2013/09/05

vrAse Transforma qualquer smartphone num ecrã de Realidade Virtual


Quando um projecto tem sucesso, não faltam outros que tentam seguir as suas passadas, aproveitando o mesmo conceito mas tornando-o potencialmente mais apetecível... mesmo que originalmente possa não ser bem aquilo que se espera/imagina. Aproveitando-se do sucesso dos Oculus Rift, surge agora o vrAse no Kickstarter.


De certa forma, a ideia está muito bem apanhada. Usam o mesmo sistema de suporte do ecrã e de lentes para expandir a imagem de forma a criar uma experiência muito mais imersiva. Só que em vez de um ecrã fixo como nos Rift, aqui temos um sistema de encaixe que permite colocar um smartphone (existindo adaptadores para os diferentes modelos.)




A ideia é engraçada, e torna-se num método engraçado para poder ver conteúdos 3D "sem mãos" e de forma "privada" sem chatear ninguém.

Mas... há um ligeiro problema. Criar uma imagem 3D que seja confortável de ver não é fácil. Não sei até que ponto a versatilidade de aceitar tantos tamanhos diferentes de ecrã não acabará por fazer com que os potenciais desalinhamentos causem (ainda mais) dores de cabeça aos utilizadores.

Por outro lado, se esperavam usar isto como uns Rift, esqueçam. É certo que poderiam surgir apps adequadas, que usassem o giroscópio do smartphone para criar um cenário virtual. Mas não me parece que alguém se vá dar a esse trabalho. Portanto, o mais certo é ficarem limitados a ver vídeos... que terão também que ser vistos usando uma app específica para converter as imagens para o formato adequado às lentes que são utilizadas.


Acho engraçado os exemplos que eles dão. No caso 1 e 2, de usar este vrAse em casa ou em viagens, até me parece aceitável. Mas no caso 3 eles mostram alguém a usá-lo enquanto faz skate! Ora aí está algo que eu gostava de ver! Ter um ecrã colado à frente dos olhos enquanto se desce um declive a alta velocidade... seria bonito sem dúvida. Já no caso 4, também não recomendo que o usassem indiscriminadamente na rua... quando tirassem os óculos seria bem provável que já não tivessem a mala, mochila, carteira, ou tudo o mais que tivessem pousado em vosso redor. :)


Dito isto, continuo a achar a ideia engraçada... mas temo que as suas aplicações e utilidade prática acabe por ficar bem aquém da utilização que se poderia imaginar dar-lhe. Se ainda assim estiverem interessados, está disponível por £58 +15 para portes.





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)