2013/06/06

Google Recua no Abandono do CalDAV por pressão dos Developers


Muitas vezes visto como intransigente nas suas decisões, doa a quem doer, o Google revela agora que afinal... também ouve os developers. O Google pretendia terminar o suporte do CalDAV, um standard de acesso a informações num calendário (como o Google Calendar). obrigando os developers a usar um formato proprietário do Google Calendar.

Obviamente que os developers não ficaram contentes, e mesmo com o Google a estar dispostos a manter o acesso via CalDAV para alguns developers seleccionados que justificassem a sua necessidade, as reclamações e pedidos de acesso foram de tal ordem que o Google optou por recuar na sua decisão e vai manter o CalDAV (como deveria ter feito desde sempre!)

É uma mudança que nos poderia inspirar a pensar que o mesmo pudesse vir a acontecer com o Google Reader, com morte anunciada para o próximo dia 1 de Julho. Só que no caso deste CalDAV, há várias grandes empresas e developers por trás que caso desistissem de usar o calendário do Google, levariam consigo muitos milhões de utilizadores para outros serviços - e daí a "maleabilidade" do Google em reconsiderar a sua posição; no caso do Google Reader, são apenas uns poucos milhões de utilizadores a quem o Google parece não dar valor...

O mais caricato seria que, com o surgimento de alternativas que se tornam cada vez mais interessantes e atractivas (e que têm melhorado a olhos vistos desde o anúncio da morte do Reader), uma delas se tornasse tão popular que daqui por uns tempos viesse a ser comprada... pelo Google.

1 comentário:

  1. Estou aqui, estou a trocar de Calendário! 1º o fecho do Google Calendar Sync...agora andam com essas manias. A Google a dar tiros nos pés!

    ResponderEliminar