2013/11/04

AIRO - uma pulseira que conta as calorias ingeridas


A moda do tracking da actividade física tem viciado cada vez mais pessoas, não só nas suas actividades desportivas mas também no seu dia a dia. Com a inteligência dos equipamentos móveis a aumentar, e maior número de sensores que lhes permite saber o que fazemos, começamos a ter uma imagem mais fiel de como passamos os nossos dias... e a ver registados os dados que muitas vezes preferíamos acreditar que não fossem verdade.



Mas a maioria dos trackers actuais limita-se a monitorizar a nossa actividade e a energia que gastamos. Quando chega a hora de contabilizar a energia consumida - leia-se: comida - a coisa fica mais complicada. É que se a parte do controlo de "gastos" é feita de forma completamente automática, a introdução do tipo de comida e calorias ingeridas é feita de modo manual que rapidamente se começa a descurar após o entusiasmo inicial. O que era preciso era uma forma automática de controlar aquilo que comemos, e é precisamente isso que esta pulseira AIRO diz fazer.

A pulseira usa luz LED e análise espectroscópica para diferenciar o tipo de nutrientes que está a circular no sangue, e assim contabilizar com precisão as calorias ingeridas. Caso funcione como é anunciado, tem vantagem face a outros scanners alimentares que têm surgido e que, por muito avançados que possam parecer, se limitam a analisar a superfície da comida. Com a AIRO, sendo a análise feita directamente na corrente sanguínea, à partida contabilizará exactamente o que for ingerido.

Mas... é uma tecnologia que parece boa demais para ser verdade, e quando isso acontece normalmente é porque é mesmo. No entanto, bem que gostaria de ver algo deste tipo tornar-se real. Numa altura em que os wearables estão em alta, já imagino um smartwatch a ter integrado este tipo de tecnologia, monitorizando a actividade física, a comida que consumimos, e até fazendo análises contínuas ao sangue para nos alertar para todo o tipo de desequilíbrios. Depois vai ser mais difícil justificar aqueles "exageros" ocasionais... sabendo-se que logo de seguida vamos receber uma notificação de "excesso de chocolate e gelado detectados na sua corrente sanguínea"! :)

5 comentários:

  1. Se era! Eu era a primeira a comprar :)

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, partilho da tua incredulidade :o)...
    O proprio artigo a que apontas fala de 1 outra empresa que, supostamente, tambem tinha 1 produto para medir a glucose no sangue que agora "desapareceu do mapa"...
    Quanto ao teu exemplo de um aviso sobre o "exagero", sera que precisamos mesmo de tecnologia para saber que exageramos? HEHEH :o)
    Ja agora, e claro que a tecnologia nao te iria permitir dizer que comeste demasiado GELADO (ja que nao vai ser possivel determinar a fonte dos carbs :o))...
    A unica coisa que TEORICAMENTE poderiam detectar (isto se a tecnologia conseguir medir a quantidade de carbs no sangue) e a concentracao E o indice glicemico (que determina se a fonte dos carbs e de carbs simples ou complexos).
    Dai consegues tirar algumas conclusoes (tipo, se os carbs vem de acucares puros OU tem outra fonte, mas nunca o alimento) :o)
    Quero dizer...olhando para a relacao entre carbs, proteina e fats, e "treinando" o device, a coisa ate seria possivel...
    Em suma, ADORAVA que isto realmente existisse mas nao me acredito.
    Abraco!
    Luis

    ResponderEliminar