2013/09/24

DECO faz ofensiva contra o "Ilimitado" dos Operadores



As queixas contra os abusos e liberdades dos operadores em redefinir o significado da palavra ilimitado é algo que por aqui já muito temos criticado e contra o qual temos batalhado (em 2010 contra o ilimitado da TMN, em 2011 o "ilimitado da Zon"). Situações que até levaram a algumas mudanças... como a queixa que o meu amigo Nuno Barros (do Apps do Android e do Pela Estrada Fora) fez relativamente a isso e que teve como efeito - mesmo que temporário - fazer com que a TMN deixasse de anunciar o seu tarifário como ilimitado e duplicasse o número de minutos das chamadas "ilimitadas".



Agora, esperemos que esta batalha possa obter maiores resultados, pois a DECO parece ter finalmente decidido que esta situação é um abuso e apresentou queixa na Direcção Geral do Consumidor.


Lá fora, temos tido exemplos de que estas práticas não são toleradas, mas infelizmente por cá a coisa parece ser muito mais complicada. Como o Nuno diz, depois de ter feito queixas na Anacom, ICAP e Direcção Geral do Consumidor:
Até hoje, o único organismo que se pronunciou acerca do assunto foi o ICAP (Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial), através de uma deliberação que acusa a TMN da prática de publicidade enganosa e "condena" a operadora a retirar a expressão "ilimitado" da sua publicidade (a deliberação do ICAP pode ser consultada aqui - em PDF).
No entanto, como as deliberações do ICAP não têm caracter vinculativo, devido à sua constituição legal, as empresas só acatam as suas deliberações caso "assim o entendam", o que não aconteceu neste caso.

É claro que como nem a Anacom nem a Direcção Geral do Consumidor deram importância à minha reclamação (sou apenas um simples cidadão a reclamar os meus direitos), a TMN (e todos os outros operadores) continuam a fazer aquilo que querem e bem lhes apetece, ignorando completamente os direitos dos cidadãos e consumidores.

Esperemos que com a visibilidade acrescida desta nova queixa, desta vez a DGC se possa dignar a dar uma resposta e coloque alguma ordem nesta área onde os operadores parecem ter total liberdade para redefinir a língua portuguesa.

Mais uma vez, não se trata de criticar se precisamos de tráfego ilimitado, ou se 15GB ou 500GB são muito ou pouco - trata-se unicamente de chamar as coisas pelos nomes, para que cada cliente saiba exactamente aquilo com que pode contar. E mesmo no caso do sempre arbitrário traffic shaping, era também altura de aprenderem a tratar os clientes com mais respeito, à semelhança do que alguns operadores fazem lá fora, explicando exactamente o que podem ou não fazer e quais são as regras de utilização do serviço.

Vamos lá ver o que daqui resulta. Pode ser que seja desta que a mudança seja permanente... e abranja todos os operadores de forma... "ilimitada".

9 comentários:

  1. cheira-me que e mais uma caso em aguas de bacalhao ... infelzimente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas todos são até que alguém insista com força e algo muda ... e por aí vai. Ficar calado é que não resulta mesmo em nada... :)

      Eliminar
  2. Ainda mudam para o trafego mesmo ilimitado.. mas que acima dos X Mb/Gb passa a ser 1Kb/s...

    ResponderEliminar
  3. Já não era sem tempo. A ver se desta vez fazem alguma coisa.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde!
    Sabem dizer-me qual é o plafond máximo do M4O ADSL?

    ResponderEliminar
  5. É com alguma pena que vejo que a entidade (ANACOM) que deveria regular estas situações não moveu sequer um dedo.
    O mesmo aconteceu com a TDT...
    Só posso concluir que esta entidade é inútil (para a sociedade) e só serve para absorver dinheiros públicos para defender interesses instalados.

    ResponderEliminar
  6. Eu não utilizo a net para downloads de tudo e mais alguma coisa. E preciso de internet rápida para o trabalho que desempenho. Se a minha net contratualizada deixa de o ser porque há 60 "estudantes" na minha localidade pendurados a sacar às centenas de gigabytes das mais variadas idiotices, só porque sim: eu acho muito bem que os P.U.R.gem da rede. Infelizmente a fibra, as redes, os equipamentos, não são recursos infindáveis como muitos acham, logo manda a boa educação que se saiba utilizar o que se tem! Esta guerrinha de pelintras, freaks liberais que utilizam e não querem pagar o que consomem só vai resultar em que vai sobrar para todos. Tem sido assim : todos a pagar as asneiras de alguns que têm mais olhos que barriga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas quem es tu para falar dessa maneira, deves nadar em dinheiro para ver filmes no cinema, comprar cd's etc..

      Eliminar