2013/06/07

Serão as Apps Gratuitas Sustentáveis?


Se no outro dia falamos do impacto do preço das Apps nas diferentes App Stores, hoje vamos abordar outra das perguntas recorrentes: serão as apps gratuitas sustentáveis?

Vamos esquecer as manobras temporárias, como a de se passar uma app antiga a gratuita como forma de promover uma nova app dos mesmos developers que tenha sido lançada mais recentemente. As "app stores" vieram mudar o paradigma do preço que estávamos habituados a pagar pelo software. Um jogo para PC pode custar muitas dezenas de euros (ou até mais) mas num smartphone temos acesso a milhares de jogos que custam menos de 1€... ou são completamente gratuitos.

No entanto, por muito apetecível que seja ter coisas sem pagar por elas, temos que pensar na sustentabilidade do negócio. Será que desejamos que aquele developer ou companhia que fez uma app que tanto adoramos/utilizamos vá à falência e deixe de poder manter a app ou criar novas coisas?

Uma das opções é o recurso à publicidade, com muitas apps gratuitas a optarem por esse sistema: apps grátis têm publicidade, disponibilizando-se também uma versão paga que dispensa essa fonte de rendimento. Mas, a compra de uma app não é um rendimento que dure para sempre... (por algum motivo muitas empresas estão a passar do conceito de compra de software para o da "venda de serviço" associados a uma mensalidade ou anuidade). Confesso que no caso de alguns jogos de que gostei bastante e cujos criadores até têm lançado melhorias e actualizações gratuitas, já lhes disse para lançarem uma qualquer nova app ou conteúdo extra a pagar... pois acho que não estou a pagar o suficiente pelo seu trabalho!

Pode parecer um bocado estranho que nós, enquanto consumidores, nos devamos preocupar um pouco com a saúde do negócio de "outros". Mas começa a ser recorrente vermos que um qualquer serviço gratuito possa simplesmente "fazer o que lhe apetece", incluindo fechar sem pré-aviso, por não ter qualquer compromisso com os seus utilizadores - é "gratuito", não se pode exigir nada.

Claro que o facto de ser um serviço pago bem sucedido também não é garantia de que dure para sempre... estão sempre sujeitos a receber uma proposta irrecusável de um gigante como o Google/Apple/Facebook/etc. e de olharem pela sua vida.

Mas, pela parte que nos toca, não fará mal pensar um pouco no tempo, dedicação, e na quantidade de informação que investimos numa app/serviço. No caso de uma app gratuita, será inevitável considerar-se que outras formas o seu developer estará a utilizar para poder ganhar dinheiro à custa do seu trabalho. Será que está a vender os nossos dados? Será que nos está a usar de alguma qualquer forma dissimulada? Colocar um preço é algo que mostra logo onde é que ele vai buscar o dinheiro e evita essas suspeições.


Ainda no outro dia dei comigo a pensar se valeria a pena comprar uma app que custava cerca de 2€ (que em comparação com as de menos de 1€ se poderá considerar "cara")... até cair na realidade e dizer para comigo mesmo, se tantas vezes temos que meter moedas nos parquímetros, para algo que não nos dá divertimento nenhum... fará realmente sentido estar a discutir se uma app com que engraçamos merece uma ou duas moedas?

Mesmo em tempo de crise, vamos lá tentar contribuir para que se mantenha um sistema "saudável" em que os developers das apps que gostamos possam dedicar-se a fazer aquilo que eles (e nós) gostamos. Da próxima vez que estiverem a considerar dar uma moedinha a um "arrumador" na rua... interroguem-se se essa moeda não seria melhor investida a ajudar um developer para que possa continuar a fazer o que faz.

7 comentários:

  1. Um comentário é válido quando traz uma opinião diferente e/ou discordante do texto; mas deixo o meu só para dizer que concordo em género, número e grau com o que foi dito. Texto excelente.

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  2. Depende muito. Muitas aplicações gratuitas foram feitas com o intuito apenas de entreter o developer. Nunca fiz uma App paga :) mas para quem vem do open source acho que é normal.

    Se te preocupas com o que te fazem com os dados (concordo como conceito) então usa app store BB que te informa de que serviços a app vai utilizar.

    Agora este texto a mim parece-me um bocadinho de FUD não me leves a mal.. as pessoas deviam ter cuidado com o que metem no telemóvel mas, nada te prova que uma app paga seja mais segura ou melhor que uma gratuita...

    Para a maioria dos developers fazer apps é mais um passatempo que uma fonte de rendimento real... é muito difícil fazer vida de uma app numa loja qualquer. portanto eu desconfio tanto de uma gratuita como da que custa 2$

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    1. Sem dúvida. Mas o acho é que o simples acto de se ter que pagar por algo já nos deixa mais "alertas" quanto a algo, enquanto que muitas vezes sendo gratuito... as pessoas "relaxam".
      (Quantas vezes não assistimos a exemplos de: "deixa-me instalar isto porque é gratuito, mesmo não tendo intenções de o vir a usar" - especialmente para aproveitar promoções temporárias?)

      Ao contrário do FUD, o que pretendo é algo bem claro: que os "consumidores" se preocupem um pouco mais com o bem estar dos developers que criam as apps que utilizam e apreciam.

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    2. Sem querer ofender, mas não creio que Angry Birds, Real Racing, NOVA 3 sejam feitas para divertimento dos criadores. As pessoas acham normal pagar entre €150 e €700 por um smartphone (por ser algo material), mas não querem pagar €1 por uma aplicação (por ser imaterial). Em um mundo utópico as pessoas trabalham para o bem comum e para sentirem-se realizadas. No mundo real as pessoas precisam de dinheiro para comprar comida, pagar as contas de água, luz, gás, etc. e não se podem dar ao luxo de fazerem coisas "por diversão".

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    3. As app stores são "lojas" onde podes encontrar de tudo. Tanto tens a maioria das apps que lá está na tentativa de fazer algum dinheiro, como tens apps criadas por pura carolice e diversão, por pessoas que já têm os seus rendimentos e as fazem como hobby.

      Há espaço para todos. :)

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  3. A questão é muito subjetiva.

    Dou um exemplo contado na primeira pessoa não há muito tempo: o developer de uma app portuguesa (1010ti.me Clock Studio na play store) contava que, apesar de ter uma versão premium (ou gold) e uma versão free, ganhava x vezes mais dinheiro com a versão free que com a versão premium.

    Sendo que - e isto ele não disse mas sou eu a inferir - não raras vezes, quem paga, mesmo que 1 ou 2€, sente-se tentado a exigir ao developer mundos e fundos.

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    1. A questão essencial é que, qualquer que seja o método disponibilizado... permita ao developer "sustentar-se". A opção free com publicidade + premium (sem pub ou com funções extra) é das mais usadas actualmente, e parece dar bons resultados.

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