliminar