2013/08/13

Sony Revoluciona Fotografia "Mobile"com Lentes-Câmara Wireless

Imaginem um mundo onde poderiam tirar fotografias de qualidade profissional com o vosso smartphone; e onde pudessem fazer upgrade do sensor de imagem sem necessitarem trocar de smartphone, ou levá-lo convosco caso trocassem de smartphone. Poderá parece ficção científica, mas está prestes a tornar-se realidade com as lentes-câmara DSC-QX10 e DSC-QX100 da Sony.



Na impossibilidade de colocar sensores e lentes de grandes dimensões em smartphones com poucos milímetros de espessura, a Sony optou por uma solução que poderemos considerar um autêntico "ovo de Colombo": reduziu uma câmara ao mínimo indispensável, lente e sensor - que poderá ser usada como acessório para qualquer smartphone, usando NFC e WiFi para comunicar.


Até que surja tecnologia que permita obter uma idêntica qualidade de imagem num smartphone com 6 ou 7mm de espessura, penso que esta proposta tem tudo para dar certo e abre novas possibilidades criativas. Ora imaginem só poder colocar a lente em qualquer outro local, tirando fotos e controlando remotamente a partir do vosso smartphone?

Considerando que a lente-câmara não precisa sequer ter capacidade de armazenamento local (ou grande poder de processamento - a não ser o estritamente necessário para enviar os dados o mais rapidamente possível para o smartphone que actua como "cérebro"), será de imaginar que possa ter preços altamente competitivos face a câmaras com características idênticas. Uma vez que a Sony parece ter intenções de trazer lentes-câmara de qualidade para o mercado - uma com o sensor da RX100MII e lentes Zeiss; outra com sensor de 18MP 1/2.3" e lente Zoom 10x - vai ser muito interessante ver qual será a reacção do público a este novo conceito... e qual a resposta dos seus concorrentes.

Por mim, parece-me uma aposta com tudo o que é preciso para dar certo, e eu não me importaria nada de ter uma "lente" destas para levar comigo sempre que o objectivo fosse tirar fotografias. As únicas condicionantes que será preciso ter em conta são: a autonomia... e obviamente, o preço!

Actualização: parece que os preços vão começar nos 170€.

5 comentários:

  1. Nada de novo portanto, já tínhamos a lytro:
    https://www.lytro.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. São coisas diferentes. Quanto muito seria mais aproximado de uma GoPro ou Ion ou outra "action cam" com WiFi streaming. Mas isso são câmaras sempre bastante limitas em termos ópticos.

      Aqui trata-se de pegar numa lente de qualidade, de uma DSLR, e colocar-lhe o sensor de imagem integrado em vez de ficar "na câmara".

      Eliminar
    2. Tradicionalmente os "apêndices" ou dongles costumam ter pouco sucesso comercial, por muito bons que sejam. Vamos lá ver o que sucederá com estes.

      Eliminar
    3. Olha que eu sou do tempo em que quem queria andar com um GPS num pocket PC andava com um "dongle externo". E só nao era mais popular porque era caro. (E depois tornou-se desnecessário pois passou a estar integrado).

      Nesta caso, quem quiser andar com uma máquina fotográfica em condições terá que andar com uma camara às costas, sempre será mais compacto andar só com a lente (menos que isso nao se pode pedir).

      Mas como disse, o factor principal vai estar no preço. Se for 80% do preço de uma camara completo, é bem provavel que mais compense comprar a camara toda do que ficar dependente do smartphone para usar isto. O ideal mesmo seria ficar a 60% do preço da camara... mas não me parece que fique tão barato.

      Eliminar
  2. Mais um artigo "Commoditization". Para iOS e Android e máquinas fotográficas.

    ResponderEliminar