A TMN vai vender o Nexus 5 em Portugal a partir de amanhã; a Amazon quer fazer entregas com drones voadores; o preço dos discos rígidos regressa finalmente à sua tendência normal, dois anos após as cheias na Tailândia; como configurar um Raspberry Pi como servidor OpenVPN; o pequeno BMW i3 é mais rápido que um M3 no arranque; 1Sheeld transforma o teu smartphone num shield para Arduino; o AirTAME deixa-nos usar qualquer televisor como monitor adicional... sem fios; e fomos em busca da resposta para saber se há realmente mais estrelas no Universo que grãos de areia na Terra.
Este fim de semana também tivemos mais um dos nossos encontros/almoços mensais, e onde descobrimos que é que será o dono definitivo do Nexus 5 do nosso fundo de gadgets - e que devido à enorme adesão permitiu também a compra (e oferta) de um gadget adicional: um Sony Xperia Z Ultra. :)
E agora seguem-se as notícias do dia, nesta primeira 2ª feira de Dezembro, mês que marca a estreia do nosso Clube AadM+, e para o qual estão reservadas muitas e boas prendas ao longo das próximas semanas. :)
Os países que mais compram Androids e iPhones
A notícia era referente às vendas dos iPhones, mas pareceu-me mas interessante aproveitar este gráfico para destacar quais os países onde cada uma das plataformas é mais popular. E assim temos que na Europa o país onde o Android mais domina as vendas é Espanha, e a Grã-Bretanha é onde se vendem mais iPhones; no continente Americano, o Brasil é o campeão dos Androids, e - sem surpresas - os EUA são onde os iPhones são mais populares (mas ainda assim ficando abaixo dos Android); e na Ásia, a China lidera com os Androids, enquanto que o Japão está absolutamente rendido aos iPhones. Aliás, o Japão é o único país (dos referenciados), onde a venda de iPhones superou a de Androids.
Cabo a 1Gbit não avança porque "não há necessidade"
A tecnologia existe para fornecer velocidades "gigabit" usando ligações por cabo, capazes de fazer frente às ligações por fibra. No entanto os operadores não têm avançado para isso por... "não haver necessidade". Como não existe concorrência neste segmento, os operadores vão-se limitando a oferecer o mínimo indispensável, continuando a cobrar valores elevados por ligações de 100 ou mais megabits. Dava mesmo vontade de que cá chegasse o Google Fiber, a oferecer 1Gbps de download e upload... para ver se ainda se sentiriam assim tão confortáveis...
O Google Fiber disponibiliza 1Gbit de download e upload por $70 mensais - menos de 52€ - ou internet gratuita de 5Mbps/1Mbps.
Investigadores têm "computador à solta" a tentar perceber imagens na internet
A inteligência nos computadores ainda se limita a uma ilusão: há um programa por trás que se esforça por fazer com que o computador pareça ter inteligência. Mas há investigadores que querem mudar esse conceito, e para isso deixaram o seu computador "à solta" a analisar milhões de imagens na internet para tentar percebê-las por si só.
Embora não se espere que este programa se torne auto-consciente espontaneamente, há coisas engraçadas que ele já foi capaz de detectar, como saber que as zebras se encontram predominantemente nas savanas, e que os tigres também têm semelhanças com elas. ... Mas, já são resultados que poderão permitir fazer pesquisas como: quero uma imagem de uma zebra numa praia (e por algum motivo este projecto está a ser financiado pelo Google).
E vai um pouco no sentido do que o Wolfram está a tentar fazer....
iOS continua a render mais que Android
Temos cada vez mais e melhores apps para Android, mas os estudos continuam a demonstrar porque motivo muitos developers dedicam mais recursos ao iOS: em média cada app rende 5x mais no iOS do que no Android. Será o tipo de tendência que deverá começar a diminuir ao longo do tempo, à medida que todos se mentalizem que é absurdo estar a piratear apps que custam 1 ou 2€... A não ser que queiram mesmo comprovar que o utilizador comum tem a "pirataria" geneticamente codificada no sangue. :P
Curtas do Dia
- Windows 7 cresce mais que Windows 8 - MS continua com dificuldade em convencer empresas a mudar para o Windows 8
- Austrália estava disposta a partilhar informação médica e religiosa dos seus cidadãos com parceiros "secretos"
- Yahoo compra empresa de processamento de linguagem natural - Yahoo Now a caminho?
- Encriptação poderá dar falsa sensação de segurança aos utilizadores
- Smartwatch 2 da Sony ainda precisa de melhor software - talvez à terceira seja de vez?
- Colombo, CascaiShopping e NorteShopping passam a ter app para iPhone e Android - até ao final do ano será a vez do ArrábidaShopping, AlgarveShopping, GaiaShopping e 8ª Avenida
Resumo da Madrugada
- Amazon Prime Air quer usar drones voadores para entregas em 30 minutos
- Como fazer um car tracker GPS com um Arduino
- TMN vende Nexus 5 em Portugal a partir de amanhã
- Goldee lança controlador de luzes inteligentes
- Mais 6 milhões roubados em Bitcoins
- Ecrãs OLED mais baratos graças a impressora gigante
- Como adicionar acções aos emails no Gmail
- 1Sheeld transforma um smartphone num shield configurável para Arduino
- Nexus vulneráveis a crash por SMS em excesso
- Aviões de papel telecomandados com um smartphone
- Câmara vê imagens 3D praticamente sem luz
- AirTAME deixa-te usar o televisor como monitor adicional
- NASA quer recuperar Kepler usando o vento solar para o estabilizar
- Há mais estrelas que grãos de areia?
Boas,
ResponderEliminarDeixo uma pergunta / debate para developers de android e ios.
Considerando o preço de cada pc e licença necessários para desenvolver para cada plataforma, qual delas (para um developer independente ou alguém a tentar arranjar experiência para arranjar um trabalho na área) consideram que vale mais a pena investir?
Vamos partir do principio que nao tenho pc nem smartphone.
Obrigado.
Fujam ! "Forças Armadas querem fazer ataques pela internet"
ResponderEliminarDeve ter acabado o dinheiro para viaturas e combustível :)
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3564206
Aqui no Luxemburgo já oferecem 1Gbps download / 500 mbit upload para residencias :)
ResponderEliminar