2013/10/07

Valve revela hardware das Steam Machines


Depois de ter anunciado as Steam Machines, tudo o que se queria saber era que tipo de hardware estaria a Valve pensar usar nestas suas máquinas de jogos destinadas a combater (e ultrapassar) as consolas da próxima geração. Finalmente, ficamos a saber o hardware que eles vão usar como referência nas máquinas que serão usadas como protótipos para a fase beta das Steam Machines.

Se achavam que as futuras consolas PS4 e Xbox One estavam bem equipadas para o futuro, com os seus 8GB de RAM e potentes CPUs e GPUs, esperem só para ver o que temos no interior destas máquinas da Valve, que estarão disponíveis em várias gamas de preços.

Nos GPUs temos unidades que começam nas GTX660, e depois sobem para as GTX760, GTX780, e também umas Nvidia Titan. Nos CPUS, temos variantes dos Core i3 até aos Core i7-4770. Em todas elas, 16GB de RAM, mais 3GB DDR5 nos GPUs. O disco será híbrido, de 1TB com 8GB de Flash; e a fonte de alimentação será de 450W com rating 80 Plus Gold. Tudo isto numa caixa de compacta de aproximadamente 31x31x8cm (poderão usar uma Xbox 360 Slim como referência).

A Valve vai disponibilizar os ficheiros CAD da caixa, para qualquer pessoa poder construir a sua ou modificá-la à sua medida, e relembra que estes modelos estão concebidos para que qualquer pessoa possa modificar os componentes ao seu gosto (trocar os GPUs, disco, fonte, ou até a motherboard).

Tomando o preço dos componentes como referência, ista atira as Steam Machines para valores que podem ir dos 700€ aos 1800€ ou mais - valores substancialmente mais elevados que o das consolas que estão para chegar. Por outro lado, há uma imensidão de jogadores "PC" que se mantêm fieis a esta plataforma e que gostam de estar sempre na vanguarda do que é possível fazer-se (basta olhar para as vendas das placas gráficas de gama média-alta e alta), e que não se importam de investir algum dinheiro, desde que possam ver os seus jogos com o maior realismo possível.

O maior problema parece-me que continuará a ser a necessidade da Valve cativar estúdios suficientes para trazerem títulos altamente apelativos para o seu SteamOS. Se o fizerem... ficam bem encaminhados para se tornarem na referência dos jogos "PC" para os próximos anos, e assim ficando "desligados" do futuro que o Windows vier a ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)