2013/07/23

LycaMobile "ilimitado" Alvo de Queixa no Reino Unido


A Lycamobile é uma operadora virtual que tem dado bastante que falar por cá, depois de ter oferecido um tarifário promocional super-atractivo que numa questão de meses fez com que se tornasse na maior operadora móvel virtual no nosso país - e que depois, quando modificou as condições, passou da melhor para "a pior". Mas não é só no nosso país que esta operadora tem dado que falar, sendo que no Reino Unido foi alvo de queixa por publicidade enganosa relativamente à nossa bem conhecida questão do "ilimitado", e que por lá teve como resultado a proibição de fazer tal publicidade.

A entidade reguladora achou que existia realmente motivo para a queixa, de um tarifário que apregoava chamadas e SMS "ilimitados"... mas que na realidade estava sujeito a uma política de utilização responsável que limitava a 3000 minutos, mensagens, megabytes, por mês.

É algo que cá em Portugal  ocorre com assustador frequência por grande parte (todos?) os operadores nacionais, e que deveria ser alvo de investigação e regulamentação bem mais cuidada e eficaz pelas entidades reguladoras competentes. Deveria ser pura e simplesmente inaceitável que se utilizasse a designação ilimitado para algo que não seja - de facto! - ilimitado. Anunciar chamadas ilimitadas que depois se resumem a 3000 minutos mensais é uma falsidade e não deveria ser permitido sob que circunstâncias for. Se são 3000 minutos anunciem como sendo 3000 minutos; e o mesmo para os SMS e megabytes.

E nem sequer tentem "dar a volta" ao assunto com aqueles tarifários "ilimitados" que dão X quantidade de dados e depois passam a fazer throttling para velocidades que tornam o acesso inutilizável. Se só oferecem X quantidade à velocidade total, deverá ser esse o valor anunciado de forma clara e sem rodeios - com a cortesia de dizerem que mesmo após esse limite se poderá continuar a usufruir do serviço de dados sem pagamentos adicionais, embora com a velocidade reduzida.

É tempo dos operadores (e responsáveis pelas campanhas publicitárias e de marketing) começarem a tratar com mais respeito os portugueses... e a própria língua portuguesa. Já nos chegam alguns políticos a tentar redefinir algumas palavras "irrevogáveis" dos dicionários, dispensamos que os operadores entrem na mesma onda com a redefinição do "ilimitado".

5 comentários:

  1. A última que me deparei foi pela Vodafone.

    Temos nada mais nada menos que 10 cartões de dados. 10 disse bem. Metade deles têm "ilimitado". Supresa Supresa um deles começou a ficar hiper lento e desconfiei logo. Fui ver as linhas pequenas e lá estava que o ilimitado eram apenas 15GB!!!!!! Ainda estou a redigir o email de queixa. É que nem querem saber que pertence a um pacote onde os outros cartões nem chegam ao 1GB de tráfego mensal. Carta este e pronto.

    ResponderEliminar
  2. ilimitado, irrevogável,... são só palavras em Portugal.

    ResponderEliminar
  3. A ANACOM também tem muita culpa nesta situação, pois se eles fizessem o trabalho deles este tipo de situações não aconteceria!!!

    ResponderEliminar
  4. A ANACOM é a principal culpada destas situações todas.
    Já por duas vezes fiz queixa do livro de reclamações da Vodafone, uma por uma situação dessas e outra por uma situação relativa à garantia de um dispositivo. Em ambas a resposta foi algo do género:
    Esse assunto não é do âmbito da ANACOM, e por isso não nos cabe a nós resolver a sua situação.
    Ou seja, o âmbito deles é "mamarem" o nosso dinheiro para poderem existir, e não fazer nadinha por nós(consumidores).

    Provavelmente, os responsáveis pela ANACOM fazem parte das operadoras ou têm algum tipo de interesse nelas.
    Basta ver a política de concorrência que as operadoras seguem, sejam ela operadoras móveis ou de redes fixas. Os seus planos tarifários são praticamente cópias uns dos outros, com uma pequena alteração num detalhe aqui ou ali.

    Sinceramente, até mete nojo aquilo a que nós somos sujeitos por parte das grandes empresas que comandam o nosso país...

    ResponderEliminar
  5. Aqui na Alemanha todas as operadores móveis usam o ilimitado para a net que depois de 100/200/500 mb depende do tarifários subscrito fica reduzido a 72kb/s sem limites, portanto está política parece ter escala mundial.......

    ResponderEliminar