2013/10/03

Câmara de Alta-Velocidade Edgertronic no Kickstarter


Depois de algumas câmaras digitais terem começado a oferecer modos de alta-velocidade, essa funcionalidade tem agora transitado para os smartphones, onde gravar vídeo em alta-definição a 120fps começa a tornar-se uma coisa natural. Se é certo que gravações a 120fps já podem servir para criar alguns clips em "câmara lenta" engraçados, estamos ainda muito longe daquelss gravações em que vemos uma bala a estilhaçar um objecto, ou um balão cheio de água a estourar deixando a água "parada no ar". Para isso é preciso captar a imagens a velocidades muito superiores, e é isso mesmo que esta câmara Edgertronic promete fazer graças a uma bem sucedida campanha no Kickstarter.

As câmaras de alta-velocidade são bastante dispendiosas, e esta Edgertronic diz ser a primeira câmara de alta-velocidade "económica". Coloco a palavra entre aspas porque, como sempre, tudo é relativo: esta câmara económica custa quase $5000 dólares. Um preço que a colocará fora do alcance daqueles que pensassem poder usá-la para "brincadeiras".


Mas em que difere então esta câmara das câmaras digitais e smartphones que gravam a 120fps? Aqui quando falamos em alta-velocidade... estamos a falar mesmo de alta-velocidade. Esta câmara pode captar uns impressionantes 17791 frames por segundo. Valor que no entanto deixa bastante a desejar quando se olha para a resolução... de uns reduzidos 192x96 pixeis de utilidade bastante duvidosa.

É que a velocidade de gravação está directamente relacionada com a resolução da imagem a gravar, e por isso cabe a cada um encontrar o ponto de equilíbrio entre resolução e velocidade. Mas não fiquem tristes, pois mesmo a uma resolução HD 720p esta câmara pode gravar vídeo a 701fps. Se passarem para uma resolução VGA esse valor passa para os 1849fps, e em QVGA podem chegar aos 5712fps (velocidades já suficientes para apanhar uma bala em voo).

... As imagens captadas a estas velocidades são sempre hipnóticas e fascinantes... mas mesmo a este preço "económico" ainda não vai ser desta que chegará à mão de todos nós.


2 comentários:

  1. Sou um apaixonado do SlowMotion, só é pena que os Smartphones ainda não tenham chegado lá... e é um pouco caricato quando na busca de um Smartphone com a melhor câmara esteja já a pensar o que de magnifico poderá trazer a tecnologia dos sensores MEMS conjuntamente com o sistema Pelican e Pure View da Nokia... :\

    ResponderEliminar