2013/10/04

Microsoft pede à HTC para usar Windows nos seus Smartphones Android


Se por um lado surgem notícias de que o Windows Phone está a ter uma boa adesão (que na Europa dizem estar a aproximar-se dos 10%), por outro lado temos notícias que parecem mostrar uma posição bem mais desesperada por parte da Microsoft, como este relato de que a Microsoft estará a pedir à HTC para usar Windows nos seus smartphones Android, oferecendo o Windows a preço reduzido ou até mesmo a custo zero.

Não se pode dizer que seja inesperado... com a compra da Nokia (que já tinha ligação privilegiada à MS), faz todo o sentido que os restantes parceiros tenham mudado a forma como olham para o futuro desta plataforma - no caso da HTC é algo que se poderá comprovar com a ausência de qualquer anúncio sobre novos equipamentos Windows Phone previstos o futuro. No entanto, isto vem também revelar que a MS está numa posição complicada - se a plataforma estivesse com "futuro garantido" não haveria necessidade de andar a negociar e a considerar a oferta do Windows a custo zero aos parceiros; o que também poderá servir de indicador para que a MS tenha que repensar a sua estratégia.

Não fará mais sentido disponibilizar o Windows gratuitamente aos fabricantes que o quisessem utilizar, indo depois buscar o lucro na percentagem que cobram sobre as apps e conteúdos? Querer estar a ganhar dinheiro por todos os lados - e principalmente considerando que nos smartphones as preferências continuam a tender para os Android e iOS - poderá não ser a melhor opção e fazer com que, a curto prazo, se acabe por ter apenas Windows Phone da própria Microsoft/Nokia.

No caso da Apple, essa opção tem funcionado... mas será que a Microsoft conseguirá sobreviver com uma plataforma mobile assente apenas em produtos seus? (E digo isto sem esconder que, caso tivesse que optar por um Windows Phone, um dos requisitos iniciais seria logo: ser um Nokia Lumia; da mesma forma que nos Android colocaria um Nexus no topo da lista das preferências).


Sempre fui apologista de que a MS deveria ter inundado o mercado com Windows Phones de topo a preços imbatíveis logo desde a primeira fase. Têm dinheiro para o fazer, e se o Google pode vender os Nexus aos preços que sabemos, também a MS o poderia ter feito. Isso permitiria ter criado logo um mercado inicial de milhões de utilizadores que se tornasse apelativo para os developers, e que ajudariam a tornar o Windows Phone visivel "nas ruas", ajudando a popularizá-lo. Veja-se só o que se poderia ter feito com os mil milhões estourados nos Surface RT: daria para ter *oferecido* mais de 4 milhões de smartphones topo de gama a utilizadores... ou muito mais milhões vendidos a preço de custo ou com margem de lucro simbólica. Agora, parece-me difícil que a MS mude de rumo, com o catálogo de equipamentos para todas as gamas de preço que a Nokia oferece. Mas quem sabe, talvez o próximo CEO da MS venha com vontade de abanar o mercado e trazer-nos algumas surpresas nesta área.

10 comentários:

  1. Nem a imagem do artigo (HTC) quer aparecer tendo o WM no ecrã. ;)

    ResponderEliminar
  2. não esquecer que os htc's deram os primeiros passos com windows mobile... quem sabe se não voltam as origens...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, vão mesmo voltar ás origens. Estou mesmo a ver a HTC a querer acabar como a Nokia.

      Eliminar
  3. Desespero de causa, próprio de quem tem rios de dinheiro para desperdiçar numa vã esperança de obter uma quota de mercado solida.
    Graças a Balmmer e a Elop já perderam há muitos meses o comboio. A menos que invistam milhões em terminais windows phone de baixo custo, não vão a lado nenhum. Claro que pelo caminho também fazem o enterro definitivo ao symbian.
    E mesmo que isso aconteça duvido que alguma vez tenham uma hipótese real contra o android. É difícil dar uma luta comercial a um produto que é aberto e essencialmente gratuito e ainda por cima de elevada qualidade. Foram à luta, levaram uma carga de porrada e perderam, acabou...

    ResponderEliminar
  4. Tendo em conta, ao que "se diz" na net, que o próximo CEO da MS é o Elop... Não vejo um futuro brilhante, quer para a MS quer para o Windows Phone. Veja-se a Nokia, desde da entrada do Elop, estava a descer, mas com ele ainda ganhou mais balanço...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal parece que há mais concorrentes ao Elop... :)

      http://www.tudocelular.com/microsoft/noticias/n30536/nokia-microsoft-ceo-jroma-ollila.html

      Eliminar
  5. Deixa ei ver se entendi, você acha que a Microsoft não devia dar insentivo ninguém usar o seu sistema e devia lotar o mercado com vários aparelhos de baixa qualidade (o que vai contra a proposta da plataforma)?
    Serio, qual é o seu problema ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, entendeste mal. Acho que MS devia ter dado incentivos *desde o início*, ao contrário do que fez - de cobrar para que os fabricantes pudessem usar o Windows Phone.

      Eliminar
    2. Mas alguém disse isso? Um Nexus 4 é um telefone de baixa qualidade? -_-

      Se vens para um mercado dominado por 2 produtos, sevens para lutar contra eles e não para ocupar nichos, só podes marcar a diferença de duas maneiras, ou és melhor, ou és semelhante, mas mais barato! E nenhuma das duas coisas a M$ mostrou!

      Eu cada vez mais gosto do WP, e tendo em conta os preços a que já se arranjam, acho mesmo que o meu próximo telefone vai ser um. Ainda ontem estive com um Nokia 520 e para um telefone de 160€, livre de operador, com GPS, uma câmara decente está muito bom. Bastante fluido (muito mais que o meu Galaxy Nexus com Android 4.3), rápido e com uma interface que acho bastante funcional.

      Como cada vez mais estou cansado da interface do Android (mesmo usando MIUI), acho que o meu caminho vai ser por mudar. Sendo que o que me deixa mais de pé atrás é o facto da falta de software com navegação turn-by-turn (nada de TomTom ou nDrive).

      Eliminar
  6. Eu estou curioso para saber o que a Microsoft vai fazer com a linha ASHA, já que pretende manter em paralelo com a linha Lumia.

    Não sei se seria melhor conjugar tudo, não sei até que ponto o mercado não se converterá aos "quadrados" dos Windows Phone, porém o Carlos tem toda a razão quando fala numa penetração em massa através de equipamentos baratos afim de cativar para developers.

    Esse é o único se não dos Lumia WP, já que de resto, enquanto equipamentos/sistema é tão bom ou melhor que os concorrentes... :)

    ResponderEliminar