2013/07/14

Faróis LED Matrix da Audi


A Audi é uma das empresas que mais tem inovado na iluminação nos automóveis, e no novo A8 prepara-se para estrear um novo sistema de faróis LED. Os faróis 100% LED já são usados há algum tempo por algumas marcas, mas este novo sistema LED Matrix da Audi é bastante mais avançado e simultaneamente mais complexo... e simples.

Este sistema é mais complexo por consiste num sistema de múltiplos LED que podem ser controlados individualmente, e que através de uma câmara permitem que o carro viaje com os "máximos" ligados sem perigo de encandear os outros veículos. Quando outros veículos são detectados o sistema desliga ou atenua o brilho dos LEDs que enviariam luz na sua direcção, deixando os outros a iluminar a estrada. A simplicidade do sistema surge do facto de assim ser possível eliminar os habituais sistemas motorizados de direccionamento dos faróis, sendo tudo processado através dos LEDs. Estes faróis continuam a poder iluminar as curvas sem recorrer a motores, e estão integrados com o sistema de navegação GPS para saberem para que lado deverão iluminar, mesmo antes de se virar o volante.

Quando usado com o sistema de visão nocturna com identificação de peões, estes faróis são até capazes de piscar uma luz de aviso na direcção do peão para alertar o condutor.

Esperemos que rapidamente estes sistemas possam surgir nos modelos mais económicos, pois nem será preciso salientar a importância de uma boa e correcta iluminação para uma melhor segurança na condução nocturna.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)