2013/09/14

As implicações na Segurança das Impressões Digitais


Não sei até que ponto este tipo de situação poderá ser transposta para cá, uma vez que o meu conhecimento das leis se resume ao que vejo nas séries americanas, e onde tantas vezes somos confrontados com a "5ª emenda", a que permite a uma pessoa recusar responder a algo que a incrimine. Com o novo iPhone 5S a trazer um sensor de impressões digitais, há uma ligeira alteração naquilo que poderemos ser obrigados a disponibilizar às autoridades.

A 5ª emenda protege o direito de uma pessoas não testemunhar algo que tem na sua memória e que possa ser usado contra si... mas não se aplica a coisa físicas (por exemplo, um suspeito não se pode recusar a fornecer uma amostra do DNA se tal for ordenado por um tribunal - e tal como o DNA; também as impressões digitais são algo que não está dependente de um testemunho e poderá ser requisitado e utilizado.

Quer isto dizer que se tiverem um smartphone com um código numérico ou password, as autoridades não vos podem obrigar a dizer qual é (caso optem por recorrer à 5ª emenda). Mas se tiverem unicamente o aparelho protegido por uma impressão digital, poderão ser obrigados a desbloqueá-lo. São questões técnicas com as quais nenhum de nós terá que se preocupar (espero eu!) - e como disse, não faço a mínima ideia de como este tipo de coisa funciona por cá (temos o direito a não responder a algo incriminatório?) Mas não deixa de ser mais um exemplo de como as leis e a tecnologia por vezes interagem de forma que não é directamente previsível.

Qual a vossa posição quanto às impressões digitais para desbloquear um smartphone? Acham que será uma alternativa prática relativamente à introdução de um código PIN ou o desenhar de um padrão como é frequente usar-se nos Android? Ou acham que apenas faz sentido como validação acrescida para opções mais sensíveis, onde possa ser usada em combinação com um código tradicional: tipo PIN+impressão digital?

10 comentários:

  1. Acho que é tão importante como os leitores de impressões digitais nos PC. ninguém os usa.

    ResponderEliminar
  2. Acho qu não puseste a pergunta bem.
    Estás a pôr dum lado, o desbloqueio por impressão digital, e do outro o desbloqueio por pin ou o desenho de um padrão no ecrã.

    Na verdade entre 30% e 40%, dependendo da fonte, não usa bloqueio nenhum.
    Não perguntaste, mas eu acho que o desbloqueio por impressão digital pode aumentar o número de pessoas que bloqueia o telemóvel.

    Também não perguntaste se o desbloqueio por impressão digital seria mais seguro que o pin de quatro dígitos, também me parece que sim.

    Quanto à utilização no acesso a contas, como autenticação em vez de nome e password, também me parece que sim, embora quem preste o serviço deva preferir que o acesso se faça por login

    ResponderEliminar
  3. Estes dizem que é 30% mas já vi percentagens maiores.
    http://www.cnil.fr/linstitution/actualite/article/article/smartphone-and-privacy-best-friends-forever/

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que é um preciosismo utilizar a impressão digital para desbloquear o ecrã do equipamento. Para garantir acesso de administrador (como para pagar aplicações ou remover) aí é discutível. Um bandido mas intencionado pode obrigar-nos a colocar o dedo no equipamento, porém dizer um código ou marcar um padrão, não. Para mim, inútil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem quero imaginar o uso de impressões digitais em iPhones no Brasil. Alguém ainda vai ficar sem um dedo...

      Eliminar
  5. Dizem que as impressões digitais são armazenadas internamente numa zona segura e não são enviadas para a nuvem, mas será que se a NSA obrigar a Apple a fornecer as impressões digitais dos seus utilizadores, o iPhone como pertence ao seu dono não vai permitir que tal aconteça?

    Hahaha... se for um iCão (cão da Apple) será que não mordia o dedo do dono?

    E se for uma iFogueira (fogueira da Apple) metiam as mãos no Fogo?

    iShow Middle Finger

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem qualquer dúvida. A Apple desencripta os pontos/ vectores que servem para o iPhone identificar as impressões digitais e entrega-as à NSA. Já é o que faz quando a NSA lhe pede as fotografias armazenadas no iPhone.

      Só patetices.



      Eliminar
    2. Concordo em absoluto. É mais um veículo para obter informação - neste caso, ainda mais delicada que uma foto, morada ou telefone - sobre o universo de internautas. E, claro está, de vital importância para as "secretas".

      Eliminar
  6. Relacionado com a quinta emenda.
    http://www.youtube.com/watch?v=6wXkI4t7nuc

    Basicamente, não falem nunca com a polícia. :)

    ResponderEliminar
  7. Parece-me bem mais pratico usar o a impressao digital enquanto estiver a conduzir do que usar pin ou padrao. E preciso e que nao falhe....
    Mas q o verdadeiro porencial ainda esta para vir.
    Ps: eu sei q nao devia usar tlm enqunto conduzo....

    ResponderEliminar