2013/10/03

Nvidia Battlebox aposta nos jogos em Ultra HD 4K


Com a Nvidia a ter ficado fora da nova geração de consolas da Microsoft e Sony (Xbox One e PS4), ambas recorrendo a CPUs e GPUs da sua rival AMD, a sua aposta é agora uma "fuga para a frente" na única vertente em que pode competir: os PCs. Com as novas consolas a trazerem os jogos com gráficos de alta-definição para a sala de estar, a Nvidia lança o programa Battlebox para promover os jogos em resoluções Ultra HD 4K.


Tal como noutros tempos os jogadores gabavam a qualidade gráfica dos seus PCs face ao que as consolas podiam fazer, o Ultra HD, por agora algo ao alcance de um pequena minoria, irá inevitavelmente tornar-se cada vez mais comum e levar a qualidade gráfica a uma nova era. Tal como nos equipamentos mobile se tornou comum ter uma resolução de alta densidade (inicialmente popularizada com o "retina display" do iPhone 4, mas que desde então se estendeu a todos os quadrantes), também nos monitores e nos televisores isso virá a tornar-se uma realidade com o Ultra HD.



Para que os mais recentes jogos se tornem jogáveis nestas resoluções Ultra HD é necessário recorrer a duas (ou até três) placas gráficas em SLI, e é precisamente isso que este programa Battlebox faz, em parceria com alguns fabricantes já com tradição na montagem de sistemas "potentes", como a Falcon, Origin, e outros.


Considerando que são máquinas que facilmente podem chegar aos 3500€... (sem contar com o monitor Ultra HD), parece-me que por agora servirão apenas como referência daquilo que o melhor da tecnologia actual permite fazer... mas do qual poucos poderão usufruir.

Felizmente, considerando a habitual evolução das coisas, daqui por mais alguns anos poderemos olhar para trás e rir-nos "daquele tempo em que jogar em Ultra HD obrigava a gastar-se uma fortuna!"

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)