2013/05/06

Galaxy S4 de 16GB só tem 8GB Livres


Muito se criticou o Surface da Microsoft devido ao espaço de armazenamento quer era anunciado e o espaço livre efectivo (o modelo de 64GB apenas tem 23GB disponíveis), e agora os olhos voltam-se para o mais recente topo de gama da Samsung: já que o Galaxy S4 de 16GB apenas tem 8GB de espaço livre disponível.

É certo que não é um caso que chega às proporções do que acontece com os Surface com o Windows 8, mas mesmo assim poderá ser considerado... exagerado. Para referência, um Nexus 4 de 16GB tem disponível quase 13GB para o utilizador. No caso do Galaxy, temos que considerar que a Samsung tem muitas alterações feitas ao Android, a começar pelo TouchWiz e todas as funcionalidades extra e apps que vêm de série. Funcionalidades que a Samsung diz ocuparem 6.85GB (mais 1GB do que no S3) e que em parte serão explicadas pela necessidade de ter imagens com maior resolução para tirar partido do ecrã FullHD do novo modelo.

Explicações à parte... o que interessará saber é se será altura das marcas começarem a anunciar os modelos com a indicação do espaço livre efectivo disponível nos seus equipamentos, ou se acham correcto que se vendam produtos com 16, 32, ou 64GB... que depois possam ter apenas 50% desse espaço (ou menos) disponível para o utilizador?

9 comentários:

  1. Eu apoio a ideia de que têm de anunciar o espaço livre efectivo. O user não quer saber quanto espaço é que é necessário para que o telefone funcione. Por mim até pode ser um disco diferente. Deve ser algo totalmente transparente.

    ResponderEliminar
  2. Resposta da Samsung "comprem cartões de memória".

    ResponderEliminar
  3. O problema é que o Android 4.0> não permite instalar apps no SD, pelo menos sem recorrer a esquemas/aldrabices. Fail Samsung

    Tanta coisa com ecrãs FHD e depois numa coisa tão mais barata como a memória, não investem.

    32gb deveria ser o Padrão

    ResponderEliminar
  4. Em 3 décadas de vendas de PCs penso que nunca nenhuma marca anunciou o espaço dos seus discos deduzido do espaço ocupado pelo software pré-instalado. Por que razão havia de ser diferentes com os smartphones?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas em 3 décadas de vendas de PCs, nunca nenhuma* marca te forneceu um disco onde metade do espaço estivesse ocupado pelo sistema operativo pré-instalado. Acho que é esse o pormenor que começa a ser preocupante.

      * - Como tem que haver sempre uma excepção, temos o caso do Surface de 64GB... :)

      Eliminar
    2. Apple » Macbook air :p

      Eliminar
  5. Eu acho que deviam anunciar os dois... Total e Livre!

    Quando compram um portátil com um disco de 500GB, nunca têm esse espaço livre, nem que seja porque o windows e as aplicações originais ocupam logo uns 10GB... Disso o pessoal não se queixa. É claro que também não ocupa cerca de 50% de espaço como no S4...

    Quem quiser ter disponível a totalidade(ou quase) do espaço do S4, pode ter, se instalar uma rom "limpa", mas claro que iriam perder grande parte das coisas boas que este smartphone nos trás. Por isso é que defendo que deveriam anunciar sempre o total e o espaço livre.

    ResponderEliminar
  6. Para mim o correcto seria o equipamento ter os 16 gb efectivos.Eu sei que são todos assim, mas neste caso ultrapassaram as marcas.
    Para isto vendiam o de 32 gb como standard e não lançavam a versão de 16.
    O mais preocupante para mim é que as proximas firmwares para o meu S3 vai trazer essa tralha toda, que na verdade não faz falta nenhuma e são apenas argumentos de venda.


    ResponderEliminar
  7. instalem android puro, ocupa apenas 300MB da memoria do aparelho, eu instalei no galaxy S4 de 16GB e a diferença é gritante.

    ResponderEliminar