2013/03/15

Galaxy S4 com Mobeam para Simular Códigos de Barra


O NFC está na moda como sendo o "apanágio" que milagrosamente tornará possível um sem número de coisas. Algo que, na verdade, não é bem assim. Existem mil e uma maneiras de dois dispositivos comunicarem entre si, e alguns até se podem tornar mais atractivos ao serem compatíveis com os milhões de equipamentos nos pontos de venda já existentes. É o caso deste Mobeam que a Samsung inclui no novo Galaxy S4.

Este sistema utiliza o LED infravermelho do S4 para simular um código de barras que pode ser lido através de um qualquer vulgar leitor de códigos de barras já existente na maioria das lojas. O Mobeam gera uma sequência de "flashes", invisíveis ao olho humano, mas que o leitor vê como sendo um código de barras válido.

É sem dúvida um sistema engenhoso... mas, interrogo-me se não seria mais prático e simples gerar a imagem  do código de barras no ecrã? Nunca experimentei ler um código de barras num LCD ou Amoled, mas penso que a a maioria dos leitores não teria problemas em reconhecê-los.

6 comentários:

  1. Realmente é uma solução engenhosa!

    Em relação à usar uma imagem, penso que alguns leitores de códigos de barras tem dificuldade em ler a imagem de ecrãs de smartphone, talvez por causa da reflexão do vidro.

    ResponderEliminar
  2. Uma vez tentei com o velhinho HTC Blackstone, pois tinha aquela app que agora não me recordo e que guardava os cartões e até gerava os códigos de barra. Sei que foi no continente nas caixas automáticas e não deu...

    ResponderEliminar
  3. Eu costumo passar os meus vales de desconto da decathlon, ou no meu S2 ou no meu Note 2 e tambem nao costuma ser facil. Depende um pouco da paciencia/experiencia do funcionario para fazer varias tentativas, ou, como me aconteceu na ultima vez apanhar uma menina mais experiente que me pediu o telemovel, colocou-o por baixo da bancada (disse-me que era para diminuir os reflexos) e passou o leitor de codigos de barras (daqueles moveis, com um cabo) e deu logo a primeira. Numa caixa de supermercado em que o leitor de codigos de barras esta fixo na registadora deve ser mais dificil, mas nunca tentei.

    ResponderEliminar
  4. Eu costumo passar os meus vales de desconto da decathlon, ou no meu S2 ou no meu Note 2 e tambem nao costuma ser facil. Depende um pouco da paciencia/experiencia do funcionario para fazer varias tentativas, ou, como me aconteceu na ultima vez apanhar uma menina mais experiente que me pediu o telemovel, colocou-o por baixo da bancada (disse-me que era para diminuir os reflexos) e passou o leitor de codigos de barras (daqueles moveis, com um cabo) e deu logo a primeira. Numa caixa de supermercado em que o leitor de codigos de barras esta fixo na registadora deve ser mais dificil, mas nunca tentei.

    ResponderEliminar
  5. Olá Carlos.

    Vimos Mobeam em Barcelona no MWC e a demonstração que eles fizeram era precisamente nesse sentido: os ecrãs actuais, com todas as camadas que têm não conseguem reflectir correctamente o código de barras. Isto também deve-se ao tipo de tecnologia utilizado nos leitores.

    Por isso é quase impossível um "simples" leitor de códigos de barras que existem aos milhões nas lojas ler a partir de um ecrã de smartphone.

    Daí terem desenvolvido o Mobeam e do que vimos a coisa funciona realmente muito bem e permite que os nossos smartphones possam passar a ser utilizados nas lojas sem estas terem de investir em equipamentos novos ;)

    ResponderEliminar
  6. Gostaria do passo a passo para usar esse dispositivo...
    Ele fica onde?

    ResponderEliminar